Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

IBOPE NACIONAL

Tratada como fenômeno, Pantanal acaba longe de sucessos históricos de audiência

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Imagem de Marcos Palmeira e Dira Paes como José Leôncio e Filó em Pantanal

José Leôncio (Marcos Palmeira) e Filó (Dira Paes); Pantanal passa longe de sucessos de audiência

ERICK MATHEUS NERY e GABRIEL VAQUER

erickmatheusnery.jor@gmail.com

Publicado em 7/10/2022 - 6h40

Pantanal chega ao fim nesta sexta (7) com o status de fenômeno de repercussão popular, com amplo espaço em toda a programação da Globo e presente até mesmo em discursos de políticos. Nos últimos meses, a vida dos moradores da fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) caiu na boca dos brasileiros e aumentou a audiência da faixa noturna da Globo. No entanto, o enredo passa longe do resultado alcançado por sucessos históricos da emissora.

Dados obtidos pelo Notícias da TV indicam que Pantanal chegou a 30 pontos de média no PNT (Painel Nacional de Televisão), indicador que aponta os números de audiência das 15 maiores regiões metropolitanas do país.

Em São Paulo, principal mercado publicitário do Brasil, o folhetim tem média geral de 29,6 pontos e, no Rio de Janeiro, o resultado é de 32 pontos. Os dados são da estreia até a última quarta (5), mas não há muito o que mudar no número total com o desempenho dos dois capítulos finais.

Avenida Brasil (2012), um dos últimos fenômenos de audiência da Globo, terminou com uma média de 41,5 pontos no mercado nacional. Com o resultado, Pantanal também fica atrás de A Dona do Pedaço (que terminou 34,1 pontos em 2019), mas consegue superar o resultado de tramas como Um Lugar ao Sol (22 pontos de média em 2021/2022) e O Sétimo Guardião (27,6 pontos de média em 2018/2019).

Mudança na audiência

Há cerca de sete anos, um folhetim das nove ficar abaixo dos 30 pontos era considerado um enorme fracasso. Nesse tempo não tão distante, a televisão ainda não tinha uma concorrência tão acirrada com as plataformas de streaming. Se Pantanal tivesse sido exibida naquele período e fechasse com essa mesma média, terminaria como uma novela mediana, nem sucesso nem fracasso.

Contudo, para os parâmetros de 2022 da Globo, o remake é digno de medalha de ouro. Segundo fontes da reportagem, um dos principais méritos de Pantanal é ter reaquecido o horário nobre, que não entregava uma trama com tamanha repercussão desde o término da história de Maria da Paz (Juliana Paes).

No digital, o êxito também se repete. A adaptação de Bruno Luperi foi a novela da Globo mais vista desde o lançamento do Globoplay, em 2015. Verdades Secretas 2 não é considerada nesse parâmetro por ser um produto original da plataforma de streaming.

O sucesso digital também é observado em redes sociais como o Twitter, onde a novela frequentemente lidera os assuntos mais comentados dos usuários durante a exibição dos capítulos. Memes e figurinhas dos personagens no WhatsApp entram na lista de glórias da novela.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Listen to "#118 - Tudo sobre o final de Pantanal!" on Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.