NOVELAVERSO
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Wilma (Renata Sorrah) em cena de Vai na Fé; vira e mexe, ela faz referências a outras novelas
Seja pela boca da famosa atriz Wilma Campos (Renata Sorrah) ou por referências mais discretas, Vai na Fé se esbalda com o extenso repertório de novelas da Globo. Produções mais antigas, como Anjo Mau (1976 e 1997), e mais recentes, como Um Lugar ao Sol (2021), já ganharam um espacinho no folhetim das sete. É como se todos os folhetins fizessem parte de uma mesma realidade, tal qual o Universo Cinematográfico da Marvel --só que bem mais antigo.
Se o primeiro filme do MCU (sigla em inglês para o universo da Marvel) foi lançado em 2008, as telenovelas já estão aí há 71 anos. Se considerarmos só a Globo, são 58 anos de produções, quase 300 obras. Não tem como a Marvel competir com um universo desse tamanho.
Mas, afinal, o que é o universo estendido? Bom, cada obra de ficção tem um universo próprio. Na realidade de Vai na Fé, por exemplo, há vários personagens, que interagem entre si. Na realidade de Pantanal (2022), pessoas viram onças e um velho encantado cuida de tudo.
No universo estendido, é como se tudo isso estivesse junto. Em diferentes locais e em diferentes formas (Pantanal pode ser uma novela dentro da realidade de Vai na Fé, por exemplo), e não necessariamente um vai encontrar com o outro, mas estão juntos.
Claro que isso é muito mais uma brincadeira dos espectadores e da autora Rosane Svartman do que uma verdade. É diferente do universo da Marvel e de Star Wars, em que os roteiristas trabalham com isso em mente. Mas se tem uma coisa que o noveleiro sabe fazer, como diria Gloria Perez, é voar.
O bom é que há muito material para a autora trabalhar. Nas redes sociais, ela prometeu que continuará trazendo referências ao seu texto. O Notícias da TV, por enquanto, separou quem já marcou presença nessas primeiras semanas de novela.
Alexia, de Salve-se Quem Puder, surgiu em Vai na Fé
Aqui, o universo expandido foi claro: Alexia (Deborah Secco) saiu de uma novela direto para outra. A atriz fez uma participação no primeiro capítulo da trama, como cliente do escritório de Lumiar (Carolina Dieckmann) e Ben (Samuel de Assis).
Ela até acabou com o final feliz de um dos casais queridinhos de Salve-se Quem Puder: durante o papo com a advogada, Alexia admitiu ter se divorciado de Zezinho (João Baldasserini). Também revelou ter se envolvido em um relacionamento abusivo após o término do casamento. Ela procurou os advogados justamente para denunciar Guto, o namorado que a agrediu.
Wilma citou frase de Gloria Perez
A obra de Gloria Perez já foi mencionada duas vezes na trama. Na primeira, Wilma citou uma fala da novela ao aconselhar Lui Lorenzo (José Loreto) a se afastar de Sol (Sheron Menezzes). "'Não jogue o grão na terra, porque a natureza do grão é crescer'. Você continua jogando!", disse ela, misteriosa.
"Shakespeare [1564-1616]?", questionou o filho. "Gloria Perez. O Clone. Eu teria feito uma linda Jade, mas acharam que eu estava muito velha pra o papel e sobrou para mim a oitava esposa do tio Ali [Stenio Garcia]. Nem nome tinha. De véu o tempo todo. Eu arrasei. Não existe pequeno papel para uma grande atriz", exibiu-se ela. Para constar, esse papel não existiu na novela. Tio Ali tinha apenas quatro esposas.
Alguns capítulos depois, Wilma despejou todo o seu rancor por perder o papel de Jade. "O único caminho que não tem mais volta é a morte", disse a mãe do cantor, durante uma discussão com Ivy (Azzy). "Eu vou morrer?", perguntou a moça. "Não, sua tola. Estava citando O Clone, da Gloria Perez. Maldita Giovanna Antonelli, roubou meu papel", esbravejou ela.
Supermercados Redentor apareceu em cena
A antecessora de Pantanal apareceu na forma de um "easter egg". O termo significa ovo de Páscoa, em inglês, mas também é o nome dado a segredos escondidos em programas --como as surpresas que vêm dentro dos ovos.
Na cena em questão, Ben colocava uma sacola de supermercado na bancada de sua cozinha e dava um beijo em Lumiar. O nome do supermercado é o ponto chave: Redentor. A mesma rede cuja administração causou tanto bafafá com Túlio (Daniel Dantas) e Christian/Renato (Cauã Reymond).
Bruna visitou a si mesma em outra novela
Carla Cristina Cardoso, que interpreta Bruna na novela das sete, pôde retomar um outro papel dela na TV. Ela se despedia de Kate (Clara Monenke), apressada, quando disse para onde estava indo: a barraquinha de Lulu, em Bom Sucesso. Lulu era sua personagem na novela que levava o nome do bairro.
Vitinho lembrou da icônica Carminha
Depois de tanto citar outras novelas, era de se esperar que Wilma falasse da icônica Carminha (Adriana Esteves). Mas foi Vitinho que citou a megera, ao ouvir uma frase da patroa. "A crueldade deliberada é imperdoável. É por isso que eu nunca, jamais fui culpada", declamou ela.
"Deixa eu adivinhar... Carminha, de Avenida Brasil? Acertei?", perguntou ele. "Não. Blanche Dubois [personagens fictícia da peça Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Wiliams (1911-1983)]."
Wilma lembrou de Anjo Mau ao ser bajulada
Anjo Mau não ganhou só uma citação. Uma cena da clássica novela foi reconstituída por inteiro, com direito a filtro preto e branco para fazer jus á época --a primeira versão foi lançada em 1976. Na realidade de Vai na Fé, Wilma e Fábio (Zécarlos Machado) viveram os protagonistas da trama, Nice e Rodrigo, papéis que pertenceram a Susana Vieira e José Wilker (1944-2014) na vida real.
As cenas foram exibidas como parte da memória da atriz, que tinha acabado de ser bajulada por Carlão (Che Moais). O motorista queria que ela revelasse o paradeiro da mulher dele. "Na versão original de Anjo Mau, o Rodrigo era um cafajeste. Bem parecido com o Fábio, inclusive. Mas você me parece um homem bom", avaliou ela.
Wilma lembrou de papel em Por Amor
Wilma também surrupiou o papel de Susana Vieira em Por Amor. Para delírio de Carlão, foi ela quem deu vida ao icônico papel de Branca. O pai de Jenifer (Bella Campos), noveleiro de plantão, não segurou a língua ao ser contratado como motorista da atriz. "Minha avó não ia acreditar que eu vou dirigir para Branca Letícia de Barros Mota", disse ele.
"Você lembra dessa novela? Por Amor", citou Wilma, puxando em seguida uma das tiradas da antagonista. "Mesmo uma mulher burra vale por dois homens", disparou ela. "A pobreza aproxima as pessoas, e a riqueza, afasta", completou o marido de Sol.
Quarto de Jenifer parece o de Neném
Nas redes sociais, há quem aponte que a casa em que Sol mora é a mesma da família de Neném (Vladimir Brichta) em Quanto Mais Vida, Melhor!. Parece bastante. O quarto de Jenifer, por exemplo, é idêntico ao do próprio Neném. Outras locações também são parecidas, como a mansão de Lui --semelhante à de Guilherme (Mateus Solano) na mesma novela.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Listen to "#133 - Bomba em Travessia: Ari pode ser o grande vilão da novela" on Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vai na Fé e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Vai na Fé: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 11 a 12/8
Sexta, 11/8 (Capítulo 179)
Emissora não vai divulgar o resumo.
Sábado, 12/8 (Capítulo 179)
Reapresentação do último capítulo.
Os capítulos de Vai na Fé são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio
Inscreva-se no canal do ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.