Bíblia do babado
Divulgação/RecordTV
O ator Dudu Azevedo em cena como Jesus na novela da Record; personagem ainda sofrerá muita violência
REDAÇÃO
Publicado em 20/12/2018 - 11h15
O Ministério da Justiça reclassificou Jesus, da Record, como não recomendada para menores de 14 anos. De acordo com publicação no Diário Oficial da União, a novela bíblica não fez os ajustes exigidos pelo governo para continuar indicada ao público a partir de 12 anos. O ministério considerou que Jesus exibe fortes cenas com personagens envolvidos em uso de drogas, violência e conteúdo sexual.
Essa é a segunda reclassificação indicativa da trama de Paula Richard. Jesus estreou em julho como não recomendada para menores de 10 anos. O Ministério da Justiça observou os primeiros capítulos e notou muitas alusões a morte, pena de morte e violência em geral.
A Record foi notificada mais de uma vez de que precisaria fazer ajustes e cortes na novela caso quisesse manter o selo, mas as edições não foram suficientes para a instituição nacional. Por isso, em 29 de agosto, Jesus foi reclassificada como não recomendada para menores de 12 anos.
O Ministério da Justiça continuou acompanhando a novela de lá para cá e considerou que a quantidade de cenas que mostravam drogas, sexo e violência era maior do que o apropriado para o selo de 12 anos. A novela então passou a ser recomendada apenas para adolescentes acima de 14 anos.
De fato, desde o início Jesus apresenta bastante conteúdo relacionado a violência e guerras. Nos próximos capítulos, por exemplo, Pilatos (Nicola Siri) comandará lutas cruéis entre pessoas de camadas mais vulneráveis de sua época. Mandará que um homem doente e ridicularizado vá para batalha e que dois gladiadores negros, um homem e uma mulher, se enfrentem.
Quem conhece minimamente a história de Jesus já deve prever também que a violência contra o filho de Deus tende a aumentar. O personagem de Dudu Azevedo já começou a avisar aos apóstolos que será morto. As cenas de Jesus na Via-Crúcis foram gravadas no Marrocos, e a caracterização de Azevedo, todo machucado e ensanguentado, impressiona.
As cenas de conteúdo sexual são mais representadas pelos coadjuvantes. A personagem Salomé (Valentina Bulc), por exemplo, já fez danças sensuais para seduzir os homens.
Dos três motivos usados pelo Ministério da Justiça para a reclassificação, o uso de drogas é o menos evidente. Cenas com bebidas alcoólicas aparecem eventualmente, como no caso do personagem Tiago Justo (Gil Coelho), que bebeu para afogar as mágoas após ser abandonado por sua noiva.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Jesus: Capítulo de 19/4
Sexta, 19/4 (Capítulo 192)
Jesus chama os apóstolos até o Monte das Oliveiras. Maria Madalena discute com Petronius. Ela descobre que o centurião ajudou os apóstolos e se arrepende. Petronius diz ter visto Jesus ressuscitado, e Madalena aceita se casar ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.