Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Bíblia do babado

Ministério da Justiça veta novela Jesus para menores de 14 anos por cenas de sexo

Divulgação/RecordTV

O ator Dudu Azevedo em cena como Jesus na novela da Record; personagem ainda sofrerá muita violência - Divulgação/RecordTV

O ator Dudu Azevedo em cena como Jesus na novela da Record; personagem ainda sofrerá muita violência

REDAÇÃO

Publicado em 20/12/2018 - 11h15

O Ministério da Justiça reclassificou Jesus, da Record, como não recomendada para menores de 14 anos. De acordo com publicação no Diário Oficial da União, a novela bíblica não fez os ajustes exigidos pelo governo para continuar indicada ao público a partir de 12 anos. O ministério considerou que Jesus exibe fortes cenas com personagens envolvidos em uso de drogas, violência e conteúdo sexual.

Essa é a segunda reclassificação indicativa da trama de Paula Richard. Jesus estreou em julho como não recomendada para menores de 10 anos. O Ministério da Justiça observou os primeiros capítulos e notou muitas alusões a morte, pena de morte e violência em geral.

A Record foi notificada mais de uma vez de que precisaria fazer ajustes e cortes na novela caso quisesse manter o selo, mas as edições não foram suficientes para a instituição nacional. Por isso, em 29 de agosto, Jesus foi reclassificada como não recomendada para menores de 12 anos. 

O Ministério da Justiça continuou acompanhando a novela de lá para cá e considerou que a quantidade de cenas que mostravam drogas, sexo e violência era maior do que o apropriado para o selo de 12 anos. A novela então passou a ser recomendada apenas para adolescentes acima de 14 anos.

De fato, desde o início Jesus apresenta bastante conteúdo relacionado a violência e guerras. Nos próximos capítulos, por exemplo, Pilatos (Nicola Siri) comandará lutas cruéis entre pessoas de camadas mais vulneráveis de sua época. Mandará que um homem doente e ridicularizado vá para batalha e que dois gladiadores negros, um homem e uma mulher, se enfrentem.

Quem conhece minimamente a história de Jesus já deve prever também que a violência contra o filho de Deus tende a aumentar. O personagem de Dudu Azevedo já começou a avisar aos apóstolos que será morto. As cenas de Jesus na Via-Crúcis foram gravadas no Marrocos, e a caracterização de Azevedo, todo machucado e ensanguentado, impressiona.

As cenas de conteúdo sexual são mais representadas pelos coadjuvantes. A personagem Salomé (Valentina Bulc), por exemplo, já fez danças sensuais para seduzir os homens. 

Dos três motivos usados pelo Ministério da Justiça para a reclassificação, o uso de drogas é o menos evidente. Cenas com bebidas alcoólicas aparecem eventualmente, como no caso do personagem Tiago Justo (Gil Coelho), que bebeu para afogar as mágoas após ser abandonado por sua noiva.

Resumos Semanais

Resumo da novela Jesus: Capítulo de 19/4

Sexta, 19/4 (Capítulo 192)
Jesus chama os apóstolos até o Monte das Oliveiras. Maria Madalena discute com Petronius. Ela descobre que o centurião ajudou os apóstolos e se arrepende. Petronius diz ter visto Jesus ressuscitado, e Madalena aceita se casar ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.