Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TRAMA DE 1983

O que significa Pão-Pão, Beijo-Beijo? Nome de novela foi ordem de diretor

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Os atores Elizabeth Savalla e Edwin Luisi lado a lado, durante gravação da novela Pão-Pão, Beijo-Beijo, ela com mão no ombro dele, ambos sérios; foto em preto e branco

Elizabeth Savalla e Edwin Luisi em Pão-Pão, Beijo-Beijo (1983); novela estreou no canal Viva

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 19/5/2022 - 6h20

Telespectadores mais jovens que se depararem com a reprise de Pão-Pão, Beijo-Beijo (1983), no ar desde segunda (16) no canal Viva, podem se perguntar: afinal, de onde vem e o que quer dizer esse título esquisito? O nome da novela é uma variação da expressão pão, pão, queijo, queijo, modificada de acordo com ordem de um poderoso diretor da Globo. 

Atualmente em desuso na língua portuguesa falada no Brasil, pão, pão, queijo, queijo era uma expressão que se referia a algo que estivesse ou deveria estar bem esclarecido, com franqueza, em pratos limpos. 

Na época em que a novela estava em desenvolvimento na Globo, o primeiro título de trabalho foi O Condomínio. Em seguida, a emissora cogitou o nome Sanduíche de Coração --que acabou sendo o título da música de abertura, feita por encomenda pelo grupo Rádio Táxi, em alta na época. 

A ideia de Pão-Pão, Beijo-Beijo, no entanto, foi uma ordem de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então diretor artístico e de Operações da Globo. Segundo depoimento do autor Walther Negrão ao livro Biografia da Televisão Brasileira, Boni fez essa exigência "só porque uma amiga da mulher dele vendia sanduíche na praia, e a abertura mostraria isso". 

A vinheta de abertura da novela mostra a preparação de um sanduíche, com pão em formato de coração e ingredientes como ovo, alface, tomate e pepino. No final, o lanche é oferecido a uma moça de biquíni na praia. 

Nada na trama de Pão-Pão, Beijo-Beijo se refere a sanduíche natural ou venda de sanduíche na praia (como aconteceu em Vale Tudo, em 1989, por exemplo). 

Confira a abertura da novela:

TUDO SOBRE

Boni

Canal Viva


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.