Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVA ENCARNAÇÃO

Na contramão do cinema, Globo prova carência de espiritismo com Alma Gêmea

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Priscila Fantin tem os cabelos puxados por Flávia Alessandra, que lhe aponta uma arma, em cena da novela Alma Gêmea

Serena (Priscila Fantin) é ameaçada por Cristina (Flávia Alessandra) em cena de Alma Gêmea

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 21/5/2024 - 21h00

A reprise de Alma Gêmea (2005) coleciona bons números de audiência antes mesmo de completar um mês no ar. A saga sobre a reencarnação de Luna (Liliana Castro) como Serena (Priscila Fantin) prova, com seus resultados imediatos, que o público sente falta de novelas espíritas. A última inédita do gênero foi Espelho da Vida (2019), escrita por Elizabeth Jhin --que, inclusive, já deixou a Globo.

A emissora está na contramão do cinema ao deixar o espiritismo fora de suas prioridades na teledramaturgia. Nosso Lar 2 - Os Mensageiros, que estreou em janeiro, bateu diferentes recordes e liderou as bilheterias do país. Seu lançamento no streaming é muito aguardado.

Outros dois longas baseados na doutrina espírita estão em produção. A Pedra do Sino, com roteiro de Renato Modesto, tem previsão de lançamento para o ano que vem. Está na fase da pós-produção. O filme conta a história de um casal inter-racial em 1886, nos tempos do Brasil Império.

Já O Advogado de Deus, inspirado em livro de Zíbia Gasparetto (1926-2018), está sendo filmado por Wagner Assis, o mesmo diretor de Nosso Lar (2010), Kardec (2019) e Ninguém É de Ninguém (2023). O cineasta também colaborou com as novelas Além do Tempo (2015) e Espelho da Vida.

Nos últimos dias, a produção virou notícia porque será protagonizada por Nicolas Prattes. O ator estará em destaque no horário nobre da Globo em Mania de Você, novela de João Emanuel Carneiro, com estreia prevista para setembro no lugar de Renascer.

A atual novela das nove da Globo até tem uma trama espírita que aparece de vez em quando. Maria Santa (Duda Santos) é a mocinha imortal da saga rural, mas anda sumida desde que resgatou a alma do filho assassinado, José Venâncio (Rodrigo Simas). As aparições dela sempre repercutem, outro sinal do que o público quer ver nos folhetins.

A força de Alma Gêmea no Vale a Pena Ver de Novo traz a pergunta: Por que a Globo não produz mais novelas sobre a vida após a morte e reencarnações? Rumores indicam que a direção não quer afastar os evangélicos do canal, mas essa teoria é questionável, mesmo sendo o segmento religioso que mais cresce no Brasil. 

A emissora prefere apostar no piloto automático de remakes do que investir no que a audiência deseja ver e criar obras ficcionais em cima disso. Ao menos é o que parece. Não é só de espiritismo que os noveleiros estão carentes. As novelas estão muito repetitivas e, com inúmeras opções na palma da mão, é mais fácil trocar de tela ou de canal, não é mesmo?

Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco e exibida originalmente pela Globo em 2005, na faixa das 18h. Esta é a terceira reprise da trama, que já foi exibida no Vale a Pena Ver de Novo em 2009 e no canal Viva em 2022.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Alma Gêmea: Capítulos da novela da Globo - 24 a 28/6

Segunda, 24/6 (Capítulo 41)
Adelaide fala para Rafael que as emoções de Serena podem afetar seu corpo e fazê-la passar mal, a ponto de morrer. Ofélia ofende Olívia chamando-a de separada. Vitório se oferece para fazer o jantar de Olívia ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.