Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVIDADE

Globo espreme reprises e inaugura horário de resumo de novelas aos sábados

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Em cena de Mulheres de Areia, Gloria Pires usa blusa vermelha

Gloria Pires na pele de Raquel em Mulheres de Areia: resumo da novela vai ao ar aos sábados

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 27/11/2023 - 21h00

Sem nenhum projeto grande, inédito e exclusivo para a faixa dos sábados à tarde, a Globo planeja exibir Mulheres de Areia em praças que não tenham programação forte local. Em vez de um capítulo inédito, a emissora estuda exibir um resumo com os melhores momentos da reprise na semana.

A ideia já é uma realidade no Espírito Santo e na Bahia e vai ser estendida para outros Estados do Brasil. A mudança na grade favorece os noveleiros que, por algum motivo, não estão em dia com os capítulos e não têm o costume de acompanhar as tramas no Globoplay.

Mulheres de Areia está sendo reapresentada nas tardes da emissora desde o fim de junho, quando entrou na Edição Especial no lugar de duas novelas seguidas de Walcyr Carrasco.

A escolha causou surpresa, mas agradou e tem obtido bons índices de audiência: a trama estrelada por Gloria Pires vem numa curva ascendente, sem qualquer susto para o canal. Mas a falta de um programa forte para ir ao ar aos sábados após o Jornal Hoje deixou as portas abertas para um resumão de Mulheres de Areia --as tramas reprisadas são as únicas que não vão ao ar nos fins de semana.

As muitas praças da TV Globo exibem diferentes atrações no horário. Nos lugares em que os programas locais forem fortes comercialmente, não haverá mudança nenhuma. O resumo da novela será uma espécie de tapa-buraco barato e com mais chance de elevar a audiência da faixa sem esforço.

É possível, no entanto, que grande parte do Brasil só ganhe essa novidade a partir de março, quando outra novela estrear no lugar de Mulheres de Areia. Sua substituta já começa a ser especulada. No departamento de programação da Globo, fala-se muito em A Viagem, que completará 30 anos em abril.

Essa seria uma maneira de colocar panos quentes na recomendação de Amauri Soares de evitar novelas com temáticas espíritas na programação. Com o cancelamento de um novo remake da história, uma reprise seria uma maneira de homenagear uma trama tão icônica e, assim, abafar a crise causada pela orientação do novo diretor da Globo.

Alma Gêmea (2005) também é muito pedida entre os telespectadores e tem potencial para de elevar a audiência. Mas, assim como A Viagem, a novela de Walcyr Carrasco também precisa abrir a exceção à regra imposta por Soares.

Como a Globo reserva esse horário apenas para produções exibidas nos horários das seis e das sete, a lista de novelas engloba mais de uma opção para passar por algumas avaliações. Entre as possibilidades, estão Cabocla (2004), Caras & Bocas (2009) e Cheias de Charme (2012), esta última já reprisada no Vale a Pena Ver de Novo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.