História de Amor
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
A personagem Helena (Regina Duarte) foi criticada por seu cabelo na novela História de Amor (1995)
REDAÇÃO
Publicado em 4/7/2020 - 7h27
Há 25 anos, a ex-secretária especial de Cultura da gestão de Jair Bolsonaro, Regina Duarte, estreava no papel de sua primeira Helena de Manoel Carlos. A atriz viveu a protagonista de História de Amor, novela das seis que fez sucesso em 1995. Mas ela passou por uma situação desagradável e preconceituosa. Pelo visual de sua personagem, foi chamada de favelada, e a Globo decidiu mudar seu look.
A Helena de História de Amor era uma mulher de classe média, dona de casa, que tinha uma relação difícil com Joyce (Carla Marins), sua filha adolescente e grávida. Por se preocupar muito com os problemas de família, os cuidados com a beleza e a vida social não eram uma prioridade em sua vida.
A personagem usava frequentemente um penteado com uma trança no cabelo comprido, deixando a parte da frente um tanto desgrenhada. Um telespectador notou isso e fez questão de escrever um comentário ao Jornal do Brasil com uma crítica preconceituosa.
"O que está havendo com o cabelo da Regina Duarte? Tenho duas dicas: uma permanente afro ou um corte na altura do pescoço. Aquela trança dá a ela um aspecto de favelada", dizia a carta publicada no jornal, segundo o site Teledramaturgia.
O tom pejorativo em relação à associação entre o cabelo da personagem e a população que vivia em favelas não chegou a ser contestado pela Globo, mas a emissora tomou uma atitude. O visual de Helena foi se modificando, e a personagem passou a usar cabelo solto, mais liso e curto.
A trama de Helena também teve várias reviravoltas ao longo de História de Amor. A personagem se encantou por Carlos (José Mayer), mas teve de disputar o amor e a atenção dele com Sheila (Lilia Cabral) e Paula (Carolina Ferraz), duas ex-mulheres do galã. Um segredo sobre a filha dela também veio à tona e surpreendeu muita gente.
A protagonista de História de Amor foi a primeira Helena da carreira de Regina Duarte --em seguida, ela viveu as personagens principais de mesmo nome em Por Amor (1997) e Páginas da Vida (2006).
História de Amor está entre as 50 novelas que entrarão na íntegra para o catálogo do Globoplay, mas ainda não há data de estreia.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.