Estreia
Reprodução
Kenan Imirzalioglu interpreta Omer, que volta para se vingar como Ezel, sua nova identidade
ODARA GALLO
Publicado em 7/11/2016 - 5h37
A Band estreia nesta segunda-feira (7) a novela turca Ezel, baseada no livro O Conde de Monte Cristo, lançado em 1844 por Alexandre Dumas, um clássico da vingança da na literatura que já inspirou novelas como Avenida Brasil (2012).
Produzida em 2009 e já exibida em 22 países, Ezel se desenha na mudança de identidade e desejo de vingança do protagonista, Omer (Ismail Filiz/Kenan Imirzalioglu), e abusa de cenas de violência, como assassinatos e torturas. Para exibi-la às 22h20 e obter a classificação indicativa de 12 anos, a Band teve que amenizar as sequências sangrentas.
Na história, Omer vai preso ao ser vítima de uma armação de sua namorada, Eysan (Cansu Dere), e seu melhor amigo, Cengiz (Ygit Ozener). Após ficar quatro anos na cadeia, um incêndio dá a chance ao rapaz de retomar a vida de onde parou com uma nova identidade. Dado como morto, se submeterá a cirurgias plásticas para não ser reconhecido e ressurgirá como Ezel.
A personalidade bondosa de antes dará lugar a um homem frio, ambicioso e vingativo, que fará de tudo para destruir aqueles que o prejudicaram no passado. Ezel seguirá firme em sua ideia de vingança até reencontrar Eysan e sentir a paixão de antes reacender. Cansu Dere, que interpreta a namorada traidora do protagonista, é um rosto conhecido do público: ela é a protagonista de Sila: Prisioneira do Amor.
reprodução
Ismail Filiz (Omer) em cena da primeira fase em que o protagonista sobrevive a incêndio
Inspiração
A fórmula que une protagonista preso injustamente, mudança de identidade e desejo de vingança, presente do clássico da literatura francesa escrito por Alexandre Dumas, já inspirou vários folhetins antes e depois da primeira exibição de Ezel, em 2009, na Turquia.
O livro conta a história do marinheiro Edmond Dantés, que é preso injustamente, vítima de um complô que contou com ajuda de seu melhor amigo, Danglars. Anos mais tarde, ele assume nova identidade e volta para se vingar.
Confira outras três novelas que se inspiraram em O Conde Monte Cristo:
renato rocha miranda/tv globo
Marcos Paulo (Miguel Arcanjo) em cena de Começar de Novo, exibida em 2004 e 2005
Começar de Novo
Na trama de Antonio Calmon e Elizabeth Jhin, exibida pela Globo entre agosto de 2004 e abril de 2005, Miguel Arcanjo (Marcos Paulo) foi vítima de uma armação de Lucrécia (Eva Wilma), que mandou capangas impedirem a fuga de sua filha Letícia (Natália do Vale) com o protagonista.
A vilã conseguiu separar o casal, e o rapaz foi dado como morto. Sem memória, ele passou a viver com uma nova identidade na Rússia, e seu amigo Ivan Mishkin (Emiliano Queiroz) manteve a farsa para protegê-lo. Depois de 30 anos, Miguel, que passou a ser chamado de Andrei, resolve voltar ao Brasil para descobrir a verdade sobre seu passado que insiste em perturbá-lo em forma de pesadelos.
Ao saber que foi vítima de uma armação, ele começa a arquitetar o plano de vingança contra seus algozes.
João Miguel Júnior/tv globo
Débora Falabella interpretou a vingativa Nina na novela Avenida Brasil, de 2012
Avenida Brasil
Lançado em 2012, o folhetim de João Emanuel Carneiro, à época, foi exaustivamente comparado com a série americana Revenge, exibida no Brasil pela Sony, e que também teve a trama de O Conde de Monte Cristo como pano de fundo. Na versão brasileira, Rita (Débora Falabella) trocou de identidade para virar Nina e se infiltrar na casa de Carminha (Adriana Esteves) e vingar a morte do pai.
A vilã, que foi madrasta da protagonista e não a reconheceu depois de adulta, admitiu Nina como sua cozinheira e depois enfrentou sua fúria.
joão miguel júnior/tv globo
Grazi Massafera (Ester) e Cassiano (Henri Castelli) eram os protagonistas de Flor do Caribe
Flor do Caribe
Em 2013, a Globo exibiu mais uma história inspirada no livro de Dumas. Flor do Caribe, escrita por Walther Negrão, apresentou o piloto Cassiano (Henri Castelli), apaixonado pela noiva Ester (Grazi Massafera), que viu sua vida degringolar com a volta do mau caráter Alberto (Igor Rickli). Escondido sob a faceta de melhor amigo de infância do mocinho, o vilão preparou uma armadilha para que o piloto virasse escravo de uma mina de diamantes. Sete anos mais tarde, Cassiano conseguiu fugir e voltou para fazer justiça e recuperar o amor de Ester.
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.