Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Haja Coração

Ximenes pede a bênção a Claudia Raia: 'Não vou fazer uma cópia da Tancinha'

Ramon Vasconcelos/TV Globo

Mariana Ximenes em gravação de Haja Coração no Bom Retiro, em SP, na semana passada - Ramon Vasconcelos/TV Globo

Mariana Ximenes em gravação de Haja Coração no Bom Retiro, em SP, na semana passada

DANIEL CASTRO

Publicado em 6/3/2016 - 7h26

Mariana Ximenes, 34 anos, tem uma difícil missão pela frente: fazer uma Tancinha original para as novas gerações e que não decepcione os noveleiros com mais de 35, que têm na memória uma Tancinha única de Claudia Raia. Protagonista de Haja Coração, próxima novela das sete da Globo, baseada em Sassaricando (1987), a atriz diz que pediu literalmente a bênção a Claudia Raia, com quem trabalhou em A Favorita (2008). "A gente tem uma relação meio que de mãe e filha", conta.

Com um figurino que realça suas curvas, Mariana promete uma Tancinha diferente da Tancinha de Claudia. "Eu vou fazer a minha Tancinha, não vou fazer uma cópia", diz. A personagem, criada pela avó no interior do Estado de São Paulo, não estudou e fala errado. Como a Tancinha de Raia, vai dizer "Me tô dividida" entre o amor de Apolo e Beto. "Mas eu estou sendo um pouco mais sutil", afirma.

A personagem fará uma homenagem à sua primeira intérprete. "A Tancinha original queria conhecer a Fernanda Montenegro. Agora, ela vai querer conhecer a Claudia das Raia", adianta o autor, Daniel Ortiz. O texto também deixou Tancinha "mais romântica e doce" do que a Tancinha de Silvio de Abreu, que era essencialmente cômica. 

Apolo, originalmente interpretado por Alexandre Frota, também aparecerá menos tosco. O caminhoneiro será mais "amoroso" com Tancinha e terá uma ambição que não existia em Sassaricando: ele sonhará se tornar piloto de Fórmula Picape.

Embora retome personagens importantes de Sassaricando, Haja Coração se esforçará em mostrar RG próprio. "No começo vai existir comparação, mas depois as pessoas vão perceber que é uma nova novela", diz Ortiz. "Haja Coração vai ter mais o meu estilo, que é a comédia romântica".

Mariana Ximenes como Tancinha: figurino deixará a

atriz mais voluptuosa (Foto: Ramon Vasconcelos)

Um deslocamento de personagens fará toda a diferença entre Sassaricando e Haja Coração. Na novela de Silvio de Abreu, o núcleo central era formado por personagens mais maduros. O protagonista era Aparício, intepretado por Paulo Autran, um sessentão rico que, ao ficar viúvo, só pensava em "sassaricar" _e tratava de namorar três amigas ao mesmo tempo. O novo Aparício, na pele de Alexandre Borges, irá se envolver com apenas duas mulheres.

A trama de Aparício passará a ser secundária. Os protagonistas serão Apolo (Malvino Salvador) e Tancinha, com o antagonismo de Beto (João Baldasserini) e Tamara (Cléo Pires) _na produção de 1987, Apolo era antagonista a Tancinha e Beto e Tamara não existia.

Haja Coração será ambientada em uma São Paulo um tanto idealizada, multicultural, mas sem violência, sem crime. O negócio da família Abdala (de Aparício e Fedora/Tatá Werneck) será uma espécie de shopping na Vila Madalena. Não haverá um supervilão. "Essa será uma novela mais leve, mais para a comédia. Beto e Tamara não serão vilões de fato. Eles só vão defender aquilo que acreditam", adianta Daniel Ortiz.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Resumos Semanais

Resumo da novela Haja Coração: Capítulos de 19 a 20 de março

Sexta, 19/3 (Capítulo 137)
Teodora transfere bens para Aparício e volta para ilha com Tarzan. Tancinha faz surpresa para Francesca no Teatro Municipal. Penélope descobre que está grávida de Henrique. Shirlei anuncia novidade para a família. Tancinha pede desculpas para ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.