Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FERA FERIDA

Há 29 anos, Cassia Kis fez sucesso com receitas afrodisíacas em novela da Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cassia Kis caracterizada como Ilka Tibiriçá na novela Fera Ferida

A atriz Cassia Kis interpretou a irreverente Ilka Tibiriçá na novela Fera Ferida (1993)

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 14/11/2022 - 6h50

Apesar de ter adotado uma postura bastante conservadora atualmente, Cassia Kis interpretou uma personagem que não seria muito bem aceita pela tal "família tradicional brasileira". A atriz viveu a irreverente Ilka Tibiriçá em Fera Ferida (1993), novela de Aguinaldo Silva que estreava há exatos 29 anos. Fofoqueira e histérica, a secretária fez sucesso ao preparar receitas afrodisíacas para Ataliba Timbó (Paulo Gorgulho).

Na trama inspirada nas obras de Lima Barreto (1881-1922), Ilka era tia de Linda Inês (Giulia Gam). Virgem e solteirona, ela passou a ajudar o ex-jogador de futebol a curar sua impotência sexual. A mulher elaborava pratos especiais com receitas exóticas, que chamaram a atenção dos telespectadores.

De acordo com o site Memória Globo, a emissora recebia inúmeras cartas do público solicitando que os capítulos em que a secretária preparava os quitutes afrodisíacos fossem reprisados para que desse tempo para as pessoas anotarem tim-tim por tim-tim o modo de preparo.

No cardápio de dona Ilka não podia faltar o famoso sarapatel das delícias, além de frango com gengibre, mexilhões com abóbora-menina e maionese de ovos de codorna com codornas assadas.

A maioria das receitas preparadas pela solteirona foi adaptada do livro Comer e Amar, escrito em 1986. Após as gravações do folhetim, as comidas eram devoradas pelo elenco e membros da produção.

Ilka Tibiriçá era responsável por trazer o alívio cômico para a história. Ela se fazia de boazinha, vivia pedindo desculpas e fazendo gentilezas sem muita sinceridade --tudo para esconder um segredo. A fofoqueira era responsável por escrever e publicar um jornal com todos os podres dos moradores da fictícia Tubiacanga.

Cassia Kis revelou que Dennis Carvalho achou exagerados os trejeitos que havia criado para a personagem no início das gravações. No entanto, o diretor logo percebeu que a atriz estava no caminho certo.

Fera Ferida foi livremente inspirada nos personagens e contos de Lima Barreto. Com uma história permeada por vingança e cobiça, a novela também serviu como uma metáfora das condições políticas do Brasil na época.

O folhetim ocupou a faixa do Vale a Pena Ver de Novo entre 15 de setembro de 1997 e 6 de fevereiro de 1998. Também foi reprisada no canal Viva em 2015.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.