Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Doce de Mãe

Análise: Fernanda Montenegro deita e rola em seriado careta da Globo

Fabio Rebelo/TV Globo

Fernanda Montenegro e Drica Moraes (de costas) dançam em cena de Doce de Mãe, série da Globo - Fabio Rebelo/TV Globo

Fernanda Montenegro e Drica Moraes (de costas) dançam em cena de Doce de Mãe, série da Globo

RAPHAEL SCIRE

Publicado em 25/2/2014 - 19h18
Atualizado em 27/2/2014 - 19h09

Doce de Mãe, coprodução da Globo com a Casa de Cinema de Porto Alegre, traz Fernanda Montenegro no papel central da série, dona Picucha, uma viúva, mãe de quatro filhos e com uma jovialidade descomunal. Especial de fim de ano em 2012, a produção teve a exibição de sua continuidade antecipada após Fernanda ter conquistado o Emmy Internacional de melhor atriz.

A série, entretanto, tem outras qualidades, embora seja careta do ponto de vista técnico. Mas, sem dúvida alguma, é a atriz que dá o tom e faz a roda do programa se mexer. Em uma época em que o talento dos mais jovens é cada vez mais exaltado em produções televisivas, é gratificante ver o que a experiência dos intérpretes pode proporcionar ao telespectador. Fernanda Montenegro deita e rola, mas também deixa espaço para que outros colegas brilhem. É o caso de Matheus Nachtergaele (Fernando) e Louise Cardoso (Elaine).

Sem dúvida, há graça no texto, que soa pueril, com uma piada e outra de duplo sentido, sem, no entanto, ser escrachado. Mas, novamente, é na interpretação de Fernanda que reside o que a série tem de melhor. Sem histrionismo nem caras e bocas, a atriz imprime humor apenas com o gestual, marcando, ainda, a delicadeza da protagonista.

No episódio da semana passada, Picucha Online, os autores tocaram num ponto interessante da atualidade: a inclusão digital de pessoas da terceira idade. Picucha comportou-se feito os netos adolescentes, irritou-se por não ter wi-fi, marcou encontro com um desconhecido e, de quebra, ajudou a filha, envolta numa crise conjugal, a criar um perfil em uma rede social. Sinal dos tempos.

Como senão, cabe apontar a falta de ousadia da direção _ainda mais se lembrarmos que está sob o guarda-chuva do núcleo de Guel Arraes, responsável, entre outras coisas, pelo anárquico TV Pirata (1989). Lembra um pouco o que é visto nas novelas, ainda que a qualidade de captação das imagens seja de cinema. Contribuiu para isso a caretice dos cenários e do figurino.

No mais, Doce de Mãe é forte candidato a ocupar a vaga que ficará livre quando A Grande Família sair do ar. Fôlego para isso tanto a série como Fernanda Montenegro já mostraram que têm.

LEIA TAMBÉM:

Record tira sarro de sotaque de Sabrina Sato em primeira chamada

Em Família: Sem Bia, Juliana vai agir como um viciada em crack

Band exige na Justiça que Danilo Gentili volte ao trabalho em cinco dias

Atraso faz Globo cancelar Carnaval de Em Família e atores se revoltam

Globo ameaça processar sites que cobrem BBB por 'uso intelectual'

Celebridades fogem de Aprendiz por causa de Justus e Copa do Mundo

Em Família: Cicatriz mutante de Virgílio muda de lugar e cor


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.