Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Ressuscitaram

A volta dos que não foram: 7 personagens que desafiaram a morte nas novelas

Reprodução/TV Globo

Vicente (Bruno Ferrari) de Tempo de Amar e Mariano (Juliano Cazarré) 'ressuscitarão' na TV - Reprodução/TV Globo

Vicente (Bruno Ferrari) de Tempo de Amar e Mariano (Juliano Cazarré) 'ressuscitarão' na TV

REDAÇÃO

Publicado em 16/3/2018 - 4h59

Por falta de criatividade ou por mera coincidência, duas novelas da Globo estão abusando de um recurso manjado da teledramaturgia: o retorno triunfal de personagens dados como mortos. Seja para reencontrar entes queridos ou botar fogo em histórias com vinganças, os próximos capítulos das novelas das seis e das nove terão homens que ressuscitam. 

No capítulo desta sexta (16) de Tempo de Amar, Vicente (Bruno Ferrari) cairá no mar em um acidente de barco durante uma tempestade, e as autoridades desistirão das buscas pelo corpo dele. Após semanas desaparecido, o personagem retornará para os braços de Maria Vitória (Vitória Strada) no último capítulo.

Já em 14 de abril, a um mês do último capítulo de O Outro Lado do Paraíso, Mariano (Juliano Cazarré) vai ressurgir vivo depois de ter sido atacado a tesouradas e enterrado por Sophia (Marieta Severo). Não será a primeira vez que o autor Walcyr Carrasco usará o recurso na mesma novela. Ele já ressuscitou Renan, que Beth (Gloria Pires) acreditava ter matado

Confira outros sete personagens que ressurgiram das cinzas nas novelas:

divulgação/tv globo

José Alfredo (Alexandre Nero) forjou a própria morte para não ser importunado na vida

José Alfredo, de Império (2014)
O capítulo 100 de Império teve a simulação da morte do comendador José Alfredo (Alexandre Nero). Para se livrar do assédio da mídia e de investigações da polícia, ele resolveu sumir durante um tempo e armou um plano mirabolante. Tomou um veneno indicado por um xamã, ficou quase sem batimentos cardíacos e foi dado como morto por um médico.

Após toda a família velar o corpo do comendador, ele foi enterrado, como havia planejado, com um cilindro de oxigênio e um celular. Duas horas depois, seu motorista foi resgatá-lo. O comendador só voltou à novela dois meses depois, como destaque em um desfile de escola de samba em sua homenagem.

DIVULGAÇÃO/tv GLOBO

Totó (Tony Ramos) sobreviveu a um atentado e ainda conseguiu desmascarar a ex-mulher

Totó, de Passione (2010)
O inocente Totó (Tony Ramos) sofreu muito durante Passione. Foi até baleado, mas deu o troco no final da novela. Ao saber que Clara (Mariana Ximenes) havia se casado com ele interessada apenas em sua herança, ele fingiu a própria morte só para desmascarar a oportunista. Toda a família sabia da farsa da morte, e um velório foi organizado para Clara cair na armadilha.

Quando ela achou que tomaria posse do dinheiro, ele reapareceu e a encurralou na frente da polícia. Denunciada por outros crimes que havia cometido, Clara foi presa.

DIVULGAÇÃO/tv GLOBO

O aventureiro Miguel (Domingos Montagner) ficou sem memória após acidente no mar

Miguel, de Sete Vidas (2015)
Com medo de assumir o compromisso de cuidar da mulher e de um bebê que ela esperava, Miguel (Domingos Montagner) largou tudo e partiu em uma expedição para a Antártida. Lá, sofreu um acidente de barco e ficou desaparecido.

O aventureiro conseguiu se salvar, mas perdeu boa parte da memória. Demorou cerca de um ano para que ele recuperasse as lembranças e decidisse voltar ao Brasil para ficar com a família, que já o dava como morto.

DIVULGAÇÃO/tv GLOBO

Donatela (Claudia Raia) fingiu suicídio para poder sair da cadeia e se vingar de sua rival

Donatela, de A Favorita (2008)
Após ser condenada por crimes que não cometeu, Donatela (Claudia Raia) encontrou uma solução para sair da cadeia: forjar a própria morte e assumir a identidade de outra mulher. Ela combinou com a companheira de prisão Diva (Giulia Gam) de pagar uma carcereira e sair da cadeia com os documentos da amiga. Diva, então, incendiou a cela e fez todos acreditarem que Donatela havia cometido suicídio.

Em liberdade, ela se esforçou para reunir provas contra a vilã Flora (Patrícia Pillar) e só reapareceu para a família na reta final da novela. 

DIVULGAÇÃO/tv GLOBO

Raquel (Gloria Pires) sobreviveu a um acidente de barco e voltou para assombrar as pessoas

Raquel, de Mulheres de Areia (1993)
A rivalidade entre irmãs gêmeas e um acidente em Mulheres de Areia confundiram a cabeça do telespectador. Raquel (Gloria Pires), a gêmea má, foi dada como morta após um acidente de barco, e Ruth, a gêmea boa, aproveitou para se passar pela irmã, que era casada com o homem que ela amava.

Mas Raquel não deixou barato. Retornou à cidade e brincou de assombrar algumas pessoas. Ela também queria se vingar e fingiu ser Ruth. Na reta final, Raquel de fato morreu em outro acidente, dessa vez de carro. 

DIVULGAÇÃO/tv GLOBO

Bia Falcão (Fernanda Montenegro) sofreu um grave acidente de carro e sobreviveu 

Bia Falcão, de Belissima (2005)
Bia Falcão (Fernanda Montenegro) driblou a morte e voltou a Belíssima como se quase nada tivesse acontecido. A vilã sofreu um acidente de carro, em que o veículo rolou de um precipício, e foi considerada morta. A personagem ficou cem capítulos fora do ar e retornou dizendo que havia passado férias numa fazenda. 

Nos bastidores da novela, a equipe fez até apostas sobre o possível retorno de Bia Falcão. Mesmo fora da trama, ela foi a maior vilã da novela, e quando voltou continuou a aterrorizar seus familiares. No fim, ignorou todas as acusações de maldades e falcatruas e foi morar em Paris.

DIVULGAÇÃO/tv GLOBO

Elvira (Ingrid Guimarães) se fingiu de morta e ainda saiu de um caixão em Novo Mundo

Elvira, de Novo Mundo (2017)
A atriz sem noção de Novo Mundo surpreendeu a todos ao sobreviver a um atentado ordenado pelo vilão Thomas (Gabriel Braga Nunes). Desconfiada de que estava na mira do antagonista, Elvira (Ingrid Guimarães) tomou um óleo de baiacú para parecer morta e saiu do caixão sem que Thomas percebesse.

A personagem ainda teve que se livrar do domínio de piratas que encontrou durante sua fuga, mas conseguiu se safar de todos os obstáculos.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.