VOLTA POR CIMA
Divulgação/Pupin+Deleu
Jacqueline Sato em foto de divulgação; atriz volta à Globo em próxima novela das sete
Seis anos após Orgulho e Paixão (2018), Jacqueline Sato retorna aos folhetins da Globo como a secretária Yuki Tamura em Volta por Cima. A atriz recebeu o convite para viver a personagem diretamente da autora Claudia Souto, responsável pela novela das sete que estreia no próximo dia 30 no lugar de Família É Tudo.
"[É] Uma honra. Afinal, ser convidada é um dos maiores sinais de reconhecimento do meu trabalho como atriz, da minha trajetória até aqui, como um voto de grande confiança. Isso me encheu de orgulho e gratidão", valoriza a artista em entrevista ao Notícias da TV.
"Fez eu mesma olhar pra trás e reconhecer a minha própria história. No momento em que fui convidada, veio um filme na minha cabeça. Coisa linda viver isso num projeto como esse. E reencontrar o diretor André Camara, que me dirigiu na minha primeira novela na Globo, Além do Horizonte [2013], também foi outro marco", completa ela.
Yuki é braço direito de Silvinha Pires de Saboia (Lellê), neta da socialite Mariazinha Pires de Saboia --vivida por Aracy Balabanian (1940-2023) na novela Pega Pega (2017), também escrita por Claudia Souto.
"A Yuki é uma mulher de negócios ágil, prática, muito observadora. Uma mulher elegante, tanto na aparência quanto no seu modo de agir no mundo", adianta a atriz.
A secretária auxiliará Silvinha nos negócios, como uma academia que será o foco da patricinha. "Elas formam uma dupla que se complementa de uma forma eficiente, divertida e leve. Cultivam uma amizade muito gostosa, lado a lado com o trabalho", conta.
Jacqueline Sato também contracena com os Goes de Macedo, família de ricos decadentes formada por Belisa (Betty Faria), Joyce (Drica Moraes) e Gigi (Rodrigo Fagundes).
"É uma honra gigantesca contracenar com Betty, e estou me divertindo demais. Outro dia tive uma cena em que Drica Moraes também estava, e fiquei encantada de ver estas duas atrizes que tanto admiro trabalhando", ressalta.
A atriz adianta mais detalhes de sua personagem. "Na vida pessoal, Yuki carrega marcas emocionais de relacionamentos amorosos complicados do passado. O tanto que ela é boa para escolhas profissionais, é ruim nas escolhas românticas (risos)", solta.
Jacqueline viveu um processo intenso e solitário de preparação para a novela. "Através da leitura do texto, vou entendendo quem é esta pessoa e experimentando ela dentro de mim. Tive leituras com a preparadora de elenco, Ana Kfouri, que é maravilhosa, sensível, e que tem nos acompanhado no set. Juntas estamos descobrindo mais e mais da Yuki. O que podemos ter de comum, o que é diferente e como fazer o interlace entre ela e eu."
Novela é sempre uma aventura muito interessante. Começamos achando uma coisa do personagem, e isso só se expande ao longo da jornada. Na primeira reunião que fiz com a Claudia e com o André, eles me adiantaram que a personagem começaria com ênfase maior em seu trabalho, mas que, adiante, ela iria ganhar espaço e ir muito além disso, em suas complexidades internas e relações amorosas controversas.
"A gente tem algumas coisas em comum. [Somos] Muito observadoras, atentas ao todo e mulheres resolvedoras. Entrei para o mundo mais empresarial, depois de me tornar produtora, e sinto que desenvolvi bem esse olhar mais abrangente e estratégico, e a boa comunicação com pessoas diversas, algo que a Yuki também tem", analisa.
A artista explica que a personagem é mais pragmática e prática do que ela, e ainda comenta a mudança de visual radical que encarou para o novo trabalho.
"Cortei o cabelo curto! A última vez que eu tinha tido esse comprimento foi quando criança, talvez uns cinco anos de idade (risos). Deu um friozinho na barriga na hora que o Tiago Parente passou a tesoura, mas eu estava muito feliz em fazer essa mudança para esta personagem e nas mãos dele", conta.
Outro ponto importante em Volta por Cima é a diversidade do elenco, algo que mexe diretamente com os sentimentos de Jacqueline. "Sabe quando você se sente na hora certa, no lugar certo? Traz uma calma e uma certeza de que está no caminho certo. Certo no sentido de que vem ao encontro de tudo o que você sempre quis na vida. Eu me sinto assim. Fazendo parte da mudança que quero fazer no mundo", afirma.
Em me sinto alinhada com a visão de mundo que esse projeto propõe, e com aquilo que penso ser importante e urgente na sociedade. A novela está realizando isto com uma maestria e uma delicadeza que eu fico impressionada.
A atriz ainda cita uma frase dita por Ailton Graça na coletiva de imprensa da novela. "[A novela] Está discutindo questões importantes e gerará transformações sem ser panfletária, através das histórias. O público vai se identificar e se transformar. Essa diversidade e essa representatividade todas, da forma como estão acontecendo nesta novela, são inéditas", ressalta.
"A equipe de roteiro e a direção têm feito escolhas responsáveis e intencionais para que a obra colabore para a construção de um imaginário coletivo mais justo, interessante e plural", completa.
Por isso, a artista está com altas expectativas para a estreia. "Não vejo a hora de ver aquilo que eu li se tornando audiovisual, ver como cada ator escolheu fazer as cenas, me surpreender com as criações. E, claro, ver a reação do público. Afinal, o que fazemos é para eles", analisa.
"Acho que a novela tem muitos elementos que chamam e prendem a atenção. Adoro o fato de grande parte se passar na empresa de ônibus, e muitas cenas dentro do próprio ônibus, algo tão cotidiano e tão próximo de tanta gente."
Jacqueline ainda valoriza as histórias contemporâneas e realistas da trama. "Poderiam estar acontecendo com qualquer um de nós. Todas têm alguma 'volta por cima'. Isso de trazer histórias de superação é maravilhoso. Precisamos disto. Sempre que alguém supera algo, aprendemos, em algum grau, junto com a pessoa. Espero que o público se sinta inspirado pelos personagens da novela e se divirta", arremata.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Volta por Cima: Capítulos da novela das sete da Globo - 17/1 a 1º/2
Sexta, 17/1 (Capítulo 95)
Cacá garante que não ordenou o ataque a Jão, e ameaça Madalena. Ana Lúcia passa mal ao saber a verdade sobre a filha. Jô aconselha Cacá a esquecer Jão. Chico percebe que está apaixonado por Cacá. ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.