Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

VEJA OS NÚMEROS

Horário político derruba balde de água fria na audiência de Pantanal

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Imagem de Alanis Guillen como Juma em Pantanal

Juma (Alanis Guillen) em Pantanal; novela perdeu audiência após início do horário político

A primeira semana do horário eleitoral das eleições de 2022 serviu como um balde de água fria na audiência de Pantanal, da Globo. Por causa da campanha na TV, o folhetim de Bruno Luperi passou a começar perto das 22h e terminar no fim da noite. O ajuste fez a novela perder público na Grande São Paulo, justamente no momento em que a trama crescia e empilhava recordes de audiência.

Os capítulos exibidos entre 29 de agosto e 3 de setembro, primeira semana completa do horário político, registraram uma audiência de 29,4 pontos, desempenho que o folhetim da Globo não via desde julho.

Desde a segunda semana de julho, quando Pantanal anotou 28,1 pontos, o ibope da média semanal da novela vinha em crescimento no principal mercado do país.

Entre 15 e 20 de agosto, última semana antes do começo da propaganda política, a saga sobre a família de José Leôncio (Marcos Palmeira) já marcava 31,5 pontos, melhor média semanal desde a estreia.

Nos dias seguintes, colada nas sabatinas com os candidatos à presidência da República no Jornal Nacional, o folhetim colecionou capítulos com recordes de audiência --após a entrevista de Jair Bolsonaro (PL), a novela conseguiu 33,8 pontos, seu melhor número desde a estreia.

Porém, em 26 de agosto, uma sexta, o jogo começou a mudar com o início do horário político. Mesmo com os recordes positivos das sabatinas, a novela fechou essa semana com média de 31,1 pontos --quatro décimos a menos do que a trama havia registrado no período anterior, sem as entrevistas.

Confira a média semanal de Pantanal nas últimas oito semanas:

  • Semana de 11 a 16 de julho: 28,1 pontos;
  • Semana de 18 a 23 de julho: 29,1 pontos;
  • Semana de 25 a 30 de julho: 29,7 pontos;
  • Semana de 1º a 6 de agosto: 30,4 pontos;
  • Semana de 8 a 13 de agosto: 30,2 pontos;
  • Semana de 15 a 20 de agosto: 31,5 pontos;
  • Semana de 22 a 27 de agosto (sabatinas do JN + horário político): 31,1 pontos;
  • Semana de 29 de agosto a 3 de setembro (Horário político): 29,4 pontos.

E nas concorrentes?

O horário político não afetou as novelas da Record e do SBT na mesma proporção. Reis passou a ser exibida às 21h15 --antes, os capítulos começavam às 21h. Na audiência, o folhetim bíblico fechou a semana passada com uma média de 5,4 pontos, mesmo resultado da anterior e desempenho melhor do que antes.

No SBT, Poliana Moça deixou o horário das 20h30 e começou a ser exibida às 20h55, logo após o horário político. Na semana passada, o folhetim fechou com média de 6,8 pontos. Nas quatro semanas anteriores (período de 1º de agosto até 27 de agosto), a média semanal foi de 6,7 pontos.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.