Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
twitter
Instagram
YouTube

Ressuscitaram

A volta dos que não foram: 7 personagens que desafiaram a morte nas novelas

Reprodução/TV Globo

Vicente (Bruno Ferrari) de Tempo de Amar e Mariano (Juliano Cazarré) 'ressuscitarão' na TV - Reprodução/TV Globo

Vicente (Bruno Ferrari) de Tempo de Amar e Mariano (Juliano Cazarré) 'ressuscitarão' na TV

REDAÇÃO

Publicado em 16/3/2018 - 4h59

Por falta de criatividade ou por mera coincidência, duas novelas da Globo estão abusando de um recurso manjado da teledramaturgia: o retorno triunfal de personagens dados como mortos. Seja para reencontrar entes queridos ou botar fogo em histórias com vinganças, os próximos capítulos das novelas das seis e das nove terão homens que ressuscitam. 

No capítulo desta sexta (16) de Tempo de Amar, Vicente (Bruno Ferrari) cairá no mar em um acidente de barco durante uma tempestade, e as autoridades desistirão das buscas pelo corpo dele. Após semanas desaparecido, o personagem retornará para os braços de Maria Vitória (Vitória Strada) no último capítulo.

Já em 14 de abril, a um mês do último capítulo de O Outro Lado do Paraíso, Mariano (Juliano Cazarré) vai ressurgir vivo depois de ter sido atacado a tesouradas e enterrado por Sophia (Marieta Severo). Não será a primeira vez que o autor Walcyr Carrasco usará o recurso na mesma novela. Ele já ressuscitou Renan, que Beth (Gloria Pires) acreditava ter matado

Confira outros sete personagens que ressurgiram das cinzas nas novelas:

divulgação/tv globo

José Alfredo (Alexandre Nero) forjou a própria morte para não ser importunado na vida

José Alfredo, de Império (2014)
O capítulo 100 de Império teve a simulação da morte do comendador José Alfredo (Alexandre Nero). Para se livrar do assédio da mídia e de investigações da polícia, ele resolveu sumir durante um tempo e armou um plano mirabolante. Tomou um veneno indicado por um xamã, ficou quase sem batimentos cardíacos e foi dado como morto por um médico.

Após toda a família velar o corpo do comendador, ele foi enterrado, como havia planejado, com um cilindro de oxigênio e um celular. Duas horas depois, seu motorista foi resgatá-lo. O comendador só voltou à novela dois meses depois, como destaque em um desfile de escola de samba em sua homenagem.

DIVULGAÇÃO/tv GLOBO

Totó (Tony Ramos) sobreviveu a um atentado e ainda conseguiu desmascarar a ex-mulher

Totó, de Passione (2010)
O inocente Totó (Tony Ramos) sofreu muito durante Passione. Foi até baleado, mas deu o troco no final da novela. Ao saber que Clara (Mariana Ximenes) havia se casado com ele interessada apenas em sua herança, ele fingiu a própria morte só para desmascarar a oportunista. Toda a família sabia da farsa da morte, e um velório foi organizado para Clara cair na armadilha.

Quando ela achou que tomaria posse do dinheiro, ele reapareceu e a encurralou na frente da polícia. Denunciada por outros crimes que havia cometido, Clara foi presa.

DIVULGAÇÃO/tv GLOBO

O aventureiro Miguel (Domingos Montagner) ficou sem memória após acidente no mar

Miguel, de Sete Vidas (2015)
Com medo de assumir o compromisso de cuidar da mulher e de um bebê que ela esperava, Miguel (Domingos Montagner) largou tudo e partiu em uma expedição para a Antártida. Lá, sofreu um acidente de barco e ficou desaparecido.

O aventureiro conseguiu se salvar, mas perdeu boa parte da memória. Demorou cerca de um ano para que ele recuperasse as lembranças e decidisse voltar ao Brasil para ficar com a família, que já o dava como morto.

DIVULGAÇÃO/tv GLOBO

Donatela (Claudia Raia) fingiu suicídio para poder sair da cadeia e se vingar de sua rival

Donatela, de A Favorita (2008)
Após ser condenada por crimes que não cometeu, Donatela (Claudia Raia) encontrou uma solução para sair da cadeia: forjar a própria morte e assumir a identidade de outra mulher. Ela combinou com a companheira de prisão Diva (Giulia Gam) de pagar uma carcereira e sair da cadeia com os documentos da amiga. Diva, então, incendiou a cela e fez todos acreditarem que Donatela havia cometido suicídio.

Em liberdade, ela se esforçou para reunir provas contra a vilã Flora (Patrícia Pillar) e só reapareceu para a família na reta final da novela. 

DIVULGAÇÃO/tv GLOBO

Raquel (Gloria Pires) sobreviveu a um acidente de barco e voltou para assombrar as pessoas

Raquel, de Mulheres de Areia (1993)
A rivalidade entre irmãs gêmeas e um acidente em Mulheres de Areia confundiram a cabeça do telespectador. Raquel (Gloria Pires), a gêmea má, foi dada como morta após um acidente de barco, e Ruth, a gêmea boa, aproveitou para se passar pela irmã, que era casada com o homem que ela amava.

Mas Raquel não deixou barato. Retornou à cidade e brincou de assombrar algumas pessoas. Ela também queria se vingar e fingiu ser Ruth. Na reta final, Raquel de fato morreu em outro acidente, dessa vez de carro. 

DIVULGAÇÃO/tv GLOBO

Bia Falcão (Fernanda Montenegro) sofreu um grave acidente de carro e sobreviveu 

Bia Falcão, de Belissima (2005)
Bia Falcão (Fernanda Montenegro) driblou a morte e voltou a Belíssima como se quase nada tivesse acontecido. A vilã sofreu um acidente de carro, em que o veículo rolou de um precipício, e foi considerada morta. A personagem ficou cem capítulos fora do ar e retornou dizendo que havia passado férias numa fazenda. 

Nos bastidores da novela, a equipe fez até apostas sobre o possível retorno de Bia Falcão. Mesmo fora da trama, ela foi a maior vilã da novela, e quando voltou continuou a aterrorizar seus familiares. No fim, ignorou todas as acusações de maldades e falcatruas e foi morar em Paris.

DIVULGAÇÃO/tv GLOBO

Elvira (Ingrid Guimarães) se fingiu de morta e ainda saiu de um caixão em Novo Mundo

Elvira, de Novo Mundo (2017)
A atriz sem noção de Novo Mundo surpreendeu a todos ao sobreviver a um atentado ordenado pelo vilão Thomas (Gabriel Braga Nunes). Desconfiada de que estava na mira do antagonista, Elvira (Ingrid Guimarães) tomou um óleo de baiacú para parecer morta e saiu do caixão sem que Thomas percebesse.

A personagem ainda teve que se livrar do domínio de piratas que encontrou durante sua fuga, mas conseguiu se safar de todos os obstáculos.

Leia também

Web Stories

+
Dia da Luta contra a LGBTfobia: Félix, Ivan e outros personagens que marcaram a TVLançamentos da semana têm Quem Matou Sara? e documentário de Pink; saiba maisDez anos após o fim de Smallville, veja como está o elenco da sérieDe cuidadora de cachorros a musa sertaneja: Como está Juliette fora do BBB21Salve-se Quem Puder: Última semana da reprise tem chantagem, reencontro perigoso e revelação

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

O que você espera dos capítulos inéditos de Salve-se Quem Puder?