Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANTONIO CALMON

Medo de vampiro? Autor justificou ibope baixo de novela: 'Diabo se manifesta'

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Bóris (Tarcísio Meira) e Marta (Julia Lemmertz) mostram os dentes afiados em O Beijo do Vampiro (2002)

Bóris (Tarcísio Meira) e Marta (Julia Lemmertz) em O Beijo do Vampiro (2002): novela causou medo

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 2/5/2023 - 6h20

Há 20 anos, o último capítulo de O Beijo do Vampiro (2002) era exibido na faixa das sete da Globo. Apesar de ter a mesma temática, a novela não repetiu o êxito de Vamp (1991). O autor Antonio Calmon justificou a audiência ruim pelo medo que a dona de casa tinha do sobrenatural: "[Ela] Acha fantasioso ou é fundamentalista acreditando que o diabo se manifesta em seus lares".

Antes mesmo da estreia, o novelista já esperava encontrar resistência de uma parcela do público. "Vamp fez sucesso entre os jovens e tornou-se cult pela mídia. Infelizmente, não atingiu o público mais fiel das telenovelas: as donas de casa", comentou ele no lançamento do folhetim protagonizado pelo vampiro Bóris, vivido por Tarcísio Meira (1935-2021).

Calmon até tentou evidenciar as diferenças entre as histórias vampirescas. "Foi a minha novela mais ambiciosa. Trabalhei na mesma praia de Vamp, mas de maneira diferente, baseando ainda mais a trama nos valores familiares. Em Vamp, a parte dos vampiros era tão forte que contaminou a parte dramática. Em O Beijo do Vampiro, resolvi fortalecer ao máximo a trama realista", explicou no livro Autores, Histórias da Teledramaturgia.

Mas a novela realmente não conquistou o público como outrora. "Não tive uma grande audiência. Parte porque estreei durante o horário político, logo substituído pelo horário de verão e finalmente pelo Carnaval. Isso baixa qualquer audiência", justificou o escritor.

Mas também o tema vampirismo desagrada a uma parcela de donas de casa que acha fantasioso ou é fundamentalista acreditando que o diabo se manifesta em seus lares no momento em que se liga a TV para ver minha novela.

O Beijo do Vampiro começava na época medieval, quando Bóris matava o conde Rogério (Thiago Lacerda) no dia do casamento dele com a princesa Cecília (Flávia Alessandra).

O vilão era tão obcecado pela mocinha que voltou a persegui-la nos anos 2000. Casada com Beto (Thiago Lacerda) e mãe de três filhos, Lívia (Flávia Alessandra) viu sua felicidade ameaçada pela reaparição de Bóris.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.