BANG BANG
JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO
Ben (Bruno Garcia), Diana (Fernanda Lima) e Jake (Marcos Pasquim) na novela Bang Bang (2005)
Há 17 anos, Bang Bang (2005) chegava ao fim na faixa das sete como um dos grandes fracassos de audiência da Globo. Mas o autor Mário Prata já havia previsto que a história com ares de faroeste não teria o êxito esperado pela emissora. "Dizem que nesse horário 35 [pontos] de Ibope é a média. Bang Bang não vai dar isso", sentenciou o autor na festa de lançamento da novela, que marcou a estreia de Fernanda Lima como atriz.
"Ou dá 40 ou mais, ou 30 ou menos. Nem eu, nem a Globo sabemos no que vai dar, mas estamos nos divertindo", completou o escritor. O folhetim realmente acumulou números abaixo do esperado para a faixa e terminou com média de 27,5 pontos na Grande São Paulo.
A produção ainda enfrentou um obstáculo logo nas primeiras semanas no ar. Mário Prata precisou se afastar do trabalho para tratar uma osteoporose. No primeiro momento, a colaboradora Márcia Prates assumiu a coordenação dos capítulos. Depois, Carlos Lombardi foi chamado para orientar a equipe de roteiristas e tentar melhorar a trama.
"Bang Bang era uma novela altamente experimental, era uma paródia. Todo mundo sabia que era um projeto ousado. E tinha virado um projeto ousado sem dono. Quer dizer, quando o Prata saiu, a novela perdeu a personalidade", declarou Lombardi ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia.
"Eu achava que a novela tinha muitos problemas técnicos. A história de Bang Bang foi empacotada de forma errada. Bang Bang deveria ter sido um seriado semanal, e não uma novela. Eu disse: 'Se é remendo, vamos remendar!' E foi o que eu fiz. Deu certo. Fiz a minha parte. Mas foi um dos trabalhos mais difíceis da minha vida", admitiu o novelista.
A história tinha a intenção de fazer uma sátira ao Brasil num estilo faroeste. A trama girava em torno do desejo de vingança de Ben Silver (Bruno Garcia), que viu a família ser dizimada por pistoleiros quando tinha apenas oito anos.
Após 20 anos, ele volta à cidade para acertar as contas com os Bullock --responsáveis pela tragédia do passado. Mas Ben acaba se apaixonando por Diana Bullock (Fernanda Lima), a filha do mandante da chacina.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.