Volta à TV
ESTEVAM AVELAR/TV GLOBO
A atriz Ilva Niño durante o lançamento de Malhação: Pro Dia Nascer Feliz, no último dia 26
MÁRCIA PEREIRA
Publicado em 5/8/2016 - 5h22
Aos 82 anos, Ilva Niño voltará à TV após tratar dois cânceres. A veterana fará uma participação especial em Malhação: Pro Dia Nascer Feliz, nova temporada da novela infantojuvenil da Globo, no ar a partir do dia 22. A atriz afirma que o trabalho a revigora e que atuar com jovens nesse momento de sua vida lhe faz bem. Ela passou onze meses se tratando. "O médico me liberou para trabalhar. Agora estou recomeçando tudo. Eu tive dois cânceres. Foi no intestino. Eu tirei um e, depois, tirei o outro. Foi muito pesado, mas nunca pensei em desistir, nunca pensei que ia morrer", diz Ilva.
Ela será Damiana em Malhação, avó da protagonista Joana (Aline Dias). No começo da história, elas surgirão no maior chamego vivendo no Ceará. Só que Joana se mudará para o Rio de Janeiro após uma briga com seu padrasto. Ilva também estará no Vale a Pena Ver de Novo a partir de setembro, com a reapresentação da novela Cheias de Charme (2012), em que interpretou a personagem Epifânia.
"Estou pronta para participar de uma novela inteira. Estou no musical Cabaré da Humanidade no teatro Nina de Artes Luiz Mendonça [nome em sua homenagem], na Lapa [Rio de Janeiro]. Na peça, eu estou cantando e dançando. Doença é uma coisa que você tem que batalhar contra ela. Eu nunca me entreguei. Tem muita gente que se entrega, é uma pena", comenta a atriz.
Para a veterana, ela foi convidada para fazer Malhação porque a trama tem início no Nordeste, e ela é nordestina. Por conta de sua origem, Ilva é abordada por fãs dizendo que ela deveria estar no elenco de Velho Chico. "As pessoas cobram muito a minha volta. Na época da escalação da novela do Benedito [Ruy Barbosa, autor], eu estava me recuperando. Fico lisonjeada com esse carinho", confidencia.
Sangue jovem
Ilva afirma que contracenar com jovens a "alimenta" e que a doença só aumentou sua vontade de permanecer na ativa. A atriz não quer saber de aposentadoria. Com mais de 60 anos de carreira, ela diz que o segredo é se reciclar. "A gente precisa buscar sempre conhecimento e saber se transformar. Tenho muito orgulho de minha trajetória. Eu comecei com o Ariano Suassuna [dramaturgo]. Eu fiz o Auto da Compadecida há 56 anos. Fiz muitas peças dele. O autor foi o meu professor de história do teatro."
Integrante do elenco de Roque Santeiro (1985), novela que sofreu censura, ela vê com bons olhos os avanços na teledramaturgia, como a primeira cena de sexo entre dois homens em Liberdade, Liberdade. "A vida é uma arte aberta. Eu acho que o mundo está muito intolerante. Essa intolerância traz insatisfação e uma tristeza tão grande. Eu vejo tanta gente criticando a Olimpíada. Gente, pelo amor de Deus! Não pode jogar uma carga tão negativa em um evento tão fantástico. Tem muita gente contra por nada", dispara.
Pronta para novos desafios, ela conta que seu trabalho mais reconhecido é justamente a empregada de Porcina (Regina Duarte) de Roque Santeiro. "Tem gente que até hoje grita para mim: 'Minaaaaaaaaa!'. Eu fui para a Itália, e as pessoas gritavam Mina nas ruas. É uma personagem que não acaba. Vive para sempre. Roque Santeiro era uma novela engraçada, livre, um folhetim aberto e marcante."
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Malhação: Capítulo de 28 de janeiro
Sexta, 28/1 (Capítulo 263)
Lobão convoca Gael para lutar pela libertação de Karina. A escola pega fogo, e Pedro foge com a namorada. Gael e Lobão lutam no meio das chamas. Duca e Nat salvam Gael. Lobão é socorrido por ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.