Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

O Outro Lado do Paraíso: Clara denuncia trabalho escravo para Sophia ser presa

Raquel Cunha/TV Globo

Clara (Bianca Bin) armará plano para ex-sogra ser presa na novela das nove da Globo  - Raquel Cunha/TV Globo

Clara (Bianca Bin) armará plano para ex-sogra ser presa na novela das nove da Globo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 5/12/2017 - 16h27

Clara (Bianca Bin) ganhará um aliado para colocar Sophia (Marieta Severo) atrás das grandes em O Outro Lado do Paraíso. A mocinha ajudará Mariano (Juliano Cazarré) e descobrirá que os garimpeiros vivem em condições de trabalho escravo. Ela armará uma denúncia para paralisar a exploração de esmeraldas em suas terras e ver a rival ser presa.

As cenas estão prevista para irem ao ar na última semana do ano. Clara ficará ainda mais revoltada com a ex-sogra porque Sophia vai tentar dopá-la com uma droga para mais uma vez trancá-la em um manicômio. A personagem de Bianca Bin escapará do novo golpe e contará tudo a Patrick (Thiago Fragoso).

"Clara fala tanto em vingança. A primeira que tem que tirar do caminho é a Sophia. Conhece as minas? Devem ser como qualquer outra. Essas minas não seguem as leis trabalhistas. Obrigam os homens a trabalhar por nada. Vamos conseguir provas das condições de trabalho dos garimpeiros. Denuncie a Sophia por trabalho escravo. Você interdita as minas e bota a Sophia na cadeia", falará o advogado. 

"Eu não conheço tanto de leis. Os garimpeiros têm liberdade para ir e vir. Por que você fala em trabalho escravo?", perguntará a mocinha. "O trabalho escravo é identificado por várias situações ilegais. Por exemplo, se a pessoa, no caso o garimpeiro, fica com dívidas com o patrão. Dívidas que nunca consegue saldar e que o obrigam a continuar trabalhando", explicará Patrick.

A essa altura da trama, Mariano quase terá aceitado um dinheiro de Clara. Ele ficará desesperado quando receber notícias de que sua mãe está doente e precisa fazer uma cirurgia com urgência. Sophia se negará a dar a grana como adiantamento, mas Clara será solidária mesmo sem conhecer o garimpeiro direito. 

Conversa secreta
A mocinha comentará isso com Patrick. Ela conhecerá Mariano porque ele vai namorar Cleo (Giovana Cordeiro), a neta de Mercedes (Fernanda Montenegro).

"Eu falei com um garimpeiro. Ele estava furioso com a Sophia. Havia um problema de dinheiro, mas ele falou rapidamente", comentará Clara. "Tem seu contato? Suspeito que trabalham em condições inadequadas. Mas preciso ter certeza", avisará Patrick.

"Sempre fui contra sua vingança. Mas defender esses homens, seus direitos, me faz bem", dirá o advogado. "Do jeito que a Sophia gasta, será um susto para ela. Ficar sem as esmeraldas! Sim, quero interditar a mina", responderá Clara.

Clara, então, marcará um encontro secreto com Mariano. Diante de questionamentos como registro em carteira de trabalho e outros benefícios, o chefe do garimpo dará risada. "Brincou. Garimpeiro registrado? Essas perguntas todas são pra prejudicar a Sophia?", indagará o personagem de Cazarré.

Exploração de garimpeiros
Clara não mentirá e explicará o motivo pelo qual tem raiva da ex-sogra. "Eu também tenho minhas contas pra acertar com ela. Vou te dizer. Esmeralda a gente garimpa com dinamite. Se arrisca e ganha uma miséria...", falará Mariano.

Ele detalhará problemas que o público já terá visto na novela, como moradia, roupas e alimentação superfaturadas no garimpo. Sophia explorará os garimpeiros e até promoverá jogatinas para deixá-los mais endividados.

"O que a Sophia faz pode ser considerado trabalho escravo. É o suficiente para interditar as minas e botar a Sophia na cadeia", concluirá Patrick. "Interditar as minas. Estancar a fonte de dinheiro que ela tem e cadeia", vai comemorar Clara.


Confira cinco reportagens especiais sobre O Outro Lado do Paraíso:

De mimada a 'bicha pão com ovo': os sete mais odiados de O Outro Lado
Clara rejeitada e prisão de pedófilo levaram fãs da novela à loucura
De mocinha sem sexo a pacto com a morte: o fantástico mundo de Walcyr Carrasco
'A primeira tesourada é inesquecível', diz atriz que interpretou vilã da trama
Chega de achincalhar: cinco vezes em que O Outro Lado arrasou

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.