Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VIDAS BRASILEIRAS

Pela primeira vez em duas décadas, Malhação adaptará novela estrangeira

Divulgação/ICI Télé

Atrizes Karine Vanasse (à esq.), ex-Revenge, e Madeleine Peloquin em cena da novela 30 Vies - Divulgação/ICI Télé

Atrizes Karine Vanasse (à esq.), ex-Revenge, e Madeleine Peloquin em cena da novela 30 Vies

DANIEL CASTRO e LUCIANO GUARALDO

Publicado em 16/8/2017 - 5h15

Depois de ter uma temporada com uma inédita trama ambientada em São Paulo, Malhação irá buscar inspiração em um texto estrangeiro. A próxima temporada da novela teen da Globo será uma adaptação de 30 Vies (30 Vidas), novela canadense que ficou no ar de 2011 a 2016 e concorreu três vezes ao Emmy Internacional de telenovela.

Apesar da raiz gringa, a 26ª temporada de Malhação se chamará Vidas Brasileiras. A estreia está prevista para março do ano que vem.

Cada uma das 11 temporadas de 30 Vies girava em torno de um professor do ensino médio que precisava ajudar seus alunos com problemas que iam de dramas típicos da adolescência a problemas mais sérios, como vício em drogas e abuso sexual.

Os dilemas de cada aluno duravam entre uma ou duas semanas, estrutura que se repetirá em Malhação. A produção da Globo trará histórias quinzenais sobre problemas sociais brasileiros e, principalmente, da adolescência no país.

Com tramas mais curtas, que se resolviam em até oito capítulos, 30 Vies pôde abordar diversos temas espinhosos. Logo na semana de estreia, a professora de francês Gabrielle Fortin (Marina Orsini) precisou lidar com Dominique Veilleux (Antoine Pilon), um aluno alcoólatra.

Malhação, por outro lado, evitou tratar do consumo de álcool entre adolescentes durante 24 temporadas _só neste ano, com Viva a Diferença, incluiu o tema alcoolismo na discussão por meio do personagem MB (Vinicius Wester).

Outros problemas enfrentados pelos professores de 30 Vies incluem a participação dos jovens alunos em gangues, xenofobia com imigrantes árabes, abuso sexual, paixão por uma prostituta, HIV, automutilação, paralisia cerebral, seitas religiosas, agressão doméstica, romance lésbico, depressão e déficit de atenção.

Em suas três indicações ao Emmy Internacional, 30 Vies foi superada por novelas brasileiras. Em 2013, perdeu para Lado a Lado; no ano seguinte, para Joia Rara; e, em 2016, para Verdades Secretas. A obra canadense, no entanto, é recordista em indicações na categoria: foi a única telenovela a concorrer três vezes.

O texto de Fabienne Larouche será adaptado por Patrícia Moretzsonh, que volta à novela adolescente que ajudou a criar, em 1995. Ela cuidou dos roteiros de Malhação da estreia até 2000, voltou de 2007 a 2009 e em 2013. 

Patrícia contará com a supervisão de Daniel Ortiz, autor de Alto Astral (2014) e Haja Coração (2016), com a qual a escritora colaborou. A direção ficará com Natália Grimberg. O elenco já está sendo escolhido. 

Resumos Semanais

Resumo da novela Malhação: Capítulo de 28 de janeiro

Sexta, 28/1 (Capítulo 263)
Lobão convoca Gael para lutar pela libertação de Karina. A escola pega fogo, e Pedro foge com a namorada. Gael e Lobão lutam no meio das chamas. Duca e Nat salvam Gael. Lobão é socorrido por ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.