Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ATÉ A PROTAGONISTA

SBT faz caminho inverso e aproveita astros mirins da Globo em A Caverna Encantada

LOURIVAL RIBEIRO/SBT

Montagem com uma foto de Mel Summers, a Anna, e outra de Guilherme Tavares, o André; ela está séria, e ele, sorri; ela está num cenário predominantemente rosa, e ele, azul.

Mel Summers, a Anna, e Guilherme Tavares, o André, em A Caverna Encantada; eles saíram da Globo

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 30/7/2024 - 14h00

Conhecido por fazer talentos florescerem durante a infância e depois perdê-los para a concorrência na fase adulta, o SBT fez um caminho diferente para A Caverna Encantada. Dois astros mirins da nova novelinha já tiveram experiências na Globo e na Record. Mel Summers, a protagonista, é um deles. E não faz muito tempo: ela viveu a versão mirim de Vênus (Nathalia Dill) em Família É Tudo.

Mas essa não é a estreia da artista na TV. Ela teve seu primeiro trabalho em 2021, aos cinco anos, na pele da princesa Tani na novela Gênesis, da Record. Nesse meio tempo, fez cursos, capacitações e aprendeu inglês fluentemente. Participou de dois curtas-metragens e, agora, conquistou o papel de protagonista da novela infantojuvenil

"Eu estou amando fazer a Anna porque ela é uma menina que tem princípios, né? Ela é aventureira, tem uma paixão por animais... É uma oportunidade muito boa para mim. Eu sou muito grata aos meus pais, que me levaram para os testes, que procuraram os coachs [treinadores] para eu estudar, que estudaram o texto comigo... E sou muito grata a todo mundo aqui", disse a jovem no evento de apresentação da nova trama à imprensa.

Nathalia Dill e Mel Summers nos bastidores de Família É Tudo

Nathalia Dill e Mel Summers nos bastidores de Família É Tudo (Crédito: Reprodução/Instagram)

Maisa Silva, Larissa Manoela e Sophia Valverde, para citar alguns exemplos, ganharam destaque na emissora, seja como apresentadoras, seja por meio de participações em papéis menores em outras novelas. Só depois elas ganharam a chance de brilhar como estrelas da TV.

Mas a situação começou a se inverter com A Infância de Romeu e Julieta: a protagonista, Vittória Seixas, já havia trabalhado em O Rico e o Lázaro (2017), da Record, e O Sétimo Guardião (2018), da Globo.

Guilherme Tavares, outro expoente de A Caverna Encantada, também teve participações importantes nos produtos da concorrência. Aos 10 anos, ele interpretou o pequeno Jove (Jesuita Barbosa) na primeira fase de Pantanal (2022); depois, viveu Chiquinho, filho de Moa (Marcelo Serrado) e Rebeca (Mariana Santos) em Cara e Coragem (2022).

Ele teve cenas fortes em ambas as novelas: em Pantanal, o personagem dele presenciou a morte do avô, Antero (Leopoldo Pacheco). Em Cara e Coragem, foi sequestrado e até sofreu um acidente. Depois das experiências, Tavares ainda foi para a Record: viveu Adonias, filho de Davi (Cirillo Luna), em Reis.

Agora, o ator integra a trama familiar do SBT como André, garoto-modelo da turma em que estuda. O pequeno só tira notas altas e tem um comportamento exemplar, o que facilita sua convivência com amigos de vários grupos. Diferentemente dos outros meninos, ele se dá bem de cara com Anna, a mocinha, e se torna um dos melhores amigos dela.

Escola de atuação

Apesar de as crianças selecionadas serem mais experientes do que as de outrora, o SBT não se furta de ser uma espécie de "formação" para o elenco mirim. "Nossas crianças não trabalham depois da escola. Elas vêm para cá, mas tem todo o acompanhamento com a nutrição, almoço, depois passam por psicólogos, fonoaudiólogos... Elas têm que fazer a lição, precisam tirar notas altas... Senão elas são afastadas, têm suas cenas diminuídas", declarou a autora Iris Abravanel, também na coletiva de imprensa.

joão miguel jr./tv globo

Guilherme Tavares como Chiquinho em Cara e Coragem (2023)

Guilherme Tavares em Cara e Coragem (2022)

"Elas [as crianças] saem daqui profissionais. Algumas vão seguir [carreira], outras não, mas eu desejo que todas elas aproveitem ao máximo tudo que estão aprendendo aqui com a gente", completou a novelista.

O sucesso das tramas na última década também aumentou a concorrência, o que possibilitou a escolha de atores mais "preparados". Só para A Caverna Encantada, mil crianças se inscreveram para disputar as 15 vagas. Parte do processo de seleção foi mostrada num reality idealizado pelo diretor, Ricardo Mantoanelli, que foi ao ar antes da exibição do capítulo do dia de A Infância de Romeu e Julieta na última semana.

Dentre as estreantes na TV, destaca-se Juju Penido, que viverá a vilãzinha Lavínia na trama. "Meu maior sonho sempre foi atuar. Sempre gostei muito disso. Então, quando eu passei, foi um choque para mim. Porque eu nunca imaginei... Ainda mais com essa personagem, que me dá a liberdade de atuar de uma maneira diferente. Sou muito grata pela minha mãe, que me trouxe, e a todo mundo que torceu por mim."

Para Iris Abravanel, transformar a vida dessas crianças é uma "realização". "É uma grande satisfação trabalhar com novela. A gente tira daquele papel frio, escreve, e de repente tudo esquenta com a interpretação de cada um, de cada criança. Elas trazem vida a aquelas cenas. É muito bom ver aquilo que você idealizou se concretizando", arrematou.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.