Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ÚLTIMOS MOMENTOS

Vai na Fé: Dora se despede da família, faz reflexão final e morre de câncer

FOTOS: BELLA PINHEIRO/GLOBO

Claudia Ohana caracterizada como Dora em cena de Vai na Fé; ela está deitada, com uma sonda nasogástrica, os olhos fechados e os os cabelos soltos

Dora (Claudia Ohana) em cena de Vai na Fé; ela morrerá devido a um câncer em estágio terminal

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 20/7/2023 - 9h23

Dora (Claudia Ohana) dará seu último suspiro no capítulo desta quinta (20) de Vai na Fé. Antes de morrer, a hippie tomará pequenas medidas. Ela abençoará o bebê de Guiga (Mel Maia), dará adeus a Lui (José Loreto) e passará a maior parte de seu tempo com Lumiar (Carolina Dieckmann). A advogada sofrerá muito com a partida da mãe na novela das sete da Globo.

Ela entrará em desespero ao perceber que o quadro da mulher está piorando. Lumiar insistirá em levar a mãe ao hospital, apesar de Dora ter deixado claro que gostaria de morrer em casa. Fábio (Zécarlos Machado) conseguirá dissuadir a filha da ideia, e Dora terá a paz que tanto pediu em seus últimos momentos.

Ela fará o primeiro anúncio de que está próxima do fim durante o "chá de bênçãos" para o bebê de Guiga. "Meu corpo está se despedindo da vida aos poucos, e isso me fez perceber o quão imensa ela é. Eu só posso desejar que essa criança nunca deixe de experimentar a vida com a intensidade do primeiro choro", dirá a doente.

Todos ficarão encantados com as palavras. Ainda assim, Fábio pegará a cadeira de rodas da mulher e a levará até o quarto. "Vamos. Agora eu posso ir embora, meu amor", prenunciará a mulher, já no limite de seu corpo. O marido a aconchegará na cama, e Lumiar começará sua cena de desespero.

"Faz alguma coisa! Leva ela pro hospital!", gritará a loira, desesperada. A essa altura, um médico terá chegado ao Refúgio para checar o estado de saúde da hippie. As notícias não serão nada boas, e o especialista ignorará os apelos de Lumiar.  "Ela falou o tempo todo que queria... Que acontecesse em casa", argumentará Lui, tentando acalmar a amada.

Lui (José Loreto) apoiará Lumiar (Carolina Dieckmann) na despedida de Dora (Claudia Ohana)

Lui apoia Lumiar na despedida de Dora

O personagem de Zécarlos Machado, então, lerá trechos de um livro que fala sobre a morte: "Nada pode ser mais íntimo do que compartilhar com alguém o processo ativo de morrer", dirá ele, acalentando os ouvidos de quem o escuta. Inclusive os de Dora, que morrerá no meio dessa frase.

A novela avançará para a cerimônia de despedida da mulher. O corpo dela terá sido cremado, e Fábio e Lumiar decidirão espalhar as cinzas pelo Refúgio. Depois, a advogada se unirá a Lui e cantará a música Beija-flor. A celebração contará ainda com os amigos mais próximos da família.

Lumiar (Carolina Dieckmann) e Fábio (Zécarlos Machado) após espalhar as cinzas

Lumiar e Fábio após cerimônia de despedida

Vai na Fé ocupa a faixa das 19h na programação da Globo. A novela será substituída por Fuzuê, de autoria de Gustavo Reiz, que tem estreia prevista para agosto. O folhetim contará com Giovana Cordeiro e Marina Ruy Barbosa nos papéis principais de mocinha e vilã, respectivamente.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vai na Fé e outras novelas.


Resumos Semanais

Vai na Fé: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 11 a 12/8

Sexta, 11/8 (Capítulo 179)
Emissora não vai divulgar o resumo. Sábado, 12/8 (Capítulo 179)
Reapresentação do último capítulo. Os capítulos de Vai na Fé são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio Inscreva-se no canal do ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.