Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CASTIGO DE DEUS

Qual o final de Rezom na novela Reis? Salomão sofre horrores na mão de vilão

REPRODUÇÃO/RECORD

O ator Nando Rodrigues caracterizado como Rezom, rei de Arã-Damasco

Rezom (Nando Rodrigues) em Reis; ele vai se tornar o primeiro imperador de Arã-Damasco

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 2/11/2023 - 20h20

Rezom (Nando Rodrigues) vai se transformar em um dos piores pesadelos de Salomão (Guilherme Dellorto) nos próximos capítulos de Reis. Como líder dos arames, ele vai se juntar a outros monarcas da região --como o faraó Sisaque (Iano Salomão)-- para atacar Israel. 

O folhetim de Cristiane Cardoso já mostrou que o mau-caráter está cada vez mais poderoso e apaixonado por Naamá (Ingrid Conte). De acordo com os registros históricos, ele foi o responsável por ocupar Damasco --atual capital da Síria-- para fundar uma das maiores potências militares da época.

O personagem de Nando Rodrigues é citado na Bíblia Cristã no primeiro livro de Reis. O nome dele é traduzido, por algumas vezes, como Heziom.

Rezom foi usado por Deus para castigar Salomão, que permitiu a suas mulheres que adorassem ídolos dentro de Israel. Ele, por exemplo, aceitou que Nebset (Priscila Ubba) e Mazaab (Julianne Trevisol) fizessem rituais para as divindades egípcias e edomitas, respectivamente.

"Deus também fez com que Rezom, filho de Eliada, se virasse contra Salomão. Rezom havia fugido do seu patrão, o rei Hadadezer, de Zoba, e tinha se tornado chefe de uma turma de bandidos", diz o 11º capítulo do primeiro livro de Reis.

"Rezom foi inimigo de Israel durante toda a vida de Salomão. Houve outro homem que se virou contra o rei. Foi Jeroboão [Vitor Novello]. Era oficial, e sua mãe era uma viúva chamada Zerua [Dani Moreno]", completam os versículos.

Jeroboão vai ser rei de Israel?

Jeroboão também é chamado Ben-Serua na Bíblia Cristã, como um dos descendentes da tribo de Efraim. Ele chegou a servir o rei Salomão antes de ser exilado no Egito.

Ele se tornaria rei de Israel ao comandar uma revolta que reuniu dez das 12 tribos, transferindo a capital de Jerusalém para Peniel. Roboão, então, foi coroado como monarca do Reino de Judá.


Resumos Semanais

Novela Reis: Resumo dos próximos capítulos da trama da Record - 29/4 a 7/5

Segunda, 29/4 (Capítulo 300)
De amizade com Mazaab e Kéfira, Naamá prova de um costume das estrangeiras. Com Jerusalém em festa, Salomão fala sobre a sabedoria.
Terça, 30/4 (Capítulo 301)
Em Sabá, um convite especial chega à rainha. Afim de ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.