FAMÍLIA PROBLEMÁTICA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Giuseppe (Emilio Orciollo Netto) em cena de O Rei do Gado; ele causará desconforto no tio
Sem saber de metade das tretas que rondam sua nova família, Giuseppe (Emilio Orciollo Netto) fará uma pergunta indiscreta em O Rei do Gado. No meio de um jantar de família, ele questionará Geremias, interpretado por Raul Cortez (1932-2006), sobre o destino de sua tia Giovanna (Leticia Spiller). O fazendeiro tentará esconder seu ódio, mas cortará o sobrinho e o deixará sem graça na novela reapresentada pelo Vale a Pena Ver de Novo.
A questão minará a conversa animada da família, repleta de lembranças e fotos antigas. Giovanna, afinal, foi a grande decepção dos Berdinazzi. Ela largou todos eles para se unir a um Mezenga e nunca mais deu as caras. Fruto dessa relação, Bruno (Antonio Fagundes) despreza a família materna e se recusa até a usar o sobrenome Berdinazzi.
Giovanna morreu sem dar as caras, e Geremias nunca a perdoou pela fuga. Por outro lado, o rei do café e do leite fez muito pior com pessoas de seu próprio sangue. Em vez de abandonar a família para viver um grande amor, ele falsificou a assinatura da mãe para se apropriar do terreno da família e ainda roubou o próprio irmão, Giácomo Guilherme (Manuel Boucinhas), que morreu na miséria.
Será isso que mais o incomodará na conversa. Ele até se ressente de Giovanna, mas a memória dela ecoará seus próprios erros. Abalado, o veterano encerrará a conversa e quase expulsará os familiares da mesa. Judite (Walderez de Barros), que terá previsto o climão, por pouco não desmaiará de medo no folhetim de Benedito Ruy Barbosa.
Ela ficará abalada assim que o recém-chegado soltar a pergunta. "O tio não tinha uma sorella que se chama Giovanna?", perguntará ele. "Sí, ele tinha uma sorella, uma irmã que se chamava Giovanna, que fugiu com um maledetto pra se casar", responderá o ricaço, a contragosto.
"Aquele que o tio me mostrou o retrato lá na Itália? Donde está tia Giovanna? É viva?", insistirá o rapaz, sem noção. "No, é morta, e io não quero falar disso agora, vale", retrucará o patriarca dos Berdinazzi. "Minha nona Gema contava pra mio padre que nono Bruno falava que se voltasse vivo daquela maledetta guerra ia juntar os dois", continuará o italiano, referindo-se à Segunda Guerra Mundial (1939-1945). "Eu já disse que não quero falar disso agora", rebaterá o personagem de Raul Cortez.
Mas nem isso fará o jovem calar a boca. "Mas é vero que eles estavam casados, tio, e que a família separou?", insistirá, mais uma vez, Giuseppe. "Si, é vero, é vero, é vero. Maledetto do Enrico Mezenga [Leonardo Brício] casou com nostra irmã, nostra sorella, para fugir da guerra, e quem foi no lugar dele pra morrer lá foi o meu irmão Bruno, o teu avô, capisce?", dirá o veterano, irritado.
O recém-chegado não calará a boca, e o tio ficará cada vez mais irritado --especialmente depois do bafafá que terá causado o rompimento com Rafaela (Gloria Pires). De saco cheio, ele sairá da sala e o largará sozinho.
Ainda assim, será Giuseppe quem herdará a fortuna da família. No final, Geremias decidirá dividir seu patrimônio entre o italiano e, surpreendentemente, seus sobrinhos-netos: Lia (Lavinia Vlasak) e Marcos (Fabio Assunção).
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Luís Fernando Carvalho, a novela rural, exibida originalmente em 1996, conta a saga de Bruno Mezenga, eterno rival dos Berdinazzi.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em O Rei do Gado e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
O Rei do Gado: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo
Os capítulos de O Rei do Gado são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio. Veja abaixo o resumo dos próximos capítulos, com o que vai acontecer na novela do Vale a Pena Ver de Novo, ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.