Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

POR ONDE ANDA?

Luna de Alma Gêmea, atriz Liliana de Castro saiu do Brasil e mudou a carreira

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Os atores Eduardo Moscovis e Liliana de Castro ao lado um do outro, ela mexendo em rosas, em cena de Alma Gêmea

Rafael (Eduardo Moscovis) e Luna (Liliana de Castro) em Alma Gêmea; saiba o que aconteceu com a atriz

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 29/4/2024 - 10h00

Sempre que a novela Alma Gêmea (2005) volta ao ar, em reprises da Globo ou do canal Viva, uma pessoa vira motivo de curiosidade do público brasileiro: Liliana de Castro. Ela interpretou Luna, mulher de Rafael (Eduardo Moscovis) que morre no primeiro capítulo e reencarna em Serena (Priscila Fantin). A atriz está longe das novelas desde 2010, saiu do Brasil, mudou o rumo de sua carreira e mexeu até no nome.

Liliana usava apenas o sobrenome Castro na época de Alma Gêmea; foi só nos últimos anos que passou a assinar Liliana de Castro. A atriz já havia feito outras novelas na Globo antes, como Força de um Desejo (1999), Sabor da Paixão (2002) e Da Cor do Pecado (2004).

O trabalho em Alma Gêmea foi muito marcante para ela. A personagem Luna morre logo no início, ao se colocar na frente de Rafael para salvá-lo de um tiro. A sequência da morte exigiu autocontrole da atriz, que se emocionou muito.

"Tenho muito orgulho de dizer que fizemos acontecer de primeira. Foi um único take, e deu tudo certo. O difícil foi conter o choro enquanto todos corriam ao encontro da Luna e gritavam, se emocionavam... Foi um daqueles momentos mágicos em que a história toma conta e as emoções ficam à flor da pele. Até hoje, quando vejo essa cena, eu choro", disse ela, em entrevista ao Notícias da TV.

Mesmo após a morte da personagem, Luna continuou a aparecer ocasionalmente; havia cenas em que o espírito se comunicava com Serena. "Era tudo muito meticuloso e cheio de cuidados. Duro era não me emocionar ao ficar olhando para a Priscila com os olhos marejados. Me emocionava muito ao gravar com ela", afirmou Liliana.

Após Alma Gêmea, ela não fez mais novelas na Globo, mas atuou em tramas da Record, como Caminhos do Coração (2007), Os Mutantes (2008) e Ribeirão do Tempo (2010). O último trabalho de Liliana no Brasil foi a série Psi (2014-2019), da HBO.

A atriz se mudou para Los Angeles, nos Estados Unidos, e mantém o projeto Socrática, um canal no YouTube voltado a conteúdo educacional de Matemática, Ciências e Programação. Ela também dá aulas de atuação e workshops para atores.

O retorno de Alma Gêmea ao Vale a Pena Ver de Novo deve levar muitos telespectadores às redes sociais de Liliana, que sempre se surpreende com o engajamento do público brasileiro.

"Talvez por eu não ter crescido assistindo a novelas e tampouco criado o hábito depois de adulta, fico impressionada ao perceber como essas histórias reverberam. Nunca imaginei que esse trabalho, tendo sido feito com tanto afeto e cuidado na época, fosse capaz de causar alvoroço tantos anos depois", refletiu ela.


Resumos Semanais

Resumo de Alma Gêmea: Capítulos da novela da Globo - 14/6

Sexta, 14/6 (Capítulo 35)
Rafael pergunta a Serena se ela conhece Guto. Serena explica para Rafael que não gosta de Guto. Vera fala para Madalena que vai receber a esposa de Eduardo em sua casa e que vai ajudar a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.