Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVO VILÃO

Quem é Sisaque em Reis? Nebset serve cabeça de Salomão para faraó em bandeja

DIVULGAÇÃO/SIRIELLA E RECORD

O ator Iano Salomão caracterizado como Sisaque na novela Reis

Sisaque (Iano Salomão) em Reis; novo faraó do Egito vai atormentar a vida do povo de Israel

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 31/10/2023 - 21h20

Sisaque (Iano Salomão) vai se transformar em uma das principais pedras no sapato de Salomão (Guilherme Dellorto) em Reis. O filho de Davi (Petrônio Gontijo), aliás, vai passar por um aperto mesmo antes da coroação do novo faraó –sofrendo um acidente em alto mar a caminho do Egito na novela bíblica da Record.

O folhetim de Cristiane Cardoso tomou algumas liberdades históricas, já que Psusenés 2º foi o sucessor de Siamun (Gustavo Ottoni). De acordo com os registros históricos, Sisaque --também chamado de Sheshonq 1º-- só assumiria a dinastia egípcia 21 anos depois.

O personagem de Iano Salomão vai se tornar um dos principais aliados de Jeroboão (Vitor Novello) contra o Reino de Israel. Ele vai ser responsável por invadir o território israelita em um dos momentos mais delicados até então de sua história, logo após a morte de Salomão.

Roboão (Henrique Camargo), que vai ascender ao trono no lugar do pai, permitirá que Jerusalém seja invadida pelos egípcios. Eles vão levar não só ouro, mas algumas relíquias sagradas para os hebreus.

O episódio vai ser fundamental para que Jeroboão organize uma revolta com apoio de dez das doze tribos. Dessa forma, o reino foi dividido em dois –Israel, que agrupa as tribos de Rúben, Simeão, Zebulão, Issacar, Aser, Neftáli, Efraim, Manassé, Gad e Levi; e Judá, com Benjamim e Judá.

Sisaque na Bíblia

A invasão de Sisaque a Jerusalém é narrada pelo segundo livro de Crônicas. "Depois que Roboão se fortaleceu e se firmou como rei, ele e toda Israel abandonaram a lei do Senhor. Por terem sido infiéis, Sisaque, o rei do Egito, atacou Jerusalém no quinto ano do reinado", diz o 12º capítulo.

De acordo com as escrituras, o faraó levou "tesouros do tempo do Senhor e do palácio real, inclusive os escudos de ouro que Salomão havia feito".


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Reis e outras novelas.


Resumos Semanais

Novela Reis: Resumo dos próximos capítulos da trama da Record - 29/4 a 7/5

Segunda, 29/4 (Capítulo 300)
De amizade com Mazaab e Kéfira, Naamá prova de um costume das estrangeiras. Com Jerusalém em festa, Salomão fala sobre a sabedoria.
Terça, 30/4 (Capítulo 301)
Em Sabá, um convite especial chega à rainha. Afim de ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.