Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Globo desperdiça maior vilã de novela das sete com inexperiência de Rafa Kalimann

REPRODUÇÃO/GLOBO

Rafa Kalimann de boca aberta, com expressão de tristeza, em cena de Família É Tudo

Rafa Kalimann em cena como Jéssica em Família É Tudo; potencial de vilã é desperdiçado

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 2/5/2024 - 6h10

A personagem Jéssica terá cenas muito importantes nos próximos capítulos de Família É Tudo: ela admitirá que foi a responsável por arquitetar o atentado contra Luca (Jayme Matarazzo), fingirá ser amiga de Electra (Juliana Paiva) apesar de querer literalmente matá-la e ainda armará outros planos terríveis. Jéssica atualmente é a vilã mais cruel em atividade na TV brasileira e poderia se tornar um hit com o público, que ama odiar este tipo de mulher. O problema que tem empacado o desenvolvimento da antagonista é o fato de ela ser interpretada por Rafa Kalimann.

A escalação da ex-BBB para uma novela da Globo foi motivo de bafafá antes do início da novela. Telespectadores e até alguns atores chegaram a comentar nas redes sociais que Rafa ainda não era profissional da área e estaria tirando a vaga de uma atriz que realmente dedicou anos de estudo e trabalho à função.

Tal posicionamento não é infundado. Há várias atrizes que já demonstraram ter talento e serem competentes em novelas e que poderiam estar desempenhando o papel da maior vilã da trama de Daniel Ortiz de forma mais convincente, até mais perversa.

Nomes como Larissa Manoela, Bella Campos, Gabriela Medvedovsky e Agatha Moreira são apenas algumas das que não estão no ar no momento e que teriam cacife para dar tons profundos à personagem e apresentar performances mais impactantes.

No entanto, o que o público vê é uma atuação ainda muito iniciante de Rafa Kalimann. Jéssica tem de demonstrar falsidade nas cenas em que tenta enganar Electra, se fazer de arrependida. O que transparece é uma tentativa da atriz de chegar no nível de dissimulação da personagem, mas o esforço não é suficiente para convencer. A impressão é de uma investida em passos maiores do que as próprias pernas em um rio que não dá pé.

A escalação de Rafa Kalimann para um papel tão relevante na trama se confirma como um erro lamentável para a Globo, para Família É Tudo --que perdem a chance de ter uma vilã icônica, que poderia entrar para a história da teledramaturgia-- e também para a própria Rafa.

Se ela tivesse estreado sua carreira nas novelas num papel menor, com cenas que exigissem menos de sua experiência como atriz, talvez pudesse ter ganhado maior apoio do público e mais experiência para, quem sabe, no futuro, alçar voos maiores.


Resumos Semanais

Resumo de Família É Tudo: Capítulos da semana da novela da Globo - 28/9

Sábado, 28/9
Reprise do último capítulo de Família É Tudo. Hans foge com Electra e é perseguido pelos primos. Catarina confronta o filho, que revela o motivo de suas maldades. Frida finalmente conversa com os netos sobre o testamento e ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.