Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

INIMIGO INVISÍVEL

Travessia pega pesado e transforma adolescente em prisioneiro digital

FABIO ROCHA/TV GLOBO

Duda Santos, Ailton Graça, Indira Nascimento e Ricardo Silva posam para foto nos bastidores de Travessia

Isa, Monteiro, Laís e Theo são uma família feliz em Travessia até caçula virar prisioneiro digital

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 16/11/2022 - 6h35

Em Travessia, Theo (Ricardo Silva) tem deixado o público da novela das nove da Globo intrigado ao aparecer sempre parado em frente ao computador falando com alguém desconhecido. O adolescente, que voltou para casa com um item caro, vai ganhar ainda mais dinheiro misteriosamente. O telespectador descobrirá em breve que o garoto lucra jogando como se fosse outra pessoa no ambiente virtual.

A ideia de Gloria Perez é mostrar que muitos dos jogos atuais não trabalham mais com o game over: são contínuos e o brigam o jogador a "acorrentar-se à máquina". Será exatamente isso que fará com que Theo se torne um prisioneiro em seu quarto.

Nos próximos capítulos, Isa (Duda Santos) sumirá de casa, deixando Monteiro (Ailton Graça) e Laís (Indira Nascimento) muito preocupados. A autora quer mostrar com a trama a diferença entre os dois irmãos.

Theo faz parte do grupo rotulado por especialistas como "a geração do quarto". São jovens que os pais acreditam “não dar problema", são bons alunos e vão da escola direto para casa. Os parentes costumam ser orgulhar da capacidade de concentração e habilidade em lidar com a tecnologia. Mas não percebem o problema que pode estar se formando.

Na história, Isa é considerada a problemática entre os filhos. A primogênita é alegre, extrovertida e cheia de artimanhas para não cumprir horários. Ela vai para a balada escondida sempre que pode. No decorrer da trama, a autora mostrará que a garota é apenas uma adolescente cheia de vida e com a rebeldia natural da fase.

O problema que vai desestabilizar a família está ali, isolado no quarto, dando sossego aos pais: Theo. A origem do dinheiro que ele ganha, os pais só vão descobrir mais tarde. À medida que a dependência virtual se instala, os primeiros conflitos nascem: atraso para as refeições em família, demonstrações explícitas de má vontade, recusa em participar de encontros. A situação se agravará, quando o menino passar noites em claro e ficar dias sem tomar banho.

O desafio do casal será sobreviver ao impacto desse tsunami em suas vidas. A autora quer informar que a dependência digital funciona da mesma maneira que a dependência do álcool e das drogas, provocando crises de abstinência e rompantes emocionais, até então estranhos ao temperamento da pessoa afetada.

É possível ainda que Gloria Perez cite a Covid-19. Por meio da trajetória de Theo, a novela vai falar de como a chegada da pandemia criou uma situação complicada: nas terapias, até nos spas dedicados à cura da dependência tecnológica, o que se trata é de religar o indivíduo ao mundo real, fazendo que ele conviva com as pessoas, recupere o gosto pelas atividades fora de casa, de modo a superar a compulsão de enxergar e dialogar com o mundo através da tela do celular ou do computador.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Listen to "#123 - Brisa passa a perna em Ari e foge com Tonho em Travessia" on Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Travessia e outras novelas:


Resumos Semanais

Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5

Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.