Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SENSIBILIDADE

Renascer: Globo manda comitê monitorar Buba e ameniza drama trans

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Buba (Gabriela Medeiros) em Renascer

Buba (Gabriela Medeiros) em Renascer: personagem recebe um cuidado e atenção especial da Globo

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 26/2/2024 - 6h10

Não é à toa que algumas cenas envolvendo as tramas de Buba (Gabriela Medeiros) estão sofrendo alterações em Renascer. Tudo relacionado à personagem está ganhando um cuidado extra para que sua história seja tratada de forma respeitosa e com o máximo de sensibilidade. O autor Bruno Luperi conta com a ajuda da sua equipe de colaboradores, pesquisadores e até da diretoria de Diversidade e Inovação da Globo.

A ideia é que Buba seja retratada da forma mais natural e humana possível para evitar gatilhos em pessoas transexuais e barulho negativo nas redes sociais. De acordo com fontes ouvidas pelo Notícias da TV, existe uma  espécie de operação especial para passar pente fino nas cenas que envolvam a personagem, evitando que algo problemático passe batido e vá ao ar.

Em 1993, a personagem era hermafrodita, termo que não é mais usado para se referir a pessoas intersexuais. A letra I da sigla LGBTQIA+ agrupa quem nasce com características físicas, genéticas ou hormonais que não se enquadram nas definições biológicas típicas de masculino e feminino.

"A Buba ser uma pessoa intersexo na primeira versão foi um assunto muito bem estabelecido, muito bem colocado e que trouxe muitos avanços. A necessidade de uma nova leitura sobre aquilo, diante do cenário de hoje, na minha concepção, se mostrou importante. A ideia não é tirar uma questão, mas sim adicionar novas camadas e trazer o assunto da diversidade, o assunto de gênero sob uma nova perspectiva que permita que mais discussões sejam feitas", disse Bruno Luperi no lançamento da novela das nove.

O cuidado do autor e de toda a emissora é tornar Buba um pouco menos misteriosa e mais familiar ao público. As transexuais estão tomando cada vez mais espaço na TV, com personagens em A Força do Querer (2017), O Sétimo Guardião (2018), A Dona do Pedaço (2019), Quanto Mais Vida, Melhor (2021) e Elas Por Elas.

30 anos, a Buba de Maria Luisa Mendonça foi considerada uma personagem distante do telespectador. Toda a temática envolvendo a amante de José Venâncio (Taumaturgo Ferreira na época) era percebida como se tivesse algo errado, sombrio. Percepções que não cabem no momento atual.

Até agora, não está claro se Buba fez uma cirurgia de readequação genital. É bem possível que não tenha feito, nem pense em fazer justamente porque há uma grande parte de mulheres trans que considera a operação uma agressão física grande demais. Tocar ou não nesse assunto ainda será bastante debatido entre autor, equipe e emissora.

"Ter sensibilidade é imprescindível para a dramaturgia. Quando você abriu a porta da sua casa pra gente entrar com uma história, eu tenho que deixar algo bonito quando for embora, acho que é uma questão quase moral. Esse é um compromisso que a gente faz de que a novela tenha um olhar de sensibilidade, que a novela traga a luz em temas que são importantes para o nosso tempo", discursou o novelista.

"Acho que agendas, pautas, situações que a gente não poderia discutir há 30 anos, podemos fazer agora. Então, vamos falar, vamos enfrentar, são muitos tabus que estão ali, que a gente tem que quebrar, que a dramaturgia quebra, e mais do que isso, acho que cria pontes. Vamos olhar, vamos compreender o diferente, vamos compreender quem não compreende, quem não teve. São espaços muito distintos, são universos diferentes. A quem aquilo é estranho, vamos mostrar que não é estranho", completou o autor.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake deve ser substituído por uma nova trama de João Emanuel Carneiro em setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 12 a 27/4

Sexta, 12/4 (Capítulo 71)
Eliana ensina estratégias para Mariana. As duas conversam e Inácia estranha a proximidade das duas. Egídio comenta com Marçal que vai demitir funcionários da sua fazenda. Eliana bajula José Inocêncio. Lu chama a atenção de Zinha ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.