JUZÉ E LUKETE
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Totonho (Juzé) e Palmito (Lukete) em Mar do Sertão; dupla canta próximos capítulos da novela
Em Mar do Sertão, Juzé e Lukete surgem diariamente como Totonho e Palmito para contar e cantar as cenas do próximo capítulo da novela das seis da Globo. Confundidos com repentistas, os dois são cantadores da história e, fora dela, acumulam diferentes experiências antes de chegar à TV. Juzé, por exemplo, já produziu nomes como Juliette e Lucy Alves e integra uma banda de forró.
Basta encerrar a história de cada capítulo que lá vêm dois cabeludos invadindo a TV. Com rimas engraçadas e grudentas, Totonho e Palmito têm a função de dar o spoiler para o telespectador. A dupla, no entanto, tem ido além ao ganhar cada vez mais repercussão nas redes e despertar a curiosidade do público.
Nascidos em João Pessoa, na Paraíba, Juzé, 35 anos, e Lukete, 31, criaram uma parceria profissional durante a pandemia. Na parceria, cada um trouxe consigo trajetórias diferentes. Em entrevista ao Notícias da TV, Juzé (Zé Neto) conta que começou a trabalhar com música e teatro ainda quando criança.
Em sua trajetória, ele atuou como produtor cultural de diferentes trabalhos, até mesmo no circo, e foi produtor da ex-BBB Juliette Freire e de Lucy Alves, cantora e atriz, que viverá Brisa, a protagonista de Travessia, nova novela das nove da Globo.
Desde 2017, o cantor é membro da banda de forró Os Gonzagas, na qual canta ao lado de Maria Kamila, ex-participante do The Voice (2019). O artista, que também é formado em Direito, é compositor e já criou letras para Elba Ramalho. Na vida pessoal, Juzé vive um relacionamento com a atriz Sharon Lustosa.
Já Lucas Queiroga, o Lukete, iniciou a carreira artística aos 9 anos no teatro da igreja, no qual encenava peças para movimentos como Jovens Cristãos, permanecendo no ofício até 2018, ano em que teve também a oportunidade de fazer uma participação em Malhação: Vidas Brasileiras (2018)
"Por meio de um vídeo de poesia, consegui uma participação naquela temporada que estava gravando no Rio Grande do Norte", conta o intérprete de Palmito de Mar do Sertão. Formado em Engenharia Ambiental, Lukete assumiu ali sua faceta artística.
"Eu comecei um curso com direção de Suzy Lopes [Cira em Mar do Sertão], uma das pessoas mais importantes da minha vida, que me dirigiu em três peças", relata o ator, que também faz poesia e compõe músicas. "Sem teatro, me aproximei de Juzé na pandemia e comecei a fazer música com ele", relembra o ator e cantor, que concilia o trabalho com a vida de solteiro.
Após a novela das seis, os dois se preparam para lançar juntos novas composições Eles também não descartam a ideia de preparar um show em dupla. Outro lançamento deverá ser um livro escrito por Juzé durante a pandemia. "A gente tem muita sede", afirma Lukete.
A onda que arrastou Juzé e Lukete para a cantoria dos capítulos finais de Mar do Sertão invadiu a praia da novela apenas uma semana antes da estreia. A dupla conheceu, por meio de nomes do elenco, Allan Fiterman, diretor da novela.
Em uma conversa num restaurante, o diretor contou a ideia de fazer os próximos capítulos cantados. A familiaridade com o tema fez com que a dupla, então, se oferecesse para fazer um teste. Eles criaram várias expressões, como "tudo certinho, tudo sertão" e prepararam 12 textos para o teste com a direção.
Apesar de avaliar o teste como "muito ruim", Juzé conta ter se surpreendido ao ser aprovado. Para cantar ao lado do amigo, Lukete precisou trocar de função. É que o ator estava escalado para viver o personagem Júlio Palmito na história. O rapaz seria um assistente do jornalista Eudoro Cidão (Érico Brás), personagem descartado do enredo, que será ressuscitado posteriormente como Almeidinha.
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Totonho (Juzé) e Palmito (Lukete)
Embora o público associe as rimas de Totonho e Palmito em Mar do Sertão com o repente, a dupla reforça que apenas canta a história. Para Juzé, o repente é algo muito sublime. "Somos poetas e compositores. Tenho admiração demais por quem faz essa arte, mas eles são faixa preta e somos faixa branca", compara.
Nas rimas levadas para a novela, eles contam que mesclam diversos elementos da cultura nordestina, como embolada, forró, xote, baião, forró estilizado e swingueira baiana.
Para compor as letras, os atores recebem um resumo com os principais destaques do próximo capítulo. Além de acompanhar a trama, eles também leem as sinopses e, com isso, ganham a liberdade para "brincar" com os acontecimentos.
Em seguida, eles gravam os trechos de pouco mais de um minuto na cidade cenográfica do folhetim. Nos últimos dias, Juzé e Lukete fizeram a primeira gravação de Totonho e Palmito também em estúdio.
Para eles, a experiência é um "marco" na história da TV brasileira. "Eu ouvi uma dia desses assim: 'É a primeira novela cantada'. Meu amigo, isso aí é um prêmio", avalia Juzé, que classifica o processo de criação da dupla como algo que não é racional. "A gente cria o que sente", conclui o ator.
Mar do Sertão é a novela da faixa das 18h da Globo. O folhetim é escrito por Mario Teixeira e dirigido por Allan Fiterman. Leia os resumos dos próximos capítulos da novela das seis.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Listen to "# Tenório estupra, tortura e traumatiza Alcides em Pantanal!" on Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Mar do Sertão e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Globo
Juliette Freire
Lucy Alves
Novela Mar do Sertão | Globo
Novela da Globo
Novela das Seis
Vidas Brasileiras
Mar do Sertão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 18/3
Sexta, 17/3 (Capítulo 179)
Capítulo não divulgado pela emissora.
Sábado, 18/3
Reapresentação do último capítulo.
Os capítulos de Mar do Sertão são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio
Inscreva-se no canal do Notícias da TV ...Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.