Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

SITUAÇÃO COMPLICADA

Injustiçada? Mania de Você é desconstruída no ar e traz falhas da Globo à tona

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Adriana Esteves simula choro como Mércia na novela Mania de Você, da Globo

Mércia (Adriana Esteves) chora no enterro de Molina (Rodrigo Lombardi) em Mania de Você

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 27/9/2024 - 14h00

Mania de Você chega ao final da sua terceira semana de exibição com resultados complicadíssimos. Em prol de subir a audiência, foram feitos cortes que só ressaltaram a falta de estratégia da Globo caso o folhetim não fosse bem-sucedido inicialmente. Cadê o plano B?

É importante lembrar que era previsível que a novela seria rejeitada pelo público cativo de Renascer; afinal, se tratam de duas histórias completamente distintas, em temática, cenário e, principalmente, ritmo. 

Já dá para falar que acelerar a primeira fase foi uma manobra que não surtiu efeito no Ibope. Pior, ao destroçar a trama em plena decolagem, a emissora está criando um cenário de insegurança, crítico para os artistas e, principalmente, para as equipes do autor e da direção da novela.

Nos bastidores, todos querem acreditar que vão virar o jogo, mas existe também uma grande preocupação. A história virou a mocinha injustiçada, assim como ocorre em uma saga folhetinesca. 

Mas também há uma grande torcida a favor de Mania de Você: críticos de TV e noveleiros estão percebendo os deslizes no roteiro, mas ainda assim enxergam a potência que a novela tem com seus personagens multifacetados e a teia que os envolve. O enredo é atraente, sobretudo.

Quem gosta de novela está querendo entender qual é o próximo passo e por que há tantas coisas desconexas. Seria proposital? Mania de Você não é o que parece ser, e isso mexe com a cabeça do telespectador. Mas é necessário explicar melhor, em vez de fazer tanto mistério.

Além disso, ao ficar exposta do jeito que está --por não atingir meta de audiência--, outros questionamentos sobre a história vão ecoando.

Furos no roteiro

Luma teve uma fortuna roubada e não fez sequer uma denúncia? Cadê o B.O. (boletim de ocorrência)? Como o caso não veio a público? A imprensa com certeza daria holofote para a história da milionária que perdeu tudo com o golpista do amor. 

Ela não falou sequer com os amigos e os investidores da empresa que tinha. Berta (Eliane Giardini) comentou em uma cena com Ísis (Mariana Ximenes) que Mavi (Chay Suede) disse que ela estava morando fora do país. Luma não procurou nem a sócia de Molina (Rodrigo Lombardi) que frequentava a sua casa? Tem muita coisa mal explicada.

Rudá (Nicolas Prattes) já pode pegar a senha na fila de reclamações. É o protagonista que tem menos espaço, praticamente só abriu a boca  para beijar na primeira fase. Falta argumento para justificar quem é esse rapaz que mexe tanto com Viola (Gabz) e Luma, e por aí vai. 

Com a segunda fase, alguns personagens já chamam a atenção. Tem histórias mais leves também. Espera-se que a temporada de caça às bruxas no ar dê uma pausa para Mania de Você mostrar que o jogo realmente pode virar.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Mania de Você.

Mania de Você é escrita por João Emanuel Carneiro, e a direção artística é assinada por Carlos Araujo.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Mania de Você e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Mania de Você: Capítulos da novela das nove da Globo - 17/1 a 1°/2

Sexta, 17/1 (Capítulo 113)
Mércia acusa Viola de querer se vingar de Luma e Mavi. Rudá finge surpresa quando Luma lhe conta que Viola está viva. Berta percebe que Fátima não confia em Ísis. Fátima deixa claro para Robson que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.