Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

INTÉRPRETE DE LUPITA

Roberta Rodrigues enfrenta gatilhos ao viver escrava em Nos Tempos do Imperador

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Roberta Rodrigues com expressão séria em cena como Lupita em Nos Tempos do Imperador

Roberta Rodrigues como Lupita em Nos Tempos do Imperador, novela das seis da Globo

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 21/9/2021 - 8h27

Intérprete de Lupita em Nos Tempos do Imperador, Roberta Rodrigues precisa lidar com as emoções diversas de viver uma escrava dos anos 1850. Militante do movimento negro, a atriz imagina seus ancestrais quando entra em cena na novela das seis da Globo. "É desafiador abordar histórias como essa no sentido de acionar muitos gatilhos", ressalta ela.

No folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão, a personagem é explorada por Borges (Danilo Dal Farra). "Muitas atitudes não mudaram, infelizmente", observa a artista.

"É desafiador e emocionante abordar histórias como essa no sentido de acionar muitos gatilhos. Viver cenas que envolvem toda a luta dos negros escravizados e não imaginar que um ancestral nosso tinha isso como rotina é quase impossível. E isso reforça ainda mais a minha vontade e necessidade de mobilizar os meus irmãos para lutar por mudanças hoje", afirma Roberta em entrevista à colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

"Se eu não fosse atriz de novela, sei que me olhariam diferente na rua ou quando entrasse numa loja, por exemplo. Por isso, antes de entrar no set, falo que estou ali por todos os meus ancestrais. Entro em cena carregando todo o povo preto que nunca viu na TV essa história verdadeira", completa a funcionária da Globo.

A atriz consegue perceber avanços na representatividade negra na televisão: "A gente vive um momento do empoderamento dos pretos. Estamos encontrando o nosso lugar, encontrando a nossa história e nos autoafirmando. Acho que a Lupita reflete muito tudo isso, porque ela é uma personagem tão incrível, que vai trazer tantos discursos... Isso é muito importante".

Temos que conversar e mostrar as verdades para poder discutir o que já avançou e o que ainda precisa avançar. As pessoas estão mais conscientes, mas ainda há muito preconceito enraizado. Eu já sofri preconceito. A gente sofre todos os dias, né? Dependendo do lugar que você está no dia, isso é muito corriqueiro.

Roberta, inclusive, faz questão de denunciar os ataques racistas que recebe nas redes sociais: "Acontece bastante, e eu fico muito assustada. Ainda mais depois que eu tive filho, porque estamos no século 21".

"E, quando acontece, eu sempre corro atrás dos meus direitos, porque só sabe as dores do preconceito racial quem vive e passa por elas. Eu vou à delegacia, sim, porque não aguento mais isso, é inadmissível. Já estou cansada", desabafa ela.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.