FEBRE DO PÂNTANO

Novo Mundo: Preso feito bicho, Ferdinando deixa índios chocados com milagre

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Ricardo Pereira caracterizado como Ferdinando em cena de Novo Mundo

Ricardo Pereira interpreta o botânico Ferdinando na novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão

DANIEL FARAD - Publicado em 22/05/2020, às 16h30

Capturado como um animal pelos índios, Ferdinando (Ricardo Pereira) conquistará a confiança de Ubirajara (Allan Souza Lima) em Novo Mundo. Com os seus conhecimentos em botânica, o português deixará os tucarés abismados ao salvar a vida de Jurema (Jurema Reis) milagrosamente --ela cairá de cama ao contrair febre do pântano.

Escondido nas terras que dom Pedro (Caio Castro) doou aos silvícolas, o naturalista será condenado à morte pelo líder indígena. Piatã (Rodrigo Simas) e padre Olinto (Daniel Dantas) também serão expulsos da tribo por acobertarem a presença do homem branco e sua relação com Jacira (Giullia Buscacio).

Mesmo com o pescoço a prêmio, o estudioso não pensará duas vezes antes de oferecer os seus préstimos ao personagem de Allan Souza Lima. A princípio, o chefe do clã resistirá em deixar o estrangeiro se aproximar de sua companheira, mas entrará em desespero quando o pajé Tibiriçá (Roney Villela) assumir que não conhece nenhuma erva capaz de abaixar a temperatura de Jurema.

"Ferdinando conhece planta, pode ajudar. Pajé não conhece doença de branco", insistirá a jovem guerreira, que rapidamente ganhará o apoio do curandeiro. "Jurema doente. Se existe ajuda, cacique ter que pedir", exigirá o guia espiritual da aldeia.

Com uma lança nas mãos, o mandachuva surpreenderá o intelectual de Ricardo Pereira. "Não, cacique, não faça isso", implorará ele nas cenas que serão exibidas a partir do próximo dia 30 no folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Ferdinando (Ricardo Pereira) descobre que planta milagrosa cresce no túmulo de sua mulher


Mal dos trópicos

A contragosto, o líder indígena usará a sua arma para cortar as cordas que atam as mãos de seu prisioneiro. "Quer dizer que estou livre? Obrigado, muito obrigado. Mas por que mudou de ideia?", questionará o marido de Letícia (Maria João). "Ubirajara precisar de Ferdinando", revelará ele.

"Claro, cacique, estou aqui para ajudar. Já tinha dito isso antes, mesmo que continuasse preso. Vamos, eu vou examinar a Jurema", concordará o lusitano. Ele então mandará Jacira correr até a sua gruta para colher algumas mudas da erva que nasce no túmulo de sua mulher.

Após consumir a beberagem, Jurema recobrará as suas forças, para o espanto de todos os tucarés. Agradecido com o "milagre", Ubirajara devolverá todas as pesquisas de Ferdinando e o deixará voltar para a corte em segurança na novela das seis que a Globo reprisa por causa da pandemia do novo coronavírus.


Além de acompanhar as notícias de Novo Mundo aqui no site, inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em outras novelas.

Últimas de Novo Mundo

Resumos semanais

Resumo da novela Novo Mundo: Capítulos de 6 a 15 de agosto

Quinta, 6/8 (Capítulo 112)
Bonifácio e Joaquim se prontificam a descobrir quem enviou as cartas para Leopoldina. Anna consegue uma prova contra Thomas e a entrega para Joaquim. Fred amarra Elvira no mastro do navio. Diara pede ajuda a ... Continue lendo

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Qual é seu programa favorito gravado na quarentena?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook