Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Metamorfose

Para se livrar de gay, ator da Globo adota técnica de transe e luta boxe

Montagem/Divulgação

Rainer Cadete nas versões como Visky e Celso; ator passou por tranformação - Montagem/Divulgação

Rainer Cadete nas versões como Visky e Celso; ator passou por tranformação

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 5/2/2016 - 5h42

O escandaloso e afeminado Visky da novela Verdades Secretas voltou para o armário. O gay saiu do corpo de Rainer Cadete para dar lugar ao machista Celso de Eta Mundo Bom! em um processo de transição que teve de ser rápido. O ator emendou um trabalho no outro e, para perder as afetações de Visky, teve de adotar uma técnica de transe, passar por fonoaudióloga, engordar e lutar boxe. Tudo isso para que seu corpo e voz mudassem muito em menos de três meses. 

“Para fazer ele [Visky] cantar para subir, eu fui para Nova York fazer um curso com professores que desenvolveram a técnica da Stella Adler [atriz e professora de interpretação norte-americana], que é bem interessante. Em uma espécie de transe, eu mandei o Visky embora e o Celso entrou. Foi muito emocionante, um exercício lindo. Pode parecer uma loucura, mas tem muito significado porque esses personagens, para mim, realmente existem”, conta Cadete.

Além do transe para se livrar do personagem afetado, que tinha uma cabeleira, andava de salto alto e pintava as unhas, o ator engordou para ficar mais másculo em cena. De quebra, foi lutar boxe para perder o requebrado que ganhou com o booker da novela das onze. “Expandi seis quilos, ou ‘enfortei', como você preferir, porque não foi só engordar. Fiz muitas aulas de dança de salão e de boxe. O Celso não luta, mas o boxe me ajudou a criar um corpo diferente do Visky, sem soltar o quadril.”

Sem improviso

Antes de Eta Mundo Bom! estrear na Globo no mês passado, Cadete e todo o elenco da novela das seis tiveram encontros para entender a linguagem da trama, que se passa nos anos 1940. “É minha primeira novela de época, e isso foi essencial porque os personagens falam de uma forma diferente da nossa. A gente vai, cada vez mais, encurtando o português, e temos de tomar cuidado para falar aquele português da década de 40.”

Segundo o ator, o autor Walcyr Carrasco criou praticamente um dialeto na novela das seis, o que torna a improvisação mais difícil. “Não estamos no nosso lugar comum, temos de falar exatamente o que está no texto para não torná-lo contemporâneo”, comenta. 

Outro trabalho desenvolvido foi em cima de sua entonação de voz. O ator revela que fez a preparação com a fonoaudióloga Rose Gonçalves, que já o acompanha há três trabalhos. “A ideia é mudar, gosto de me olhar no espelho enquanto personagem e não me ver. Busco ferramentas para isso. A voz é uma delas, a outra é o corpo.”

reprodução/tv globo 

Bianca Bin (Maria) em cena com Rainer Cadete (Celso) em Eta Mundo Bom!

Celso é um bon vivant, de caráter duvidoso, mas não é tão vilão quanto sua irmã, Sandra (Flávia Alessandra). Eles são cúmplices e, mais para  a frente, ela ficará uma fera com o irmão ao vê-lo se apaixonar por Maria (Bianca Bin) e mudar suas atitudes. Por enquanto, o personagem continuará nessa relação de gato e rato com a empregada.

Celso é o terceiro personagem seguido de Cadete em novelas de Walcyr Carrasco. Ele fez o advogado bonzinho Rafael, em Amor à Vida (2013). No ano passado, foi a vez de Visky, de Verdades Secretas. “Quero continuar a emendar um trabalho no outro. Sucesso vem da palavra suceder, enquanto eu tiver fazendo isso, acho que estou em busca do sucesso”, filosofa.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.