Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BOMBA!

Quem é José Lucas de Nada em Pantanal? Bastardo chega para chocar José Leôncio

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

José Lucas de Nada (Irandhir Santos) em cena da Pantanal, novela das nove da Globo

Irandhir Santos volta à novela Pantanal como José Lucas de Nada, primogênito do 'rei do gado'

LUANA BENEDITO

luanab@noticiasdatv.com

Publicado em 14/5/2022 - 10h43

Intérprete de Joventino na primeira fase de Pantanal, Irandhir Santos volta à história como José Lucas de Nada, primogênito e bastardo de José Leôncio (Marcos Palmeira). Filho da prostituta Generosa (Giovana Cordeiro), com quem o "rei do gado" perdeu a virgindade, o caminhoneiro chocará o pai com a aparência física semelhante ao do avô na novela das nove da Globo.

No capítulo deste sábado (14), José Lucas surgirá dirigindo seu caminhão recém-comprado e dará uma carona para uma mulher que estará à beira da estrada. No trajeto, a moça investirá pesado em cima do homem, mas ele não cederá. "Qual o problema?", questionará ela.

"O problema é que eu sou um filho da...", responderá ele, achando que a mulher é prostituta. "Vai me ofender agora?", reagirá a passageira. "Não tô ofendendo ninguém. Até porque, isso não é ofensa, é ocupação", retrucará o motorista. 

"Essa aí é a minha mãe, Jacira, mais conhecida como dona Generosa", apontará José Lucas para a foto. "E a que tá do lado dela é a minha avó de criação, dona Ana... Ou dona Jacutinga [Gláucia Rodrigues], a dona da currutela onde eu nasci. Então eu posso dizer que sou filho e neto da puta. Pra mim, sempre foi motivo de orgulho! Eu conheço o duro que ocês têm que dá nessa vida. Foi por isso que parei o meu caminhão", acrescentará. 

A carona, então, começará a perguntar sobre a carga de gado que o caminhoneiro leva. "E se te roubarem ele?", comentará ela. "Tá pra nascer o sujeito que seja home pra tanto", alegará Zé, cheio de segurança. A passageira apontará um arma para ele: "E mulher?". Roubado, o interiorano acabará chegando à fazenda de José Leôncio.

Quem foi José Lucas na versão original?

José Lucas de Nada foi interpretado por Paulo Gorgulho na primeira versão de Pantanal, em 1990. O personagem foi criado a pedido do público do folhetim para que o ator retornasse à trama. Antes disso, ele tinha interpretado José Leôncio na primeira fase.

"Atravessei toda a novela. E fui o único voltar a pedido do público, isso que é bem louco", orgulhou-se o veterano, em entrevista recente ao Gshow. Na história, José Lucas foi criado pelos avós e nunca soube quem é o seu pai. O sobrenome de batismo "De Nada" foi por não ter o nome do progenitor em seu registro.

Ao longo da trama, o também peão se encantará por Juma Marruá (Alanis Guillen), mas o seu final feliz será com Irma (Camila Morgado), depois de ela ter um breve romance com Trindade (Almir Sater).

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. 


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:

Ouça "#100 - Muda volta a falar em Pantanal!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.