Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BALEADA EM TIROTEIO

Premonição de Salete se cumpre, e Fernanda morre em Mulheres Apaixonadas

RENATO ROCHA MIRANDA/TV GLOBO

Vannessa Gerbelli está encostada em carro e grita; há uma mancha de sangue na camiseta dela

Fernanda (Vannessa Gerbelli) é baleada em cena história e morre em Mulheres Apaixonadas

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 3/10/2023 - 17h05

Fernanda (Vannessa Gerbelli) morrerá após ser baleada em um tiroteio no Leblon em Mulheres Apaixonadas. A tragédia já vinha sendo prevista por Salete (Bruna Marquezine), que sonhou várias vezes com um anjo a preparando para a despedida da mãe. Já Téo (Tony Ramos) será atingido na cabeça e entrará em coma, mas sobreviverá na novela de Manoel Carlos.

A cena, originalmente exibida no capítulo 151 e que entrou para a história da telenovela brasileira, deve ir ao ar ainda em outubro na reprise do Vale a Pena Ver de Novo --a depender da edição da Globo.

Na sequência, três bandidos assaltarão um supermercado e entrarão em confronto com a polícia no meio do trânsito. O saxofonista e a ex-amante acabarão presos na troca de tiros.

Eles se abaixarão no carro, e o protagonista imediatamente se lembrará de uma fala de Salete. "O anjo disse que está chegando o dia que a minha mãe vai morrer. Eu quero que você ajude minha mãe. Não deixa ela morrer. Promete que não vai deixar minha mãe morrer?", disse a menina, aos prantos.

O ex-marido de Helena (Christiane Torloni) tentará sair do veículo com a ex-prostituta, mas levará um tiro na cabeça pouco depois e desmaiará. Já Fernanda será baleada no braço e no peito. Os dois serão levados em estado grave ao hospital.

Na escola, a personagem de Bruna Marquezine terá uma visão e gritará assim que a mãe for atingida. "Mãe... A minha mãe. Eu quero minha mãe", chorará a menina, deixando a professora preocupada.

Fernanda passará por uma cirurgia delicada e ficará internada durante alguns dias. Em seus últimos momentos de vida, ela contará toda a verdade sobre a relação com o músico para Helena. A morte da personagem também serviu como gancho para debater a doação de órgãos no Brasil.

Salete ficará sob guarda da avó, Inês (Manoelita Lustosa), e sofrerá horrores com as maldades da aproveitadora. Apenas no final do folhetim, Téo fará um exame de DNA e confirmará que é pai biológico da garota.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Gravação de tiroteio

Público acompanhou gravação de tiroteio

Bastidores

A cena do tiroteio foi considerada uma das mais emblemáticas e trabalhosas de Mulheres Apaixonadas. A gravação envolveu 400 profissionais, mais de 120 carros e cinco câmeras --incluindo uma panorâmica. A equipe de efeitos especiais preparou mais de 500 tiros de festim para a sequência.

Fotógrafos, moradores do bairro e pessoas que passavam pelo local pararam para assistir à gravação e aplaudiram os atores. "A maior dificuldade é você fechar uma rua do Leblon, um bairro completamente residencial, e mudar a rotina de um bairro", afirmou o diretor Rogério Gomes, em entrevista ao Vídeo Show (1983-2019).

Apesar da aglomeração ao redor, os transeuntes respeitaram os pedidos do diretor para não tirarem fotos --já que o flash tiraria o realismo da cena. Tony Ramos também valorizou a colaboração do público no dia.

"As pessoas pareciam tão dentro do projeto que eu vou contar uma passagem das mais emocionantes da minha carreira. No quarto e no quinto dias, os atores principais foram para a cena. O trabalho começava às 7h da manhã. Havia plateia, era como um circo romano, como se fosse uma arena", detalhou em depoimento ao Memória Globo.

A Fernanda recebeu o tiro, caiu. Eu também fui baleado. Silêncio na rua. O diretor pegou o microfone e falou: 'Para mim valeu, muito obrigado a todos!'. As pessoas começaram a aplaudir. Foi um momento absolutamente indescritível. Eu vi a compreensão popular, a cumplicidade popular, as pessoas acompanhando aquela novela, querendo ver aquela cena.

Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.