Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Da NBC

Galvão Bueno dos EUA detona Olimpíada no Rio: 'COI deveria ter mudado de sede'

Reprodução/NBC

O apresentador Bob Costas em aparição na rede NBC, em abril, na cidade do Rio de Janeiro - Reprodução/NBC

O apresentador Bob Costas em aparição na rede NBC, em abril, na cidade do Rio de Janeiro

REDAÇÃO

Publicado em 2/8/2016 - 17h02

Principal nome da cobertura da rede norte-americana NBC na Olimpíada do Rio, o narrador e apresentador Bob Costas detonou a organização dos Jogos em entrevista nesta terça-feira (2), durante um painel no seminário da TCA (Associação dos Críticos de Televisão dos Estados Unidos). Tão influente e famoso nos Estados Unidos quanto Galvão Bueno no Brasil, Costas disse que "o COI [Comitê Olímpico Internacional] deveria, em meio a tantos problemas, ter mudado de sede ou adiado a Olimpíada".

Costas já está no Rio de Janeiro para a cobertura do evento. Participou do painel via videoconferência, direto do estúdio da NBC no Parque Olímpico. A NBC é a principal fonte de receitas do COI. Pagou US$ 1,23 bilhão pelos direitos de Rio 2016, seis vezes mais do que a Globo (cerca de US$ 200 milhões).

Costas citou problemas que a cidade enfrenta, como a ameaça do vírus zika, a violência, o atraso das obras das instalações olímpicas e poluição em águas onde haverá competições. Apesar de ter sugerido a mudança de sede, o narrador não apresentou uma alternativa. 

Costas citou uma fala do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. "Nós nunca esperávamos que a Olimpíada resolveria centenas de anos de problemas sociais [no Rio]", teria dito Paes para Bob Costas. "Ele [Paes] é franco ao admitir que esses problemas existem", reforçou.

Nada será escondido na cobertura da NBC dos Jogos, de acordo com Costas. "É impossível não falar de alguns problemas porque afetam diretamente a competição", afirmou. Ele destacou, como exemplo, a poluição nas águas e mencionou uma reportagem do jornal The New York Times, publicada no mês passado, que recomendava que os atletas do triatlo e natação aquática "fechem a boca" enquanto estiverem nadando na praia de Copacabana, para não ingerirem água poluída.

Costas, porém, deu uma brecha para elogiar a Olimpíada, caso tudo termine bem. "Há questões sérias [a serem enfrentadas] e será notável se, no final, o Rio [conseguir] vencê-las e realizar uma competição bem-sucedida", apontou.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

TUDO SOBRE

NBC

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.