Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

'DISCURSO FULEIRO'

Vegetariano em Pantanal, Jove come carne e é detonado por ativista: 'Nojo'

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Jesuita Barbosa como Jove, de boca cheia, segura um garfo com a mão direita

Jove (Jesuita Barbosa) em Pantanal; abordagem ao vegetarianismo foi criticada nas redes sociais

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 18/5/2022 - 11h44

Após chocar José Leôncio (Marcos Palmeira) por não consumir produtos de origem animal, Jove (Jesuita Barbosa) comeu peixe pela primeira vez em Pantanal. A cena não foi bem recebida nas redes sociais e igualmente criticada por influenciadores veganos. "Ele entrou como vegetariano, comeu carne e fez um discurso de dar nojo", disse Fábio Chaves.

O ativista e fundador do portal Vista-se publicou um vídeo nas suas redes nesta quarta (18) em que criticou a abordagem da novela das nove da Globo. "A nossa expectativa quanto ao Jove, que se apresentou como vegetariano no início, deu uma boa esfriada. Na verdade, gelou", lamentou.

Chaves lembrou que o filho de Madeleine (Karine Teles) disse nos primeiros capítulos que era contra maus tratos a animais, mas em seguida já estava pescando. "Com um peixe morto e um discurso bem fuleiro. Em outra cena, ele aparece andando a cavalo", pontuou.

O influenciador ainda questionou o andamento da história, por promover a transformação de um então defensor em alguém que lucra a partir da exploração dos animais. 

"No capítulo de terça, Jove disse que quer fazer o seu próprio rebanho de bovinos, assim como o pai também fez. Ele já está se transformando em pecuarista", lamentou.

À esquerda, o ator Jesuita Barbosa como o Jove é abraçado por Marcos Palmeira, o José Leôncio, em cena de Pantanal

Jove e José Leôncio no folhetim

Vegetariano de araque?

Chaves também repassou o diálogo entre Jove e Juma (Alanis Guillen), ressaltando diversos problemas no texto de Bruno Luperi. Entre eles, a assertiva de que veganos e vegetarianos não se incomodariam se um animal fosse abatido caso a carcaça fosse aproveitada por completo.

"É o mesmo discursinho que grandes chefes costumam usar, que tem que usar o animal inteiro para respeitar. Ele disse que não agride. Não agride o quê? O animal? O bicho não sofreu? Não sentiu dor?", acrescentou.

Em meio às críticas, o militante também lamentou a propagação de tais informações diante do alcance da Globo. "Eu espero que a audiência não tenha caído nessa romantização, mas infelizmente a maioria das pessoas cai. Que discurso nojento", criticou.

"Parabéns aos envolvidos, decepcionaram num nível pior do que eu poderia esperar. Foi horrível. Não tem nem o que salvar", arrematou ele.

A atriz Alanis Guillen como a Juma em cena de Pantanal

Juma (Alanis Guillen)

Jove come carne

Conforme o Notícias da TV havia adiantado, Jove comeria peixe pela primeira vez ao voltar para o Pantanal. Em vez da fazenda de José Leôncio, ele se hospedou na casa e Juma, adaptando-se à realidade da jovem --acostumada a caçar ou pescar a própria comida.

O discurso do fotógrafo foi recebido como uma "palestrinha" no Twitter, que questionou o porquê de Luperi ter tornado o rapaz em vegetariano. Essa trama não estava presente na primeira versão, exibida pela extinta Manchete em 1990.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#101 - Grande segredo de Quanto Mais Vida, Melhor é revelado!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.