Rafael Calomeni
Divulgação/TV Globo
Rafael Calomeni caracterizado como Expedito, seu personagem galã em Mulheres Apaixonadas (2003)
FERNANDA LOPES
Publicado em 30/8/2020 - 7h15
Um dos principais destaques de Mulheres Apaixonadas (2003) foi o ator Rafael Calomeni. Na novela, que está de volta ao ar no canal Viva, ele vive Expedito, jovem que se torna par romântico de Lorena (Susana Vieira). O último trabalho inédito de Calomeni na TV, no entanto, foi em 2014. De lá para cá, ele se dedicou à família e a outro rumo profissional.
Após Mulheres Apaixonadas, Calomeni se tornou reconhecido nacionalmente e conseguiu outros papéis na Globo, em produções como Sob Nova Direção (2004-2007), América (2005) e Sete Pecados (2007). Em 2009, o bonitão foi para a Record, onde atuou em três novelas e uma minissérie. Em 2014, seu contrato com a emissora do bispo Edir Macedo não foi renovado.
"No término do meu contrato com a Record, eu entrei numa fase power familiar. Após isso, tive muita vontade de dar um tempo. Quis isso, escolhi isso... Pra não ser mentiroso, fiz alguns pequenos contatos com Walcyr Carrasco, de quem gosto muito! Quis fazer algo dele, mas não rolou", diz o ator. Ele não chegou a pedir papel numa novela específica de Carrasco, mas se mostrou disponível. "Somos amigos."
"[Em seguida] Continuei com a vontade de dirigir, de realizar algumas coisas minhas. Já tinha mais ou menos 15 anos de dramaturgia na minha vida e de realizações como ator. Pensei em um novo objetivo e estou exatamente nele hoje", afirma.
divulgação/tv Globo e Reprodução/instagram
Rafael Calomeni em gravação de Mulheres Apaixonadas e, atualmente, em selfie em sua casa
Desde 2016, Calomeni passou a trabalhar também como diretor. Dirigiu as webséries O Quarto ao Lado (2016) e Clica no Vacilo (2018), disponíveis no YouTube. Fez também um curta-metragem e se dedica atualmente ao projeto de seu primeiro longa, Horizonte.
"Ainda não iniciamos [as gravações] por conta da liberação sanitária por parte da Ancine [Agência Nacional de Cinema]. Já temos no elenco Pérola Faria, Rosamaria Murtinho, Alexandra Richter e Ronan Horta. Será feito em Aparecida de Goiânia. [Estou com] Muita vontade para o início, queremos gravar ainda neste ano, mas não tem como precisar [a data]", explica.
Voltar às novelas não está nos planos mais imediatos de Calomeni, que pegou Covid-19 no início de março e está recuperado. Mas ele gostaria de trabalhar como ator novamente um dia.
"Continuo fazendo o que amo e espero em breve voltar a contracenar, dentro do tempo. Estou com projetos em andamento, então, teria que ter um equilíbrio. Mas amo a ideia [de voltar à TV]", confessa.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.