Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PISCOU, PERDEU

Funcionários fantasmas: 5 personagens que batem ponto e somem em Mar do Sertão

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com fotos de Sara Vidal, a Rosinha, e Marcello Melo Jr., o Vanclei, em cenas de Mar do Sertão

Rosinha (Sara Vidal) e Vanclei (Marcelo Mello Jr.) em Mar do Sertão; eles pouco aparecem na novela

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 6/2/2023 - 6h35

Embora os personagens secundários sejam o grande trunfo de Mar do Sertão --vide Xaviera (Giovana Cordeiro), Timbó (Enrique Diaz) e Sabá Bodó (Welder Rodrigues)--, alguns parecem ter sido esquecidos no churrasco. Eles até têm um enredo interessante, mas ficam tanto tempo sumidos que dá para esquecer quaisquer que sejam seus trunfos. Na verdade, parece que eles só estão ali para fazer volume --tal qual um funcionário fantasma.

É o caso de Rosinha (Sara Vidal) e Vanclei (Marcello Melo Jr.), por exemplo. Ela quer entrar na faculdade desde o começo do folhetim, mas ninguém sabe se conseguiu ou não. Já o rapaz parecia ser um golpista que agitaria a trama, mas só serve para provocar Xaviera ou Lorena (Mariana Sena) uma vez na vida, outra na morte. 

A questão é que eles tinham potencial para ser mais aproveitados, dado o marasmo que o enredo de Tertulinho (Renato Góes), Candoca (Isadora Cruz) e José (Sergio Guizé) apresentou em alguns momentos da novela. 

Esses personagens também não são "figurantes de luxo", aqueles que só estão ali para servir o café ou ouvir os planos mirabolantes do vilão. Todos têm (ou deveriam ter) tramas próprias, mas ou ela foi esquecida, ou é desenvolvida com uma fala a cada mês.

O Notícias da TV separou 5 personagens subaproveitados que mereciam mais destaque em Mar do Sertão.

Rosinha (Sara Vidal) discute com Tomás (Felipe Aquino) em cena de Mar do Sertão

Rosinha discute com Tomás na novela

Rosinha (Sara Vidal)

A filha determinada de Timbó tem mais cenas sendo babá de Manduca (Enzo Diniz) do que fazendo qualquer outra coisa. Ainda assim, ela tinha duas tramas que mereciam mais destaque.

A primeira é relacionada à faculdade. A moça batalhou por esse sonho, apesar da família pobre e do desestímulo do pai, e conseguiu um financiamento com a ajuda de Maruan (Pedro Lamin). Mas ela chegou a começar o curso? Ninguém sabe.

O assunto só voltou a ser mencionado recentemente, depois que Timbó achou o petróleo em casa. A família celebrou que, agora, Rosinha finalmente poderia estudar. Bom, talvez dê para descobrirmos se ela conseguiu na próxima vez que Candoca precisar de alguém para cuidar do filho.

Outra questão notável da personagem é o namoro dela com Tomás (Felipe Aquino). Havia toda a questão de Timbó ser contra o romance, o machismo do sertanejo em relação à filha, uma possível separação por causa da universidade... 

Eudoro Cidão (Érico Brás), o jornalista de Canta Pedra

O jornalista Eudoro Cidão em cena da novela

Eudoro Cidão (Érico Brás)

O dono da Gazeta de Canta Pedra é um jornalista nada ético, que pende para o lado de quem está no poder. Já escreveu textos favoráveis a Deodora (Debora Bloch), Jessilaine (Giovanna FIgueiredo) e Floro Borromeu (Leandro Daniel), por exemplo.

Tudo depende de qual será o valor pago para seu jornal, que enfrenta apuros desde que o vlog de Cira (Suzy Lopes) ganhou protagonismo. Até a biografia de Sabá Bodó ele já redigiu --embora ninguém saiba se o livro foi publicado.

É uma premissa interessante, mas o público não conhece a vida pessoal do jornalista. Seria legal saber se ele cede aos vilões por puro mau-caratismo, como Sabá Bodó, ou por enfrentar uma situação financeira dura. Não dá para saber. No fim, ele é só uma ferramenta usada pelos poderosos. E bate ponto na novela quando algum plano dos bandidos precisa disso.

Vanclei (Marcello Melo Jr.), um quase golpista

Vanclei em cena de Mar do Sertão

Vanclei (Marcello Melo Jr.)

O trambiqueiro bonitão já foi casado com Lorena e Xaviera e, aparentemente, está em Canta Pedra só por causa disso. Ninguém sabe do que ele vive e como ele paga a pousada de Quintilha (Ju Colombo), tão rigorosa com sua mensalidade. Aliás, ninguém faz ideia onde ele fica a maior parte do tempo, já que o personagem só aparece para tirar onda das ex-mulheres.

Sem nenhum escrúpulo, ele firmou um acordo com Tertulinho e poderia ser um ótimo parceiro de trambiques, mas foi deixado para trás em algum momento. Também atazanava Xaviera para que ela cedesse e embarcasse com ele num golpe contra José (Sergio Guizé), mas também desistiu disso. Flertou com Latifa (Quitéria Kelly), e o caso não avançou. Talvez o rapaz se desse melhor numa cidade com um cardápio mais vasto de possíveis vítimas para suas falcatruas.

Mirinho (Lucas Galvino), o filho de Timbó em Mar do Sertão

Mirinho prepara trambique em cena da novela

Mirinho (Lucas Galvino)

O filho de Timbó é uma versão mais maldosa do pai. Ele herdou a malandragem, a mania de tirar vantagem dos outros e as conversas fiadas, mas normalmente usa isso para o lado errado da força.

As atitudes questionáveis lhe custaram o desprezo de Timbó, embora pareça que Mirinho foi perdoado após a riqueza tomar conta da família.

Ele é um personagem interessante porque provoca o espectador a pensar até que ponto Timbó é uma boa pessoa. O rapaz também tem um quê de Xaviera --assim como ela, entrou na vida dos golpes por ter tido uma infância cheia de privações financeiras. E, por baixo de tanta ambição, parece ter o coração bom de Timbó. Afinal, não conseguiu matar Adamastor (Everaldo Pontes) ou José porque tinha pena na hora H.

Mas todas essas camadas pouco foram exploradas, já que Mirinho ficou um bom tempo desaparecido. Desde que foi contratado por Vespertino (Thardelly Lima), só dá as caras em festas cheias de mulheres. Aliás, ele deu em cima de Laura (Eli Ferreira) no começo da trama, mas isso também foi jogado para escanteio. Seria um romance interessante de se ver, assim como as questões internas dele.

Latifa (Quitéria Kelly) em cena de Mar do Sertão

Latifa em cena de Mar do Sertão

5. Latifa (Quitéria Kelly)

A mãe de Labibe (Theresa Fonseca) tem um campo amoroso bastante atribulado. Ela é negligenciada pelo marido, Zahym (Cesar Ferrario) --vide a cena em que o comerciante pensava no jantar enquanto a mulher dançava para ele--, mas não quis pedir o divórcio ou trai-lo. Por outro lado, nutriu um amor platônico por Maruan e ficou balançada por Vanclei.

São vários aspectos legais para uma personagem, mas Latifa pouco aparece na novela. Aliás, também não se sabe muito da personalidade dela. A libanesa parece competir com Deodora em alguns aspectos. Ambas pagam de madame e tentaram conquistar Tereza (Clarissa Pinheiro) quando o petróleo foi descoberto. A disputa entre as duas definitivamente geraria entretenimento.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela das seis.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Mar do Sertão e outras novelas.


Resumos Semanais

Mar do Sertão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 18/3

Sexta, 17/3 (Capítulo 179)
Capítulo não divulgado pela emissora. Sábado, 18/3
Reapresentação do último capítulo. Os capítulos de Mar do Sertão são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio Inscreva-se no canal do Notícias da TV ...Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.