Haja Coração
Ramon Vasconcelos/TV Globo
Mariana Ximenes em gravação de Haja Coração no Bom Retiro, em SP, na semana passada
DANIEL CASTRO
Publicado em 6/3/2016 - 7h26
Mariana Ximenes, 34 anos, tem uma difícil missão pela frente: fazer uma Tancinha original para as novas gerações e que não decepcione os noveleiros com mais de 35, que têm na memória uma Tancinha única de Claudia Raia. Protagonista de Haja Coração, próxima novela das sete da Globo, baseada em Sassaricando (1987), a atriz diz que pediu literalmente a bênção a Claudia Raia, com quem trabalhou em A Favorita (2008). "A gente tem uma relação meio que de mãe e filha", conta.
Com um figurino que realça suas curvas, Mariana promete uma Tancinha diferente da Tancinha de Claudia. "Eu vou fazer a minha Tancinha, não vou fazer uma cópia", diz. A personagem, criada pela avó no interior do Estado de São Paulo, não estudou e fala errado. Como a Tancinha de Raia, vai dizer "Me tô dividida" entre o amor de Apolo e Beto. "Mas eu estou sendo um pouco mais sutil", afirma.
A personagem fará uma homenagem à sua primeira intérprete. "A Tancinha original queria conhecer a Fernanda Montenegro. Agora, ela vai querer conhecer a Claudia das Raia", adianta o autor, Daniel Ortiz. O texto também deixou Tancinha "mais romântica e doce" do que a Tancinha de Silvio de Abreu, que era essencialmente cômica.
Apolo, originalmente interpretado por Alexandre Frota, também aparecerá menos tosco. O caminhoneiro será mais "amoroso" com Tancinha e terá uma ambição que não existia em Sassaricando: ele sonhará se tornar piloto de Fórmula Picape.
Embora retome personagens importantes de Sassaricando, Haja Coração se esforçará em mostrar RG próprio. "No começo vai existir comparação, mas depois as pessoas vão perceber que é uma nova novela", diz Ortiz. "Haja Coração vai ter mais o meu estilo, que é a comédia romântica".
Um deslocamento de personagens fará toda a diferença entre Sassaricando e Haja Coração. Na novela de Silvio de Abreu, o núcleo central era formado por personagens mais maduros. O protagonista era Aparício, intepretado por Paulo Autran, um sessentão rico que, ao ficar viúvo, só pensava em "sassaricar" _e tratava de namorar três amigas ao mesmo tempo. O novo Aparício, na pele de Alexandre Borges, irá se envolver com apenas duas mulheres.
A trama de Aparício passará a ser secundária. Os protagonistas serão Apolo (Malvino Salvador) e Tancinha, com o antagonismo de Beto (João Baldasserini) e Tamara (Cléo Pires) _na produção de 1987, Apolo era antagonista a Tancinha e Beto e Tamara não existia.
Haja Coração será ambientada em uma São Paulo um tanto idealizada, multicultural, mas sem violência, sem crime. O negócio da família Abdala (de Aparício e Fedora/Tatá Werneck) será uma espécie de shopping na Vila Madalena. Não haverá um supervilão. "Essa será uma novela mais leve, mais para a comédia. Beto e Tamara não serão vilões de fato. Eles só vão defender aquilo que acreditam", adianta Daniel Ortiz.
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Alexandre Borges
Alexandre Frota
Claudia Raia
Globo
Haja Coração
João Baldasserini
Malvino Salvador
Mariana Ximenes
Novela das Sete
Sassaricando
Silvio de Abreu
Tatá Werneck
Resumo da novela Haja Coração: Capítulos de 19 a 20 de março
Sexta, 19/3 (Capítulo 137)
Teodora transfere bens para Aparício e volta para ilha com Tarzan. Tancinha faz surpresa para Francesca no Teatro Municipal. Penélope descobre que está grávida de Henrique. Shirlei anuncia novidade para a família.
Tancinha pede desculpas para ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.