CECILIA DASSI
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Mirella (Cecilia Dassi) em cena de Alma Gêmea (2005); atriz abandonou as novelas e é psicóloga
Cecilia Dassi foi uma das atrizes mirins mais conhecidas na TV no fim dos anos 1990. Na adolescência, ela atuou em Alma Gêmea (2005) no papel de Mirella. A atriz ainda seguiu trabalhando em novelas até o início de sua vida adulta, mas tomou uma decisão: cursou Psicologia na faculdade e decidiu abandonar a carreira artística. Hoje, ela se dedica a atender pacientes e a produzir conteúdos para as redes sociais sobre sua área de especialização.
A atriz ficou famosa nacionalmente ao interpretar a personagem Sandrinha em Por Amor (1997) --a menina que sofria com o alcoolismo do pai, Orestes (vivido por Paulo José), conquistou o Brasil.
Nos anos seguintes, Cecilia seguiu contratada pela Globo e atuou em produções como Suave Veneno (1999), A Padroeira (2001) e O Beijo do Vampiro (2002).
Em Alma Gêmea, novela atualmente reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, Cecilia fez o papel de Mirella, uma moça que sempre viveu no luxo mas teve que aprender a se virar com muito menos sofisticação após a separação de seus pais. Ela se encantou por Felipe (Sidney Sampaio), e os dois formaram um casal.
Na Globo, a atriz ainda fez parte dos elencos das novelas Sete Pecados (2007), Três Irmãs (2008), Viver a Vida (2009) e da série A Vida Alheia (2010). Na entrada da década de 2010, no entanto, ela refletiu sobre a instabilidade da carreira artística e começou a se dedicar mais à Psicologia, uma área pela qual já tinha interesse.
"Queria outras possibilidades, pensar numa profissão que fosse uma alternativa. Porque eu sentia uma instabilidade nesse universo. A gente fica muito dependente de nos chamarem para trabalhar na Globo, não tem um sistema no Brasil em que a gente consiga viver de teatro de uma forma segura, tranquila", explicou, em entrevista ao Notícias da TV.
"Isso sempre foi uma coisa que me incomodava, não sou daquelas superdesligadas e desapegadas, que fala 'Qualquer coisa vou vender minha miçanga na praia'. Sempre quis ter minha segurança, minha família, sempre foram valores importantes para mim", complementou.
Cecilia começou a faculdade como um plano B, quando ainda tinha contrato com a Globo. No entanto, ela passou a gostar mais da perspectiva de se tornar psicóloga do que de continuar buscando trabalhos como atriz, e enfim a transição de carreira aconteceu. O último papel dela foi no filme Gonzaga: De Pai pra Filho (2013).
Desde 2014, Cecilia se dedica a atender seus pacientes e também a falar sobre psicologia em posts em suas redes sociais. Hoje, ela tem mais de 300 mil seguidores em seu perfil no Instagram.
"Minha missão de vida é alcançar o maior número de pessoas com autoconhecimento, com autorrealização, autoaperfeiçoamento, melhoria da qualidade de vida", afirmou.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Alma Gêmea: Capítulo da novela da Globo - 6/12
Sexta, 6/12
Serena diz não ter medo das ameaças de Cristina, pois confia num poder superior. Cristina a ironiza, recusa seu perdão e esbofeteia Serena. Terê consegue se esconder de Cristina. Adelaide convence Rafael a dar joias menos valiosas a ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.