Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MAPU HUNI KUI

Globo contrata cantor líder indígena para estrear como ator em novela das nove

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Mapu Huni Kui em foto no Instagram

Mapu Huni Kui é líder indígena e já cantou na ONU; Globo contratou para estrear como ator em novela

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 27/1/2023 - 6h40

Na busca por mais representatividade no elenco de suas produções, a Globo contratou o cantor e líder indígena Mapu Huni Kui para estrear como ator de televisão em sua próxima novela das nove. Originário do povo Huni Kui, Mapu vai atuar em Terra Vermelha (nome provisório), trama escrita por Walcyr Carrasco que vai substituir Travessia a partir de maio.

Segundo apurou o Notícias da TV, Mapu fará parte do núcleo de uma família que vai lutar fortemente contra a agricultura predatória na região do Mato Grosso do Sul, onde a produção será ambientada. Ele vai contracenar com Suyane Moreira, vencedora do reality A Ponte, da HBO Max, que também assinou contrato para a produção. Seu personagem se chamará Rudá Paraguaçu.

Mapu Huni Kui será o primeiro ator de fato indígena a participar de uma novela no horário nobre da Globo. Anteriormente, a emissora já havia retratado povos originários em suas tramas, mas nenhum foi interpretado por um indígena. Recentemente, dois atores índios participaram da série Aruanas, do Globoplay.

Convocado para a produção, Mapu Huni Kui tem uma carreira consolidada na música e conta com quase 55 mil seguidores no Instagram. Em 2022, atendendo a um convite da ONU (Organizações das Nações Unidas), ele se apresentou durante a Assembleia Geral, juntamente com o DJ Alok, para alertar o mundo sobre as mudanças climáticas do Brasil.

O ator e cantor é um dos líderes do povo Huni Kui, também conhecido como Kaxinawá. Desde o fim do século 18, há registros de que essa tribo reside no Acre e no sul do Estado do Amazonas, dentro da Floresta Amazônica. Atualmente, no Brasil, o povo Huni Kuῖ tem uma população de cerca de 14 mil pessoas, dividida em 5 regiões ou municípios.

A inclusão de uma família indígena faz parte de um desejo de Walcyr Carrasco em retratar os povos originários em suas novelas. Na sinopse de sua produção, obtida pelo Notícias da TV, ele explica a intenção. "Todas essas regiões sofreram (e sofrem) conflitos com terras indígenas. Mas os povos originários ainda estão aí. No caso, para representá-los e contar a sua trajetória, teremos quatro personagens", afirmou o autor.

A próxima novela de Walcyr Carrasco tem uma missão dura pela frente: elevar os índices de audiência de Travessia, que tem sido rejeitada pelo público até o momento. A média é de 23 pontos na Grande São Paulo, apenas um ponto acima do maior fracasso do horário, Um Lugar ao Sol (2021).

O título da nova novela ainda não está definido, por causa de dificuldade em registrar o nome inicialmente escolhido. Poderá se chamar Terra Bruta, e não Terra Vermelha, título provisório usado até agora. O elenco já foi quase todo definido e está em fase de leitura de textos. As locações também já foram escolhidas pelo diretor da novela, Luís Henrique Rios, que aprovou os cenários junto com Carrasco em dezembro do ano passado.



Resumos Semanais

Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1

Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.