Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

Velho Chico: Com protesto, Bento aprova projeto e vence Afrânio

Reprodução/TV Globo

Irandhir Santos (Bento) sairá vitorioso em sessão da câmara de vereadores de Velho Chico - Reprodução/TV Globo

Irandhir Santos (Bento) sairá vitorioso em sessão da câmara de vereadores de Velho Chico

REDAÇÃO

Publicado em 19/7/2016 - 8h40

Afrânio (Antonio Fagundes) vai se sentir desmoralizado em Velho Chico. Bento (Irandhir Santos) será fortemente agredido na véspera da votação do projeto de saneamento básico de Grotas. Mesmo todo machucado, o vereador convocará a população a protestar na câmara e reivindicar seus direitos. O projeto será aprovado, e o coronel ficará uma fera com a derrota política. 

O confronto está previsto para ir ao ar partir de segunda-feira (25). Antes, o público verá o irmão de Santo (Domingos Montagner) levar uma surra de três homens. Ele será encontrado desmaiado por Martim (Lee Taylor). Ceci (Luci Pereira) e Beatriz (Dira Paes) vão cuidar de seus machucados. Ele não aceitará ir ao um hospital e ainda mentirá para o delegado, dizendo que não sabe o motivo da surra.

Bento e Martim estarão investigando o esquema de corrupção da região. Um homem atrairá Bento até uma praça. Ele dirá que tem informações preciosas, mas será uma emboscada. Um dos bandidos avisará Bento que, se ele quiser continuar vivo, tem de para de investigar os desvios de verbas.

"O que me lembro é de ter saído do bar para dar umas voltas, e foi quando tudo aconteceu. Acabei andando muito. E, quando me dei conta, tinham esses três sujeitos, que nunca vi antes, fechando meu caminho", dirá ele. O delegado perguntará se os bandidos não fizeram ameaças. "Não que eu lembre. Voaram pra cima e daí pra frente já nem me lembro", vai declarar o vereador.

Sem motivo

O delegado estranhará a agressão sem motivo, sem roubo. "Quebraram um celular velho e o troco que eu tinha na carteira não valia o primeiro soco. Pode ter sido qualquer um. Pode ter sido até coisa do acaso", mentirá Bento. Depois, ele confessará a Martim que não pode contar nada porque se não teria de parar mesmo sua investigação. Ele ainda comentará que só pode ter sido o Saruê quem mandou fazer isso.

"Isso aqui é a garantia que estamos no caminho certo, eles estão preocupados. E agora eu vou dar a garantia para eles que eu não vou parar", falará o namorado de Beatriz. Em seguida, ele se arrumará para sessão na câmara dos vereadores para votação do projeto de saneamento básico da cidade.

Beatriz, Martim e Santo o ajudarão a reunir o povo para protestar no plenário e na porta da câmara. Os vereadores, com medo de Afrânio, vão começar a sair. "Já que tudo dentro dos conforme, é hora d’eu voltá pra minha fazenda", vai comemorar o coronel. "Era bom o amigo revê as briga que compra e ao lado de quem vai querê ficá: se dos heróis mortos ou dos covardes que vivem até hoje", dirá ele a Bento.  

"Ontem o senhor foi a lei, hoje pode ser que ainda seja, coronel. Mas uma coisa eu garanto: amanhã ou depois o senhor não será!", responderá o irmão de Santo. "Você tem brio, Bento, e pode vida longa na política se aprendê a defendê o lado certo", falará Afrânio, gerando nojo no vereador. "Só conheço um lado, coronel: o lado do povo",  responderá Bento.

Protesto

Nisso, o telespectador verá o povo de Grotas de braços cruzados fazer um cordão ao redor dos vereadores que estiverem abandonando a sessão. Os políticos tentarão cruzar o isolamento para tomarem seus rumos, só que em vão. "O seu povo, coronel, esperando seus vereadores terem a bondade de votar o plano de saneamento básico que eles tanto precisam", dirá Santo ao ver o Afrânio sair da câmara.

"Só se for por 'mando' de alguém, secretário, porque por falta de quórum não vai ser dessa vez, que, pelo que estou vendo, estão todos vereadores aqui presentes. E olha que maravilha: dessa vez o povo veio também", discursará Bento no plenário. O presidente da câmara reabrirá a sessão. 

Obrigados pela pressão popular, os vereadores vão votar. "O projeto de lei que versa sobre o plano de saneamento básico, de autoria do vereador Bento dos Anjos, está aprovado, por unanimidade da casa! Está encerrada a sessão", dirá o presidente da câmara, cabisbaixo. Todos vão comemorar. Sem saída, o Saruê fará um discurso dizendo que sempre esteve a favor do povo e que o projeto foi aprovado com seu apoio para o bem de Grotas.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.