NOVO MOMENTO
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Jade Picon como Chiara em Travessia; ela falou sobre como lidou com as críticas a seu trabalho
Jade Picon viveu momentos difíceis na pele de Chiara em Travessia. Em sua primeira novela, a atriz estreante foi alvo de muitas críticas, mas chega ao final considerando que teve muito aprendizado. Ela sente vontade de fazer outros trabalhos na teledramaturgia, mas agora tem outras prioridades.
"O desejo de continuar atuando existe e pretendo levar isso para a minha vida, mas também tenho outras partes da minha vida e carreira que precisam da minha atenção após o fim das gravações", adiantou ela, em entrevista à revista Harper's Bazaar Brasil.
Ela também afirmou que as opiniões negativas não a impedem de almejar um novo papel. Pelo contrário: a avaliação do público sobre seu trabalho a instigou a buscar evolução na carreira.
As críticas sempre vão estar lá, mas eu passo por isso desde os 13 anos, então aprendi a lidar melhor com elas. Hoje não gasto energia com isso e é muito difícil eu responder algum hater. Em relação ao meu papel na novela, as críticas construtivas eu trouxe muito pra mim e me ajudaram a evoluir no meu trabalho. Os comentários baseados em ódio, lidei como sempre lido, que é não engajar, não deixar que isso afete a minha vida.
Uma das principais ferramentas de Jade para melhorar seu desempenho em cena foi observar colegas mais experientes. Grazi Massafera chegou a definir a colega como "séria e comprometida", além de defendê-la das críticas. Assim como Renata Tobelem, a Dina. "Fui muito bem acolhida e isso faz diferença no processo. Sempre tive o sonho de ser atriz, então agarrei essa oportunidade e tirei o melhor dela", disse a influenciadora digital.
Nunca busquei a perfeição, não é esse o meu objetivo. Quero evoluir, melhorar, dar a melhor versão de mim possível em tudo que me proponho a fazer. Aprendi muito sobre posicionamento de câmera, de luz, de decorar texto… Hoje alguns desses processos são mais naturais, outros ainda estão sendo aperfeiçoados.
Na quarta (3), Jade gravou as últimas cenas de Chiara e se emocionou ao publicar stories em seu Instagram, nos quais falou aos seguidores sobre sua primeira experiência numa novela.
"Me apaixonei pela profissão e cara, que loucura. Às vezes eu olho para tudo e falo: meu Deus, Jade, não sei se você foi corajosa ou se você foi maluca. Mas eu sei que eu agarrei essa oportunidade e não deixei passar.
A atriz mostrou alguns objetos que pegou de lembrança de Chiara, como um porta-retrato, e mencionou as críticas que recebeu ao longo da novela de Gloria Perez.
"Mais feliz ainda por sentir que, nessa reta final, todo o meu esforço e meu empenho estão transparecendo, tá dando resultado. Porque, caraca... Muito louco, eu parei a minha vida para isso. Era um sonho meu e foi muito difícil por um tempo mesmo. Vocês acompanharam o tanto que eu fui criticada, entrei 100% inexperiente", ressaltou.
Eu tive que ter comigo a empatia que muita gente não teve. Se eu tô aqui hoje falando que tô feliz, que tô contente, é por isso. Eu tive resiliência aqui por muito tempo. Dei razão, também, às críticas: faz sentido, agora o que eu posso fazer para melhorar? Aí é que mora a diferença entre um ataque e uma crítica, e você saber ler uma crítica e tirar proveito disso é a melhor coisa que você pode fazer.
Travessia terminará na próxima sexta (5) e dará lugar à novela Terra e Paixão, trama escrita por Walcyr Carrasco. O novo folhetim rural do horário nobre conta com Barbara Reis como protagonista.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Travessia e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5
Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.