Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Última congelada

O Tempo Não Para: Escrava desperta e revela segredo do passado de dom Sabino

João Miguel Júnior/TV Globo

Cairu (Cris Vianna) será a última ex-congelada a acordar em O Tempo Não Para - João Miguel Júnior/TV Globo

Cairu (Cris Vianna) será a última ex-congelada a acordar em O Tempo Não Para

ODARA GALLO

odara@noticiasdatv.com

Publicado em 5/9/2018 - 5h15

Cairu (Cris Vianna) vai despertar do transe de 132 anos para causar tumulto na vida de dom Sabino (Edson Celulari). A escrava de personalidade forte de O Tempo Não Para se adaptará facilmente à vida de mulher livre e voltará ao convívio da família do fazendeiro disposta a revelar um segredo muito bem guardado sobre o filho não reconhecido por ele.

Diferentemente dos outros negros que faziam o serviço pesado para os Sabino Machado, Cairu era uma escrava mina, nome dado às serviçais que se destacavam pela beleza e desenvoltura. Ela, inclusive, tinha posses de imóveis e até outros escravos em seu nome.

A personagem de Cris Vianna será a última a sair do estado de inércia devido à pressão de Amadeu (Luiz Fernando Guimarães), mas não aceitará ficar no laboratório e partirá para a pensão de Coronela (Solange Couto) para se juntar aos outros ex-congelados.

A dona da pensão e sua funcionária, Januza (Bia Montez), ficarão surpresas com a postura de Cairu, que dará ordem para ambas como se fosse uma rainha. "Me traz água limpa, mulher", mandará ela. "Se avie, criatura!", emendará, autoritária.

"Fala direito com as pessoas, Cairu", repreenderá Damásia (Aline Dias). "Não sou que nem vocês, que são livres, mas continuam aqui, servindo o sinhô e a sinhá", retrucará a mandona. "A gente não tem outro lugar pra ir", explicará a jovem.

Cairu, então, provocará Cecílio (Maicon Rodrigues) ao comentar sobre a paternidade dele, que dom Sabino fez de tudo para abafar. "E você, Cecílio? Já tomou o que é teu por direito?", questionará ela. "O que que é meu por direito?", rebaterá o rapaz.

"Tudo. Você tem o sangue do velho", responderá a última ex-congelada. "Cala a boca, mulher! Esse assunto é proibido!", Damásia lembrará. "Tudo que é dele é teu", insistirá Cairu. "Não sei de nada disso, não. Você continua tinhosa, enredadeira. Quando é que vai criar juízo?", reclamará Cecílio.

"Quando você criar vergonha nessa cara preta. Porque a cara é preta, mas o sangue é branco", alfinetará a escrava provocadora. "Você despertou pra semear discórdia, é?", disparará Damásia, preocupada, na cena prevista para ir ao ar no capítulo do dia 22 em O Tempo Não Para.

O assunto voltará à tona no primeiro encontro da ex-escrava com dom Sabino após despertar. "O sinhô abandonou ele à própria sorte", acusará ela sobre o filho bastardo. "Sempre olhei por meu filho", retrucará o personagem de Edson Celulari. "De que jeito? Deixou ele virar tigre! Escravo da pior qualidade, aquele que carrega no lombo as porcarias", enfrentará Cairu.

"Basta! Estou avisando, Cairu! Deixe Cecílio fora disso", disparará o pai de Marocas, sem saber que Cecílio estará ouvindo a conversa escondido. "Quanta raiva corre por suas veias", emendará o fazendeiro. "Raiva? O sinhô não viu nem a metade", encerrará ela.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos sobre sua novela preferida!


Resumos Semanais

Resumo dos capítulos da novela O Tempo Não Para - Notícias da TV

Sábado, 26/1 (Capítulo 155)
Resumo do capítulo não será divulgado pela emissora. Segunda, 28/1 (Capítulo 156)
Resumo do capítulo não será divulgado pela emissora. Os capítulos de O Tempo Não Para são fornecidos pelas emissoras; sujeitos a alteração sem aviso ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.