Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

Velho Chico: Santo volta da morte ao ouvir grito de dor de Tereza

Reprodução/TV Globo

Camila Pitanga (Tereza) contracena com Domingos Montagner (Santo) em Velho Chico - Reprodução/TV Globo

Camila Pitanga (Tereza) contracena com Domingos Montagner (Santo) em Velho Chico

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 3/8/2016 - 5h22

Os autores de Velho Chico vão promover uma ressurreição por meio da conexão entre espíritos. O público verá a alma de Santo (Domingos Montagner) vagar por uma mata enquanto seu corpo estará deitado em uma oca recebendo tratamento. Ele terá levado três tiros e será arrastado até uma aldeia indígena pelo espírito do rio, o Nego D'Água. Na sequência, o mocinho estará no limbo, cercado de vultos e sendo recebido por uma figura sombria. Nesse momento, Tereza (Camila Pitanga) passará a ter uma conexão espiritual com o amado e dará um grito de dor. Por causa de seu brado, Santo dará passos para trás, recobrando a consciência e voltando da morte. 

O roteiro prevê tais cenas no capítulo do dia 18. Um pajé e uma curandeira estarão fazendo um ritual de cura. "Ele é forte, corpo forte, corpo quer ficar", falará a mulher. "Espírito caminhando pra aldeia dos mortos, quase chegando, espírito já não sabe voltá", dirá o homem. Os nomes desses atores não foi divulgado.

O pajé explicará que o corpo que eles estão tratando já está vazio. "Precisa chamá ele de volta. Precisa voltá", afirmará a curandeira. Antes, ela falará que os espíritos de Tereza e Santo são uma alma gêmea e que o doente precisa viver para cumprir sua missão no mundo ao lado de seu grande amor. 

O pajé mexerá um chocalho e retomará o canto de cura em uma língua indígena. Na fazenda de Afrânio (Antonio Fagundes), a filha do coronel ouvirá a cantiga e a repetirá em uma espécie de transe.  

Inácio Moraes/gshow

Camila Pitanga (Tereza) trará amado da morte com brado de dor na novela das nove

"A alma de Santo caminha pelo breu do mato. Tem os olhos parados e fixos à frente. No peito e no ombro, as roupas ainda manchadas de sangue. Nas margens do caminho, vultos o acompanham. Ouve-se longe o canto do pajé que, aos poucos, entoado por Tereza e pelo índio, vem se aproximando. Ao fim uma figura encoberta pela noite espera por Santo. Estica os braços para recebê-lo. É nesse momento que o canto forte do pajé e de Tereza chega aos ouvidos de Santo", indica o roteiro.

A câmera voltará a mostrar Tereza murmurando o canto até soltar um grito de dor. Ela não saberá o que está acontecendo, sentirá um aperto no peito e ficará convicta de que o agricultor precisa de sua ajuda. Ele, então, no "mundo dos mortos", dará uns passos para trás. "Homem num vive muito. Espírito perdeu caminho de volta. Num veio morá no corpo", falará o pajé. 

A curandeira colocará uma pasta de ervas nos ferimentos de Santo e afirmará que não é a hora dele ir embora. De repente, Santo estremecerá e abrirá os olhos de súbito pela primeira vez desde que sofreu o atentado na trama. Seus lábios se moverão e ele balbuciará: "Tereza". 


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.