Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

RETRATO MALDITO

Pantanal: Após traição, Velho do Rio fica furioso com Jove e faz feitiço macabro

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Osmar Prado caracterizado como Velho do Rio. Ele usa o cabelo e a barba longas, e veste chapéu de palha e casaco de couro. O rosto está parcialmente iluminado pelo sol, mas o chapéu faz sombra na área dos olhos

O Velho do Rio (Osmar Prado) perderá sua calma habitual ao ser traído por Jove (Jesuita Barbosa)

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 5/7/2022 - 5h00
Atualizado em 5/7/2022 - 7h25

O Velho do Rio (Osmar Prado) salvou a vida de Jove (Jesuita Barbosa) em Pantanal, mas receberá uma "punhalada" do neto como retribuição. Ingrato, o rapaz não só tirará uma foto do encantado, como mentirá sobre o feito na caradura. Ele revelará o registro mesmo após ter prometido ao avô que não o faria na novela das nove da Globo. A entidade, então, terá de apelar para um feitiço: ele borrará o próprio rosto na imagem.

A traição do jovem será um baque forte para a encantado, que fez de tudo para auxiliar o urbanoide --enquanto sequer conversou com o outro neto, Tadeu (José Loreto). O patriarca dos Leôncio não só ajudou o aspirante a peão a se adaptar à vida pantaneira, mas ainda fez o papel de cupido entre ele e Juma (Alanis Guillen).

A mocinha, inclusive, só aceitou ter um filho do namorado por causa dos conselhos da entidade. Mas Jove não pensará em nada disso quando decidir provar a José Leôncio (Marcos Palmeira) que o ser mítico realmente existe.

Ele até terá uma intenção boa --aplacar a saudade que assola o fazendeiro há mais de 20 anos--, mas quebrará a cara ao eleger os piores meios possíveis para atingir seu objetivo.

Em cenas que irão ao ar a partir do próximo dia 11, o aspirante a fotografo encontrará o guardião do Pantanal e tirará uma foto dele. A ideia será mostrar o registro a José Leôncio, que não consegue acreditar na existência do homem-sucuri. Muito menos comprar a ideia de que o encantado é uma versão mais velha de seu pai, Joventino (Irandhir Santos).

O sobrinho de Irma (Camila Morgado), porém, dará de cara com a parede.  Ele levará uma invertida até de Juma quando comentar seu plano. Seguidora fiel da palavra do Velho do Rio, ela exigirá que o namorado não revele a fotografia. Aí é que o bicho pegará para Jove: o próprio encantado dará as caras na "reunião de condomínio".

Jove (Jesuita Barbosa) quebrará a cara com retrato de Velho do Rio (Osmar Prado) em Pantanal

Jove quebra a cara com retrato de entidade

O misterioso também fará o neto jurar que não dará seguimento ao plano. Para provar seu ponto, o rapaz entregará ao homem-sucuri o filme --na trama, ele usa uma câmera analógica, e não uma digital. A questão é que ele "presenteará" o avô com um filme qualquer, e não o que tem a imagem da entidade gravada.

Luz mágica no rosto da entidade

Mais tarde, ansioso para mostrar a imagem, o caçula cantará vitória para José Leôncio. Juma, que ouvirá as palavras do namorado, ficará furiosa. Ela jurava que o namorado havia apagado o registro e perderá a cabeça com a traição de confiança. Por isso, a mulher-onça abandonará a fazenda do sogro pela segunda vez.

Jove, no entanto, chegará ao fundo do poço quando revelar a foto: a imagem do Velho do Rio estará envolta em uma luz que não permitirá ver seu rosto. O "rei do gado" se convencerá de que a entidade não existe e proibirá o filho de sequer citar o nome do Velho do Rio.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. 


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#108 - Pantanal: José Lucas passa dos limites e enfrenta fúria de Maria Marruá!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Últimas de Novela Pantanal


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 8 a 20/8

Segunda, 8/8 (Capítulo 115)
José Leôncio avisa Guta e seus irmãos que deseja falar com Tenório antes de responder sobre a possível sociedade com eles. Filó pede que Zefa não faça Tadeu sofrer. Trindade confessa a Irma que sente que ... Continue lendo

Leia também

Enquete

Qual o personagem mais chato de Pantanal?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.