Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE DE ESTILO

Travessia se desdobra para salvar Chiara de Jade Picon e joga sensualidade no lixo

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Jade Picon dá um sorriso irônico em cena de Travessia; ela usa uma camisa branca solta e tem os cabelos curtos e ondulados

Jade Picon como Chiara em Travessia; intérprete e personagem dividem características, mas não estilo

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 14/11/2022 - 6h54

Apesar de o público ver muitas semelhanças entre Chiara e sua intérprete, Jade Picon, os figurinistas responsáveis por Travessia se esforçaram ao máximo pra diferenciar as duas patricinhas. Enquanto a influenciadora digital se esbalda com looks sensuais e um estilo mais adulto, a personagem da novela das nove é mais despojada e tenta transmitir doçura e sensibilidade com sua caracterização.

Desde as roupas curtas e largas ao cabelo ondulado e na altura dos ombros, todos os detalhes tentam dissociar a personagem da imagem de poder e firmeza --às vezes relacionadas à arrogância-- que a intérprete transmite na Internet. É o que analisa Camile Stefano, consultora de imagem e estilo, em entrevista ao Notícias da TV.

"A Jade das redes sociais passa a impressão de mais idade. Já a personagem transmite ter menos de 21 anos. O estilo da personagem mostra uma menina que acompanha e usa tendências de moda. Sempre por dentro e de acordo com a idade. Para a noite aposta em peças menores, como croppeds e minissaias diferenciadas. Jaquetas e shorts jeans durante o dia e alfaiatarias em modelagens oversized", explica ela.

A estratégia é uma velha conhecida de Jade. Logo depois da eliminação com alto índice de rejeição no BBB 22, ela também deu um repaginada em seu visual para aparecer nos programas da Globo. As roupas coladas, decotadas e de tons escuros deram espaço a vestidos claros e rodados. A maquiagem forte, com olhos bem marcados e batons escuros, deu lugar a tons claros e naturais. Tudo numa tentativa de favorecer o lado mais meigo da influenciadora.

Alfaiatarias em modelagens oversized são comuns nos looks de Chiara (Jade Picon)

Alfaiataria oversized é aposta de Chiara

Ela, aliás, já havia lançado mão de outras dicas de imagem antes de enfrentar os quase 593 milhões de votos que a tiraram do reality show. "A Jade tinha cabelos platinados que deixavam sua imagem ainda mais forte e marcante. Ao escurecer o cabelo para entrar no BBB, ela ficou muito mais próxima a imagem de pessoa comum. Era mais fácil para o público se identificar", comenta Camile.

Claro que o cabelo, por si só, não poderia salvá-la aos olhos do espectador. A imagem percebida de uma pessoa extrapola o visual e leva em consideração a postura, a maneira de falar, os trejeitos, os atos, as expressões faciais e inúmeros outros pontos.

Fato é que a personagem da novela também apostou no cabelo para atingir o público. "A imagem de Jade com cabelos longos e bem retos transmite força. O cabelo mais curto e ondulado ajuda na imagem de menina e delicadeza", delimita a especialista.

Nova Giovanna Antonelli?

O alcance de Jade nas redes sociais, aliado ao estilo antenado da personagem, fizeram a Globo apostar que ela lançaria tendências de moda. Papel que Giovanna Antonelli ocupou várias vezes. Da pulseira de Jade em O Clone (2001) às capinhas de celular em Salve Jorge (2012), vários objetos caíram no gosto do público por causa da atriz. Até agora, porém, nenhuma peça demonstrou esse potencial para a consultora de estilo.

Um único detalhe pode ser que venha a se tornar um queridinho de quem acompanha a trama: os acessórios de metal que ela usa no canto dos olhos. Mas o uso é tão restrito e a aplicação tão complexa que a tendência é que ela não viralize tanto quanto uma simples bijuteria ou tom de esmalte. 

O estilo de Chiara não tem nada de muito marcante, mas cumpre o papel essencial em diferenciar a personagem dos constantes comparativos com sua intérprete. Especialmente porque a atuação da influenciadora, iniciante na área, tem deixado a desejar.

No fim das contas, no entanto, para quem não conhecia Jade antes da novela, fica difícil separar uma da outra: são jovens ricas (Jade mais do que Chiara, vale ressaltar) que amam moda, Internet, tutoriais de maquiagem e festas badaladas.

Jade Picon prova look de Chiara em cena de Travessia

Estilo de Chiara é crucial em novela

Travessia é uma novela escrita por Gloria Perez. A trama conta com direção artística de Mauro Mendonça Filho e é ambientada no Rio de Janeiro, em Portugal e no Maranhão. 


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Listen to "#123 - Brisa passa a perna em Ari e foge com Tonho em Travessia" on Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Travessia e outras novelas:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.