Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

CORAÇÃO INDOMÁVEL

Por sexo e drogas, Justiça veta novela mexicana do SBT para menores de 14 anos

REPRODUÇÃO/SBT

Os atores Ana Brenda Contreras e Daniel Arenas em Coração Indomável, se beijando. Daniel usa uma blusa branca e um cabelo formal, enquanto Ana Brenda está com um vestido amarelo e velho.

Ana Brenda Contreras e Daniel Arenas em Coração Indomável, no ar pela terceira vez no SBT

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 6/7/2021 - 13h21

Atualmente em sua terceira exibição no SBT, a novela mexicana Coração Indomável é o novo alvo do Ministério da Justiça. Na última segunda-feira (5), a trama exibida diariamente foi reclassificada para "não recomendada para menores de 14 anos". A emissora tem cinco dias úteis a partir da notificação para acatar a decisão.

O fato foi publicado no Diário Oficial da União. No documento obtido pelo Notícias da TV, o DPJUS (Departamento de Promoção de Políticas de Justiça) alega que recebeu denúncias por meio de sua ouvidoria de que a trama produzida em 2013 exibiu cenas inapropriadas para o horário em que vai ao ar --a partir das 17h15. O DPJUS, então, monitorou a exibição e comprovou as reclamações.

No relatório, são descritas cenas de sexo pesadas entre protagonistas e vilões do dramalhão, além de algumas imagens com drogas lícitas, como vinho ou cerveja, em um horário em que crianças podem estar assistindo. Também foram observadas cenas de agressões e assassinatos. Com isso, o parecer da reclassificação foi aceito.

O SBT tem até a próxima segunda-feira (12) para acatar a nova recomendação. Desde 2016, a Classificação Indicativa não interfere mais nos horários de programação --naquele ano, o STF (Supremo Tribunal Federal) considerou a prática inconstitucional. Pela regra antiga, Coração Indomável não poderia passar antes das 21h.

Agora o SBT precisa obrigatoriamente colocar o aviso de classificação na tela assim que a mexicana entrar no ar. Mas o que acontece normalmente neste casos é a emissora praticar uma "autocensura". Ou seja, cortar por si mesma cenas consideradas inadequadas para adaptar seu conteúdo para a faixa.

Coração Indomável é sucesso no SBT

Coração Indomável está no ar desde 24 de maio, em sua terceira exibição no SBT. Ela já foi atração em 2015 e 2018, e em ambas as reprises teve sucesso de audiência. A atual reprise varia entre 7 e 8 pontos na Grande São Paulo e disputa a liderança da grade com outra novela mexicana, a inédita Amores Verdadeiros (2013), como o maior Ibope diário da emissora de Silvio Santos.

Protagonizada por Ana Brenda Contreras e Daniel Arenas, Coração Indomável é um remake da clássica Marimar (1994), uma das produções da chamada "trilogia das Marias", com Thalia. No Brasil, Marimar teve seis exibições --cinco pelo SBT e uma pela CNT.

TUDO SOBRE

SBT


Leia também

Web Stories

+
Quem é Alanis Guillen? Conheça a Juma Marruá do remake de PantanalHarmonização facial e lente nos dentes: Veja antes e depois dos peões de A Fazenda 13Ex de Anitta e rei da pegação: Gui Araujo é o primeiro fazendeiro de A Fazenda 13Elenco, estreia e bastidores: Saiba tudo sobre o reboot de Um Maluco no PedaçoAgressão e barraco em festa clandestina: Veja histórico dos peões de A Fazenda 13

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

Você gostou do elenco de A Fazenda 13?