Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

Velho Chico: Santo flagra Luzia com carta de Tereza nas mãos

Reprodução/TV Globo

Lucy Alves (Luzia) com a carta que esconde do marido em Velho Chico, da TV Globo - Reprodução/TV Globo

Lucy Alves (Luzia) com a carta que esconde do marido em Velho Chico, da TV Globo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 12/7/2016 - 5h22

Santo (Domingos Montagner) flagrará Luzia (Lucy Alves) com a carta que Tereza (Camila Pitanga) escreveu há quase 30 anos, avisando ao amado que estava grávida. O capítulo do dia 26 de Velho Chico terminará deixando o telespectador ansioso pelo que vai acontecer. A dona de casa estará ajoelhada no local onde enterrou uma caixa com a carta, imersa em seu ódio, xingando a rival. "Luzia, tá fazêno o que aí? Êi, Luzia, tô falâno com você", dirá ele. O agricultor se aproximará por trás da mulher, e um close mostrará a expressão de desespero de Luzia.

No dia seguinte, o público verá que Luzia conseguirá colocar a carta no sutiã e jogará sua aliança na caixa em que ela estava enterrada. Às pressas, ela fechará a caixa e começará a enterrá-la, dizendo que é algo só seu. Intrigado, Santo insistirá até abrir a tal caixa e ver que é aliança de casamento da mulher que está ali dentro. "É o que vai me sobrá d’ocê. Quero enterrá nosso amô aqui, onde capitão Rosa [Rodrigo Lombardi] me encontrô pra vida", afirmará a dona de casa.

A sequência irá ao ar depois que Santo deixar claro que não quer saber mais da mulher. Até lá, eles terão várias brigas, e o agricultor passará a dormir em uma rede na varanda de sua casa. Ela ficará arrasada porque o marido ganhará uma pega de boi, disputa entre vaqueiros para capturar um animal valente, e oferecerá o prêmio de presente a Tereza na frente de toda a cidade.

"Você perdeu ele pra mim. Você foi embora, você desistiu dele, Maria Tereza! Você desistiu. Por que você tinha que voltar? Por que tinha que vir atazaná a minha vida? Por que tinha que vir robá Santo de mim ôtra vez? Por quê?", gritará Luzia, sozinha no meio da fazenda, com a carta de Tereza nas mãos.

Ao mesmo tempo, Piedade (Zezita Matos) dirá para o filho que está na hora de ele conversar com Luzia, que já não estava na cama quando o dia amanheceu. Santo seguirá o conselho da mãe e procurará a mulher pela fazenda. Com a carta de Tereza nas mãos e os olhos pregados em cada palavra, ela não perceberá o marido se aproximar.

O roteiro orienta a atriz a esconder a carta no busto sem que Santo perceba, jogando a aliança para dentro da caixa e tentando tampá-la apressadamente. "É coisa minha, Santo, me dêxa. Coisa minha, é minha, e de mais ninguém. Isso num lhe pertence mais, Santo! Me devolve, isso é meu", esperneará ela, vendo o marido puxar a caixa de suas mãos.

Distração

"O que é que isso?", perguntará Santo. Luzia afirmará que é o que sobrou do amor dos dois. "Isso é só uma aliança, Luzia", falará ele. "Pr’ocê pode até sê só isso, símbolo de que já fui amada", responderá ela. "Você já foi amada, Luzia, por mim e por muita gente", dirá o agricultor.

Com voz chorosa, fazendo-se de coitada, ela dirá que quer enterrar a aliança e plantar nesse local, onde seu destino lhe deu a vida que ela tem, para que o amor entre eles renasça. "Nosso amônum tem mais jeito. Eu tentei te querê, Luzia. Deus sabe o quanto e o tanto tentei, mais meu coração num quis e num é justo com você nem comigo continuá vivêno a vida pela metade nem desse jeito. Nosso amô foi bonito durante o tempo que tinha que sê. É como esse campo, que um dia teve coberto de algodão, agora é uma boa lembrança", comentará Santo.

Ela pedirá para ele tentar mais uma vez amá-la. "Tem certos fins que num tem recomeço. Nossas minina são a prova maior que a gente se amô um dia", declarará ele. Luzia dirá que as filhas também sempre vão lembrá-la de que ele a deixou de amar, e sairá correndo. Comovido, Santo se ajoelhará na terra e enterrará naquele mesmo buraco as alianças de casamento dos dois. 


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.