Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Estreia

Nova novela da Band, Ezel recria clássico da vingança com cenas sangrentas

Reprodução

Kenan Imirzalioglu interpreta Omer, que volta para se vingar como Ezel, sua nova identidade - Reprodução

Kenan Imirzalioglu interpreta Omer, que volta para se vingar como Ezel, sua nova identidade

ODARA GALLO

Publicado em 7/11/2016 - 5h37

A Band estreia nesta segunda-feira (7) a novela turca Ezel, baseada no livro O Conde de Monte Cristo, lançado em 1844 por Alexandre Dumas, um clássico da vingança da na literatura que já inspirou novelas como Avenida Brasil (2012).

Produzida em 2009 e já exibida em 22 países, Ezel se desenha na mudança de identidade e desejo de vingança do protagonista, Omer (Ismail Filiz/Kenan Imirzalioglu), e abusa de cenas de violência, como assassinatos e torturas. Para exibi-la às 22h20 e obter a classificação indicativa de 12 anos, a Band teve que amenizar as sequências sangrentas.

Na história, Omer vai preso ao ser vítima de uma armação de sua namorada, Eysan (Cansu Dere), e seu melhor amigo, Cengiz (Ygit Ozener). Após ficar quatro anos na cadeia, um incêndio dá a chance ao rapaz de retomar a vida de onde parou com uma nova identidade. Dado como morto, se submeterá a cirurgias plásticas para não ser reconhecido e ressurgirá como Ezel.

A personalidade bondosa de antes dará lugar a um homem frio, ambicioso e vingativo, que fará de tudo para destruir aqueles que o prejudicaram no passado. Ezel seguirá firme em sua ideia de vingança até reencontrar Eysan e sentir a paixão de antes reacender. Cansu Dere, que interpreta a namorada traidora do protagonista, é um rosto conhecido do público: ela é a protagonista de Sila: Prisioneira do Amor.

reprodução

Ismail Filiz (Omer) em cena da primeira fase em que o protagonista sobrevive a incêndio

Inspiração
A fórmula que une protagonista preso injustamente, mudança de identidade e desejo de vingança, presente do clássico da literatura francesa escrito por Alexandre Dumas, já inspirou vários folhetins antes e depois da primeira exibição de Ezel, em 2009, na Turquia.

O livro conta a história do marinheiro Edmond Dantés, que é preso injustamente, vítima de um complô que contou com ajuda de seu melhor amigo, Danglars. Anos mais tarde, ele assume nova identidade e volta para se vingar.

Confira outras três novelas que se inspiraram em O Conde Monte Cristo:

renato rocha miranda/tv globo

Marcos Paulo (Miguel Arcanjo) em cena de Começar de Novo, exibida em 2004 e 2005

Começar de Novo
Na trama de Antonio Calmon e Elizabeth Jhin, exibida pela Globo entre agosto de 2004 e abril de 2005, Miguel Arcanjo (Marcos Paulo) foi vítima de uma armação de Lucrécia (Eva Wilma), que mandou capangas impedirem a fuga de sua filha Letícia (Natália do Vale) com o protagonista.

A vilã conseguiu separar o casal, e o rapaz foi dado como morto. Sem memória, ele passou a viver com uma nova identidade na Rússia, e seu amigo Ivan Mishkin (Emiliano Queiroz) manteve a farsa para protegê-lo. Depois de 30 anos, Miguel, que passou a ser chamado de Andrei, resolve voltar ao Brasil para descobrir a verdade sobre seu passado que insiste em perturbá-lo em forma de pesadelos.

Ao saber que foi vítima de uma armação, ele começa a arquitetar o plano de vingança contra seus algozes.

João Miguel Júnior/tv globo

Débora Falabella interpretou a vingativa Nina na novela Avenida Brasil, de 2012

Avenida Brasil
Lançado em 2012, o folhetim de João Emanuel Carneiro, à época, foi exaustivamente comparado com a série americana Revenge, exibida no Brasil pela Sony, e que também teve a trama de O Conde de Monte Cristo como pano de fundo. Na versão brasileira, Rita (Débora Falabella) trocou de identidade para virar Nina e se infiltrar na casa de Carminha (Adriana Esteves) e vingar a morte do pai.

A vilã, que foi madrasta da protagonista e não a reconheceu depois de adulta, admitiu Nina como sua cozinheira e depois enfrentou sua fúria.

joão miguel júnior/tv globo

Grazi Massafera (Ester) e Cassiano (Henri Castelli) eram os protagonistas de Flor do Caribe

Flor do Caribe
Em 2013, a Globo exibiu mais uma história inspirada no livro de Dumas. Flor do Caribe, escrita por Walther Negrão, apresentou o piloto Cassiano (Henri Castelli), apaixonado pela noiva Ester (Grazi Massafera), que viu sua vida degringolar com a volta do mau caráter Alberto (Igor Rickli). Escondido sob a faceta de melhor amigo de infância do mocinho, o vilão preparou uma armadilha para que o piloto virasse escravo de uma mina de diamantes. Sete anos mais tarde, Cassiano conseguiu fugir e voltou para fazer justiça e recuperar o amor de Ester.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.