Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

INTÉRPRETE DE LUPITA

Roberta Rodrigues enfrenta gatilhos ao viver escrava em Nos Tempos do Imperador

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Roberta Rodrigues com expressão séria em cena como Lupita em Nos Tempos do Imperador

Roberta Rodrigues como Lupita em Nos Tempos do Imperador, novela das seis da Globo

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 21/9/2021 - 8h27

Intérprete de Lupita em Nos Tempos do Imperador, Roberta Rodrigues precisa lidar com as emoções diversas de viver uma escrava dos anos 1850. Militante do movimento negro, a atriz imagina seus ancestrais quando entra em cena na novela das seis da Globo. "É desafiador abordar histórias como essa no sentido de acionar muitos gatilhos", ressalta ela.

No folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão, a personagem é explorada por Borges (Danilo Dal Farra). "Muitas atitudes não mudaram, infelizmente", observa a artista.

"É desafiador e emocionante abordar histórias como essa no sentido de acionar muitos gatilhos. Viver cenas que envolvem toda a luta dos negros escravizados e não imaginar que um ancestral nosso tinha isso como rotina é quase impossível. E isso reforça ainda mais a minha vontade e necessidade de mobilizar os meus irmãos para lutar por mudanças hoje", afirma Roberta em entrevista à colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

"Se eu não fosse atriz de novela, sei que me olhariam diferente na rua ou quando entrasse numa loja, por exemplo. Por isso, antes de entrar no set, falo que estou ali por todos os meus ancestrais. Entro em cena carregando todo o povo preto que nunca viu na TV essa história verdadeira", completa a funcionária da Globo.

A atriz consegue perceber avanços na representatividade negra na televisão: "A gente vive um momento do empoderamento dos pretos. Estamos encontrando o nosso lugar, encontrando a nossa história e nos autoafirmando. Acho que a Lupita reflete muito tudo isso, porque ela é uma personagem tão incrível, que vai trazer tantos discursos... Isso é muito importante".

Temos que conversar e mostrar as verdades para poder discutir o que já avançou e o que ainda precisa avançar. As pessoas estão mais conscientes, mas ainda há muito preconceito enraizado. Eu já sofri preconceito. A gente sofre todos os dias, né? Dependendo do lugar que você está no dia, isso é muito corriqueiro.

Roberta, inclusive, faz questão de denunciar os ataques racistas que recebe nas redes sociais: "Acontece bastante, e eu fico muito assustada. Ainda mais depois que eu tive filho, porque estamos no século 21".

"E, quando acontece, eu sempre corro atrás dos meus direitos, porque só sabe as dores do preconceito racial quem vive e passa por elas. Eu vou à delegacia, sim, porque não aguento mais isso, é inadmissível. Já estou cansada", desabafa ela.


Últimas de Nos Tempos do Imperador


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 23/10 a 6/11

Sábado, 23/10 (Capítulo 66)
Isabel questiona a declaração de Gastão. Zayla termina o namoro com Guebo. Tonico desconfia das intenções de Zayla ao se aproximar de Dolores. Gastão afirma a Luísa que, se Isabel não o escolher, não se casará ... Continue lendo


Outras Novelas

Leia também

Enquete

Você gostou dos primeiros capítulos de Verdades Secretas 2?

Web Stories

+
Como aconteceu acidente com Alec Baldwin que matou fotógrafa no set de novo filmeCinco casais que se formaram no Casamento às Cegas Brasil e você não sabiaElenco de Verdades Secretas 2: Conheça os novos personagens da novelaOutubro Rosa: Conheça cinco famosas que venceram o câncer de mamaAlém de José de Abreu: Sete atores brasileiros que se aventuraram na política

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas