QUATRO ESTAÇÕES
LOURIVAL RIBEIRO/SBT
Anna (Mel Summers) e o boneco Moleza em A Caverna Encantada; novela será dividida em temporadas
O SBT decidiu seguir uma estratégia diferente para A Caverna Encantada, novelinha que estreará na emissora na próxima segunda (29), às 20h45. Assim como Reis, da Record, a produção será dividida em temporadas. Serão quatro fases, e cada uma delas contará com 55 capítulos. Com isso, a emissora terá espaço para promover ações de relançamento a cada virada.
É uma fórmula para que a obra não vá perdendo público no decorrer dos episódios. Esse é um drama comum para a emissora, conhecida por produzir novelas bem mais longas do que as dos concorrentes. A Infância de Romeu e Julieta, por exemplo, costumava marcar mais de 6 pontos na Grande São Paulo em suas primeiras semanas --agora, pena para passar dos 4.
A divisão em quatro fases não é por acaso. A ideia é usar as estações do ano para representar os estados emocionais da personagem principal, a pequena Anna (Mel Summers).
"A gente começa no outono, quando as folhas caem, quando a Anna perde o pai de alguma maneira. Ele vai para essa missão, e a gente não sabe quando volta", adiantou Ricardo Mantoanelli, diretor-geral da novela, em evento de apresentação da trama à imprensa realizado na terça (23).
"Aí ela vai viver uma espécie de luto no inverno, que vem logo a seguir, mas vai ser muito bem acolhida pelas suas amigas e pelo Moleza. Depois vem a primavera, e, com ela, a esperança. E depois o verão, talvez com um final feliz, não sei", brincou ele.
A perspectiva de um final feliz, no entanto, não foi confirmado pela autora, Iris Abravanel. "Às vezes, a novela vai tomando vida própria. E nós precisamos até mudar. Várias vezes isso aconteceu. O roteiro é uma coisa muito viva, muito presente", arrematou ela.
"Moleza" é a aposta lúdica da emissora para a novelinha. Trata-se de um fantoche de bicho preguiça com sotaque mineiro, interpretado pelo ator Fernando Gomes --que fez, entre outros personagens, o Gato Pintado de Castelo Rá-Tim-Bum (1994-1997). Ele estará nas quatro temporadas, apoiando Anna em seu processo de descoberta.
Apesar do fantoche voltado ao público infantil, a emissora não classifica a novela como um produto só para crianças. Daniela Beyruti, vice-presidente da emissora, fez uma rápida participação no evento apenas para reiterar o caráter das produções da emissora --que fechou uma parceria com o Disney+.
“Quando você fala de uma novela para a família, ela não tem idade. Nossas novelas são para entrar na casa das pessoas e gerar conversa. Hoje em dia, vemos a dificuldade dos pais de conversarem com os seus filhos, justamente por conta das redes sociais. Isso não é segredo para ninguém. As nossas novelas servem para gerar essas conversas dentro das casas, fazer com que as pessoas, não necessariamente um público infantil ou infantojuvenil, possam assistir", disse a filha de Silvio Santos.
A executiva é mãe de dois meninos, Gabriel e Lucas --que, de certa maneira, estão representados no folhetim. Iris optou por usar o nome dos netos nos personagens da trama. Gabriel acabou batizando o professor protagonista da trama, vivido por Miguel Coelho. Já Lucas, interpretado por Bernardo Schroeder, é uma das crianças aventureiras do colégio Rosa dos Ventos.
"Coloquei o nome de todos os meus netos por causa da minha memória. Para ficar mais fácil de memorizar cada um", revelou a mulher de Silvio Santos. "Queria que fosse uma homenagem, mas não foi", arrematou ela.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
A Caverna Encantada
A Infância de Romeu e Julieta
Daniela Beyruti
Fernando Gomes
Iris Abravanel
Mel Summers
Novelas
SBT
Resumo de A Caverna Encantada: Capítulos da novela do SBT - 25 a 29/11
Segunda, 25/11 (Capítulo 86)
Anna, Isadora e Manu encontram Nina vestindo a fantasia do monstro do lago da Caverna Encantada e suspeitam que ela esteja por trás da pegadinha feita na gruta. Lavínia escuta Anna e as amigas falarem sobre ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.